Divulgar notícias que “desrespeitem” o Governo russo vai dar cadeia

Kremlin / POOL / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, tomou posse para um quarto mandato

A nova lei de Moscovo criminaliza a divulgação das chamadas “fake news” e de notícias que “desrespeitem” o Governo russo. Muitos críticos olham para esta medida de Putin como uma forma de censura disfarçada.

O presidente russo Vladimir Putin assinou, esta segunda-feira, uma lei que permite a condenação de material informativo que seja insultuoso para o Governo russo. A divulgação deste tipo de conteúdo pode levar a uma multa de 20 mil euros e, caso a infração seja reincidente, pode levar até 15 dias de prisão.

A multa será calculada de acordo com o cargo do cidadão em questão. Quanto maior a responsabilidade do cargo, maior será a multa atribuída. Este método já é aplicado noutros tipo de leis russas.

De acordo com a americana NPR, as leis visarão informação online que represente um “claro desrespeito à sociedade, ao governo, aos símbolos do Estado, à constituição e às instituições governamentais”.

As críticas à nova lei não tardaram em aparecer, alegando que isto se trata de uma limitação da liberdade de expressão do povo russo. Dmitry Peskov, um porta-voz do Kremlin, já veio responder às críticas, dizendo que “dificilmente se pode concordar com a opinião de que isto é algum tipo de censura”.

“Esta esfera de notícias falsa e de insultos está sob estrita regulamentação em muitos países do mundo, mesmo em estados europeus. Sem dúvida, que isto tem que ser feito no nosso país”, acrescentou Peskov.

Em declarações à NPR, Matthew Rojansky, diretor do Wilson Center’s Kennan Institute, esta nova lei é “politicamente significativa”, porque a internet até ao momento “permaneceu um espaço relativamente livre para a expressão política, incluindo a oposição ao regime”.

De acordo com o Moscow Times, as leis mais duras de internet introduzidas nos últimos cinco anos “obrigam a que os motores de busca removam alguns resultados da pesquisa, a que serviços de mensagens partilhem chaves de encriptação com os serviços de segurança e a que redes sociais armazenem dados pessoais dos seus utilizadores em servidores nacionais”.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se forem para a cadeia menos mal; actualmente, alguns dos que ousam apontar o dedo ao Kremlin/Putin aparecem misteriosamente MORTOS!…

RESPONDER

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …

Companhias aéreas e aeroportos arriscam multas até 2 mil euros por cada passageiro sem teste negativo

O Governo clarificou esta terça-feira as regras sobre tráfego aéreo e gestão de aeroportos no quadro da pandemia de covid-19 e estabeleceu o regime sancionatório do incumprimento dessas regras. "Clarificam-se regras referentes ao tráfego aéreo e …

GES já estava falido cinco anos antes de colapsar. Salgado acusado de 65 crimes

O Ministério Público acusa o ex-banqueiro Ricardo Salgado de 65 crimes no âmbito do caso BES. O Grupo Espírito Santo já estava falido cinco anos antes de colapsar. O Ministério Público proferiu, esta terça-feira, o despacho …