Trump rejeita nova acusação de abuso sexual contra Brett Kavanaugh

1

Michael Reynolds / EPA

O Presidente norte-americano considera que a nova acusação de abuso sexual contra o juiz do Supremo Tribunal dos Estados Unidos é “mentira”. Os democratas, por sua vez, pedem que Brett Kavanaugh seja destituído do cargo.

De acordo com a Deutsche Welle, a nova acusação de abuso sexual contra o juiz do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, Brett Kavanaugh, foi divulgada este fim-de-semana pelo New York Times, depois de uma investigação de dez meses.

No artigo publicado este sábado, Max Stier, um ex-colega da Universidade de Yale, disse que viu Kavanaugh numa festa no dormitório universitário na qual os amigos “empurraram o seu pénis contra a mão de uma outra aluna”.

Este novo testemunho corrobora a acusação feita por Deborah Ramirez, uma ex-colega do juiz na mesma universidade, ainda durante o processo de confirmação de Kavanaugh como juiz do Supremo no ano passado, em que afirmou que este mostrou-lhe as suas partes íntimas durante uma festa na universidade.

O artigo do jornal norte-americano informa que pelo menos sete pessoas, incluindo a mãe de Ramirez, tinham ouvido falar sobre este incidente muito antes de Kavanaugh se tornar juiz. Na altura, durante a audiência de confirmação no Senado, o juiz negou as acusações de Ramirez.

O New York Times avança ainda que Max Stier notificou senadores norte-americanos e o FBI sobre este incidente, mas que o caso não foi investigado.

Este domingo, o Presidente dos EUA, Donald Trump, rejeitou os pedidos de alguns democratas para se iniciar um processo de destituição de Kavanaugh. O chefe de Estado, que defendeu ferozmente o juiz durante o seu processo de confirmação, considerou esta nova acusação uma “mentira” e afirmou que o juiz “deveria começar a processar pessoas por difamação” ou então “ter a ajuda do Departamento de Justiça”.

Pelo menos três pré-candidatos democratas pediram a destituição depois da reportagem do New York Times. A senadora democrata Kamala Harris escreveu no Twitter que “Brett Kavanaugh mentiu ao Senado dos EUA e, mais importante, mentiu ao povo norte-americano”.

“Estas novas revelações são perturbadoras. Assim como o homem que o nomeou, Brett Kavanaugh deve ser destituído”, escreveu também na mesma rede social a senadora e pré-candidata à Presidência pelo Partido Democrata Elizabeth Warren.

“Está mais claro do que nunca que Brett Kavanaugh mentiu sob juramento. Deve ser destituído e o Congresso deveria rever a falha do Departamento de Justiça em investigar adequadamente o assunto”, disse, por fim, Julián Castro, ex-secretário de Habitação e também pré-candidato democrata.

Atualmente, o Senado é controlado pelos republicanos, tornando virtualmente impossível um processo de impeachment contra o juiz nomeado por Trump.

ZAP //

1 Comment

  1. É triste que façam o mesmo “erro” e se esqueçam de referir que a alegada vítima nesta terceira acusação não se recorda do alegado acontecimento alguma vez ter ocorrido. Parece algo bastante importante de referir que foi deixado convenientemente de fora. Duas alegações sem qualquer fundamento não se corroboram uma à outra.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.