Nova espécie de dinossauro com “bico de pato” descoberta no Japão

(dr) Masato Hattori / Facebook

Ilustração do Yamatosaurus izanagii

Cientistas identificaram um novo género e espécie de hadrossauro (ou dinossauro com “bico de pato”) através de um fóssil descoberto, em 2004, numa pequena ilha do Japão.

De acordo com o site Science Alert, além de expandir a árvore genealógica dos dinossauros, esta nova espécie – Yamatosaurus izanagii – será útil para  tentar rastrear os padrões de migração dos hadrossauros.

A equipa por detrás do novo estudo, publicado a 27 de abril na revista científica Scientific Reports, sugere que os hadrossauros (também conhecidos como dinossauros “bico de pato”), poderiam ter migrado da Ásia até ao atual Alasca através da Ponte Terrestre de Bering e, então, ter-se espalhado por quase toda a América do Norte.



A nova espécie segue a descoberta de 2019, pela mesma equipa de investigadores, de outro Hadrosauridae chamado Kamuysaurus, encontrado na ilha japonesa de Hokkaido.

“Estes são os primeiros dinossauros descobertos no Japão desde o final do Cretáceo. Até agora, não fazíamos ideia de quais dinossauros tinham vivido no país no final da era dos dinossauros”, declarou o paleontólogo Yoshitsugu Kobayashi, do Museu da Universidade de Hokkaido.

Segundo os cientistas, parte da razão para a abundância e diversidade dos hadrossauros foi a sua capacidade de mastigar: tinham centenas de dentes bem compactados, que eram substituídos à medida que se desgastavam e caíam.

E, no caso do Y. izanagii, é a sua estrutura dentária que o torna único. O número e o desenvolvimento de dentes diferem bastante, sendo que provavelmente evoluiu para se alimentar de diferentes tipos de vegetação relativamente a outros hadrossauros.

Os investigadores também notaram um nível inesperado de desenvolvimento nos ombros e membros anteriores, marcando um passo evolutivo na espécie de um dinossauro bípede para um quadrúpede, o que poderá mudar a forma como a sua evolução é interpretada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné-Conacri, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola na Guiné", disse …