//

Nova onda de suicídios de funcionários na Orange

orange.com

-

Dez funcionários da empresa francesa de telecomunicações Orange cometeram suicídio desde o início do ano, quase tantos quanto os registados ao longo de todo o ano de 2013, revelou uma organização que controla condições laborais.

De acordo com o Observatório para o Stress e Mobilidade Forçada, a situação deve ser encarada como um “alerta sério”, uma vez que a maioria destes suicídios estavam “explicitamente relacionados com o trabalho”.

Orange é o novo nome da France Telecom, uma grande empresa de telecomunicações que foi atingida por uma onda de suicídios, que foi particularmente intensa entre 2008 e 2009, quando 35 trabalhadores puseram fim à vida.

Estes acontecimentos levaram à saída do então presidente da empresa, Didier Lombard, e levantaram dúvidas e discussões sobre gestão e stress no trabalho.

O grupo Orange, que emprega cerca de 100 mil pessoas, reconheceu esta segunda-feira que várias pessoas cometeram suicídio desde o início do ano e que cada um dos casos “envolve contextos diferentes”, mas devem obrigar a empresa a “permanecer vigilante”, de acordo com as declarações citadas pela agência noticiosa AFP.

O representante da empresa deverá encontrar-se com a comissão de trabalhadores na sexta-feira para discutir a questão, depois de os sindicatos terem lançado o alerta sobre a situação no grupo de telecomunicações.

“Em cerca de um ano a situação deteriorou-se”, declararam, sublinhando ainda as saídas de trabalhadores e o recrutamento inadequado, refere a AFP.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.