/

Nova teoria explica os nossos sonhos mais estranhos

7

Um novo artigo sugere que sonhar nos ajuda a generalizar as nossas experiências para que nos possamos adaptar a novas circunstâncias. Portanto, a estranheza dos sonhos é o que os torna úteis.

Existem várias teorias que tentam explicar os sonhos. Aquela que parece reunir mais consenso é que os sonhos estão envolvidos ou são até mesmo causados pelo processamento e armazenamento de memória, sublinha o Big Think.

Um novo estudo publicado na revista Patterns propõe uma nova hipótese: sonhar é a tentativa do cérebro de generalizar as nossas experiências.

A teoria baseia-se em parte no processo de aprendizagem das redes neurais artificiais, que são algoritmos de computador que procuram encontrar padrões em grandes conjuntos de dados.

Estes sistemas geralmente recebem dados de treino semelhantes, mas não idênticos, aos dados que serão analisados posteriormente. A hipótese proposta pelo autor do estudo, Erik Hoel, defende que o nosso cérebro faz algo semelhante através dos sonhos.

Desta forma, a “qualidade alucinogénica dos sonhos” permite que o nosso cérebro introduza dados sensoriais “distorcidos ou corrompidos” para consideração.

“Os sonhos existem para impedir que se conforme demasiado com o modelo do mundo”, atirou Hoel, explicando que, ao apresentar interpretações bizarras do mundo, o cérebro impede-nos de ficar muito fixos nas especificidades de uma tarefa e torna-nos mais capazes de generalizar.

O autor sugere ainda que já existem evidências.

A confirmar-se a sua teoria, os efeitos da privação de sono sobre a capacidade de memorizar seriam diferentes dos seus efeitos sobre a capacidade de generalizar.

Hoel sugere que um teste bem elaborado para examinar se a privação do sono ou dos sonhos afeta a capacidade dos ratos de generalizar os medos poderia fornecer evidências empíricas para a sua hipótese. Rastrear mudanças sinápticas em resposta aos sonhos também pode ser um caminho possível, escreve o Big Think.

Daniel Costa, ZAP //

7 Comments

  1. Bem se eles podem supor então também acho que posso, kk

    O nosso espirito se conecta ao nosso corpo diariámente quando estamos acordados, e quando o nosso corpo está descansando durante o sono, nosso espirito se desliga não totalmente do nosso corpo e está no seu plano invisivel ou seja no plano dos espiritos, dos sonhos, etc.

    Sonhos são uma conexção global entre todos seres vivos visíveis ou não, dos seus desejos, medos, pensamentos, dores, alegria, solidão, vivências, etc, de cada um deles e se interconetam para formar os vários quadros que compõe o sonho de cada ser vivo como uma espécie de filme, onde todos podem se conectar entre todos ou parcialmente ou somente com ele próprio, dependendo apenas de suas frequências, assim como sintonizamos as estações de rádios e de tv atravéz da frequência de ressonância própria .

    Tudo é energia elétrica em diferentes frequências, tudo tem seus elétrons, até uma pedra é formado de atomos

    Sonhos não acontece apenas para nós seres humanos e sim para toda forma de vida.

    E quando estamos acordados o nosso espirito recebe as informações do plano astral como se fosse uma antena de tv, de onde vem nossos pensamentos, lembranças, “ou seja carne não pensa e não sonha”, nosso cerebro apenas recebe as informações que estão fora do nosso corpo, por isso que é possivel ver através de equipamentos adquados a energia elétrica produzida em nosso cerebros em forma de clarões.

    • Adorei o seu comentário, querido Isaias.
      Julgo, pessoalmente, que os sonhos são reproduções de desejos íntimos de cada um e, muitas vezes, devolvem-nos, durante algum tempo, o rosto de quem já foi embora para a terra, por exemplo. No que toca à componente social e afetiva, penso que são um aviso, ou seja, devemos perceber a sua mensagem, atentamente. Tratando-se de imagens, que se poderão repetir nas horas do sono, tudo funcionará como uma predestinação. Quando não sabemos o que somos, temos os sonhos. 😉

    • Hoje sonhei que estava num cruzeiro onde serviam comida muito má… o arroz de marisco ainda tinha gambas congeladas! Em que plano astral isto se enquadra?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.