/

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo.

O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira que a região alcançou os 70% de adultos vacinados e que, em consequência do cumprimento do objetivo – que tem sido associado à imunidade de grupo contra a covid-19 -, iriam ser levantadas grande parte das restrições ainda existentes.

Para além da notícias que deu conta do relaxamento das medidas, o marco foi assinalado com fogo-de-artifício na cidade de Nova Iorque e por todo o estado.

“Hoje é um dia importante e os nova-iorquinos merecem-no, porque foi um longo, longo caminho”, escreveu Cuomo no Twitter.

“Em honra do levantamento de praticamente todas as restrições, e em gratidão pelos nossos trabalhadores essenciais, vamos ter fogo-de-artifício por todo o estado”, acrescentou o governador.

Antes, o governador tinha feito o anúncio oficial: “Hoje, o estado de Nova Iorque atingiu o objetivo de 70% dos adultos vacinados. Isto significa que podemos voltar à vida como a conhecemos. Com efeito imediato, as restrições estaduais são levantadas no âmbito comercial e social”, escreveu.

Desta forma, a maioria das medidas ficam agora sem efeito. Os teatros e cinemas voltam à lotação normal, os restaurantes, cafés e lojas deixam de estar sujeitos a limites na lotação e as empresas deixam de estar obrigadas a protocolos apertados de controlo de temperatura dos trabalhadores.

Contudo, continua a ser obrigatório usar máscara em lugares onde se acumulem grandes multidões, incluindo nas escolas, transportes públicos e hospitais, avança a CBS.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.