Nova teoria explica os nossos sonhos mais estranhos

Um novo artigo sugere que sonhar nos ajuda a generalizar as nossas experiências para que nos possamos adaptar a novas circunstâncias. Portanto, a estranheza dos sonhos é o que os torna úteis.

Existem várias teorias que tentam explicar os sonhos. Aquela que parece reunir mais consenso é que os sonhos estão envolvidos ou são até mesmo causados pelo processamento e armazenamento de memória, sublinha o Big Think.

Um novo estudo publicado na revista Patterns propõe uma nova hipótese: sonhar é a tentativa do cérebro de generalizar as nossas experiências.

A teoria baseia-se em parte no processo de aprendizagem das redes neurais artificiais, que são algoritmos de computador que procuram encontrar padrões em grandes conjuntos de dados.

Estes sistemas geralmente recebem dados de treino semelhantes, mas não idênticos, aos dados que serão analisados posteriormente. A hipótese proposta pelo autor do estudo, Erik Hoel, defende que o nosso cérebro faz algo semelhante através dos sonhos.

Desta forma, a “qualidade alucinogénica dos sonhos” permite que o nosso cérebro introduza dados sensoriais “distorcidos ou corrompidos” para consideração.

“Os sonhos existem para impedir que se conforme demasiado com o modelo do mundo”, atirou Hoel, explicando que, ao apresentar interpretações bizarras do mundo, o cérebro impede-nos de ficar muito fixos nas especificidades de uma tarefa e torna-nos mais capazes de generalizar.

O autor sugere ainda que já existem evidências.

A confirmar-se a sua teoria, os efeitos da privação de sono sobre a capacidade de memorizar seriam diferentes dos seus efeitos sobre a capacidade de generalizar.

Hoel sugere que um teste bem elaborado para examinar se a privação do sono ou dos sonhos afeta a capacidade dos ratos de generalizar os medos poderia fornecer evidências empíricas para a sua hipótese. Rastrear mudanças sinápticas em resposta aos sonhos também pode ser um caminho possível, escreve o Big Think.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Bem se eles podem supor então também acho que posso, kk

    O nosso espirito se conecta ao nosso corpo diariámente quando estamos acordados, e quando o nosso corpo está descansando durante o sono, nosso espirito se desliga não totalmente do nosso corpo e está no seu plano invisivel ou seja no plano dos espiritos, dos sonhos, etc.

    Sonhos são uma conexção global entre todos seres vivos visíveis ou não, dos seus desejos, medos, pensamentos, dores, alegria, solidão, vivências, etc, de cada um deles e se interconetam para formar os vários quadros que compõe o sonho de cada ser vivo como uma espécie de filme, onde todos podem se conectar entre todos ou parcialmente ou somente com ele próprio, dependendo apenas de suas frequências, assim como sintonizamos as estações de rádios e de tv atravéz da frequência de ressonância própria .

    Tudo é energia elétrica em diferentes frequências, tudo tem seus elétrons, até uma pedra é formado de atomos

    Sonhos não acontece apenas para nós seres humanos e sim para toda forma de vida.

    E quando estamos acordados o nosso espirito recebe as informações do plano astral como se fosse uma antena de tv, de onde vem nossos pensamentos, lembranças, “ou seja carne não pensa e não sonha”, nosso cerebro apenas recebe as informações que estão fora do nosso corpo, por isso que é possivel ver através de equipamentos adquados a energia elétrica produzida em nosso cerebros em forma de clarões.

    • Adorei o seu comentário, querido Isaias.
      Julgo, pessoalmente, que os sonhos são reproduções de desejos íntimos de cada um e, muitas vezes, devolvem-nos, durante algum tempo, o rosto de quem já foi embora para a terra, por exemplo. No que toca à componente social e afetiva, penso que são um aviso, ou seja, devemos perceber a sua mensagem, atentamente. Tratando-se de imagens, que se poderão repetir nas horas do sono, tudo funcionará como uma predestinação. Quando não sabemos o que somos, temos os sonhos. 😉

    • Hoje sonhei que estava num cruzeiro onde serviam comida muito má… o arroz de marisco ainda tinha gambas congeladas! Em que plano astral isto se enquadra?

RESPONDER

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …