Nova Iorque baniu o termo “estrangeiro ilegal”. Multas podem chegar até 250.000 dólares

(CC0/PD) pxhere

A cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, atualizou as suas diretrizes legais sobre comportamentos discriminatórios relacionados com a origem ou estado de imigração de uma determinada pessoa.

De acordo com as novas normas, publicadas a semana passada, as autoridades definiram que o uso dos termos “estrangeiro ilegal” ou “ilegal”, quando utilizados com a intenção de “degradar, humilhar ou ofender”, equivalem a uma “discriminação ilegal”.

No contexto assinalado, o uso destes termos passa a ser proibido no local de trabalho da pessoa em causa, bem como em estabelecimentos públicos, como centros comerciais.

Os infratores podem ser sancionados com uma multa de até 250.000 dólares.

A Comissão de Direitos Humanos da cidade, responsável pela publicação das normas, refere que 3,2 milhões de residentes de Nova Iorque nasceram foram dos Estados Unidos, representando 37% da população da cidade.

“Estamos imensamente orgulhosos da diversidade da nossa cidade e das comunidades de imigrantes que chamam casa à cidade de Nova Iorque”, disse o Phil Thompson, autarca da cidade norte-americana em comunicado, citado pelo USA Today.

“Este novo guia sobre a aplicação da lei ajudará a garantir que nenhum nova-iorquino seja discriminado com base no seu estado de imigração ou origem nacional”, frisou.

As novas regras frisam também que discriminar alguém pelo seu sotaque ou pouco domínio da língua inglesa são também consideradas violações à lei.

A título de exemplo, o documento enumera que é ilegal um proprietário recusar fazer arranjos numa habitação de imigrantes, ameaçando chamar o Serviço de Imigração e Fronteiras caso reclamem, bem como assediar uma pessoa numa loja, exigindo-lhe que deixe de falar a sua língua e fale inglês.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …

Funcionários russos que recusem vacina arriscam licença sem vencimento

Os funcionários russos que recusem vacinar-se contra o novo coronavírus, em regiões onde a vacina seja obrigatória, arriscam-se a uma licença sem vencimento, anunciou o ministro do Trabalho da Rússia, Anton Kotiakov. "Se as autoridades de …

Vacina cubana com eficácia de 62% após segunda das três doses previstas

A vacina cubana contra a covid-19 atingiu uma eficácia de 62% após a injeção de duas das três doses previstas, um resultado que excede os 50% exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou o …