Nova Iorque vai reforçar segurança na semana do orgulho gay

Aidan Crawley / EPA

O 'sim' ao casamento gay na Irlanda deverá recolher 62,3% dos votos

As autoridades de Nova Iorque anunciaram hoje medidas especiais de segurança durante a semana do Orgulho Gay, que começa no próximo domingo e termina com uma marcha pela cidade a 26 de junho.

O anúncio foi feito pelo presidente da câmara da cidade, Bill de Blasio, em conferência de imprensa, que contou com a presença de vários responsáveis policiais e durante a qual foram apresentadas as medidas especiais de segurança adotadas na sequência do tiroteio de Orlando.

Pelo menos 50 pessoas morreram e 53 ficaram feridas quando um indivíduo, identificado como Omar Mateen, entrou numa discoteca gay de Orlando e começou a disparar indiscriminadamente, antes de ser abatido pela polícia.

De Blasio declarou que, apesar de a polícia ter sempre uma “forte presença” durante a semana do Orgulho Gay de Nova Iorque, este ano haverá um reforço de efetivos policiais, na sequência do ataque de Orlando.

A semana do Orgulho Gay de Nova Iorque vai começar no próximo domingo com uma série de acontecimentos culturais e políticos e, seguindo uma tradição começada em 1970, a 26 de junho realiza-se uma marcha pela cidade.

Em edições anteriores, milhares de pessoas participaram na marcha. O desfile percorre a Quinta Avenida, entre a rua 36 e bairro de Greenwich.

“Vamos trabalhar com a comunidade LGBT não só em Manhattan, mas também em outros distritos, para garantir um destacamento de efetivos para reforço da segurança das pessoas”, sublinhou De Blasio.

Este domingo, um homem com um arsenal de armas e explosivos foi detido pela polícia perto de Los Angeles, no mesmo dia em que ocorreu o atentado em Orlando.

As autoridades americanas informaram que o homem armado disse que pretendia “causar estragos” durante a marcha do orgulho gay nessa região.

Porém, a chefe da polícia de Santa Monica, Jacqueline Seabrooks, acrescentou não existir “qualquer ligação conhecida com os acontecimentos” na discoteca gay.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.