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Jornal finlandês está a dar as “notícias feias” do mundo em sweaters de Natal

A “ugly sweater” é já uma moda na época festiva. Mas um jornal finlandês decidiu mudar um pouco as coisas: pegou nas notícias mais feias do ano para conceber as mais feias camisolas de Natal.

Helsingin Sanomat, um dos maiores jornais dos países nórdicos, lançou uma linha de camisolas de Natal, cujo design remonta aos mais feios tópicos noticiosos de 2018.

Embora os designs nas blusas de edição limitada sejam bastante berrantes, a parte mais feia é, principalmente, os assuntos apresentados. A série retrata tópicos de notícias como: as mudanças climáticas, plásticos nos oceanos, as guerras, o assédio sexual e a manipulação tecnológica.

Introduzido sob o slogan “A verdade pode ser feia, mas nunca sai de moda”, a coleção lembra as pessoas de que não há assunto que o jornalismo deva fechar os olhos.

“A verdade é a pedra angular do jornalismo, não importa quão feia seja. Não podemos esquivar-nos de temas difíceis de engolir” disse o editor-chefe do Helsingin Sanomat, Kaius Niemi, citado pelo Adweek. “É por isso que neste Natal estamos a vesti-la na manga, literalmente. É da nossa responsabilidade trazer estes assuntos à consciência pública e mantê-los lá enquanto permanecem sem solução”.

As camisolas vão acompanhar um conjunto de artigos publicados no Helsingin Sanomat que examinam cada assunto em detalhe. Além disso, serão enviadas a várias pessoas, que contribuíram para tentar resolver cada questão, incluindo Martti Ahtisaari, Prémio Nobel da Paz, Tarana Burke, fundadora do movimento #MeToo, Arnold Schwarzenegger e Leonardo DiCaprio, que se dedicam às mudanças climática.

Este ano, o jornal finlandês organizou uma campanha publicitária para celebrar a importância da imprensa livre durante o encontro entre Donald Trump, presidente norte-americano, e Vladimir Putin, presidente russo. Algumas das mensagens foram apontadas diretamente para os líderes, enquanto outras eram sobre a hostilidade dos dois líderes em relação aos jornalistas.

MC, ZAP // Fast Company / Adweek

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