Jornal finlandês está a dar as “notícias feias” do mundo em sweaters de Natal

A “ugly sweater” é já uma moda na época festiva. Mas um jornal finlandês decidiu mudar um pouco as coisas: pegou nas notícias mais feias do ano para conceber as mais feias camisolas de Natal.

Helsingin Sanomat, um dos maiores jornais dos países nórdicos, lançou uma linha de camisolas de Natal, cujo design remonta aos mais feios tópicos noticiosos de 2018.

Embora os designs nas blusas de edição limitada sejam bastante berrantes, a parte mais feia é, principalmente, os assuntos apresentados. A série retrata tópicos de notícias como: as mudanças climáticas, plásticos nos oceanos, as guerras, o assédio sexual e a manipulação tecnológica.

Introduzido sob o slogan “A verdade pode ser feia, mas nunca sai de moda”, a coleção lembra as pessoas de que não há assunto que o jornalismo deva fechar os olhos.

“A verdade é a pedra angular do jornalismo, não importa quão feia seja. Não podemos esquivar-nos de temas difíceis de engolir” disse o editor-chefe do Helsingin Sanomat, Kaius Niemi, citado pelo Adweek. “É por isso que neste Natal estamos a vesti-la na manga, literalmente. É da nossa responsabilidade trazer estes assuntos à consciência pública e mantê-los lá enquanto permanecem sem solução”.

As camisolas vão acompanhar um conjunto de artigos publicados no Helsingin Sanomat que examinam cada assunto em detalhe. Além disso, serão enviadas a várias pessoas, que contribuíram para tentar resolver cada questão, incluindo Martti Ahtisaari, Prémio Nobel da Paz, Tarana Burke, fundadora do movimento #MeToo, Arnold Schwarzenegger e Leonardo DiCaprio, que se dedicam às mudanças climática.

Este ano, o jornal finlandês organizou uma campanha publicitária para celebrar a importância da imprensa livre durante o encontro entre Donald Trump, presidente norte-americano, e Vladimir Putin, presidente russo. Algumas das mensagens foram apontadas diretamente para os líderes, enquanto outras eram sobre a hostilidade dos dois líderes em relação aos jornalistas.

MC, ZAP // Fast Company / Adweek

PARTILHAR

RESPONDER

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …