Nota artística: o telemóvel do Rúben bloqueia a baliza do São Garrido

No primeiro dia de mais uma jornada do principal campeonato português de futebol, que em breve vai deixar de estar ligado a todos nós para passar a ter o nome só de quem ganha, houve encontro entre leões. O regresso do Sporting Clube de Portugal ao Estádio São Luís, a casa do Sporting Clube Farense. Tanto leão em Faro.

O Sporting Clube de Portugal está lá em cima, na frente do campeonato; o Sporting Clube Farense está lá em baixo, no penúltimo lugar do campeonato. Mas, senhores de Lisboa, cuidado com os senhores de Faro: é que naquele Sporting do Algarve está um campeão europeu.

– Campeão europeu? Deves estar embriagado.
– Sim, campeão europeu.
– Quem?
– O Jorge Costa. Então não foi campeão europeu quando jogava?
– Ei, isso já foi em 2004, há mais de 15 anos…
– Está bem. Mas foi campeão europeu.
– Foi, mas o circo na altura era outro.
– Circo?
– Ele agora está noutro circo.
– Qual circo?
– Na semana passada, na Madeira, não foi ele que disse para não contarem com ele para palhaçadas?

O outro treinador, que não falou em palhaçadas mas que foi castigado, está numa das bancadas do estádio do santo. Constantemente a mexer no telemóvel, quer na primeira parte, quer no intervalo. Depois do jogo, Ruben Amorim disse aos jornalistas que estava sempre com os dedos no telemóvel porque estava a resolver assuntos pessoais. Não sei se eram assuntos pessoais ou assuntos sociais.

Em relação aos jogadores, o Sporting de Faro apresentou no onze inicial dois ex-jogadores do Sporting de Lisboa. Estás a ver quem são? Esses, Beto e Ryan Gauld. Mas não te lembras de terem jogado pela equipa principal de Alvalade? Jogaram, jogaram. Imensas vezes.

O guarda-redes português, que cresceu no Sporting e que esteve ligado ao clube durante mais de uma década, apareceu na baliza quase uma dezena de vezes, em 2016/17; sobretudo quando o Rui Patrício não esteve disponível. O médio escocês jogou em cinco partidas, na época 2014/15; mas marcou dois golos! Num jogo da Taça da Liga, que acabou com derrota no Restelo.

Quem também já esteve no Sporting Clube de Portugal e agora volta a estar é João Mário, que teve duas grandes oportunidades para inaugurar o marcador. Numa primeira parte em que os espaços junto às balizas não abundaram, os visitantes foram mais perigosos e Coates obrigou Beto a uma grande defesa. Que defesa! Até mereceu uma recompensa, segundos depois: golo do Sporting. Pedro Gonçalves, outra vez. Um jovenzinho, que poucos conheciam até há um ano e tal, cujo máximo anterior tinha sido brilhar no grande Famalicão da temporada passada, e que agora é o melhor marcador da Liga. Já são 17 golos.

Quem deve ter sentido um relâmpago na cabeça foi Beto. Tinha acabado de brilhar e depois sofre golo. Enquanto os adversários festejavam, o internacional português comentou com um dos treinadores-adjuntos do Farense que assim fica difícil: passividade dos colegas, César abordou mal o lance, pernas abertas de dois defesas que tentaram evitar o remate de Pedro Gonçalves, e depois a bola acabou por passar entre as pernas do próprio Beto. É tudo uma questão de pernas.

Pegando no título deste espaço, a nota artística neste duelo ia pertencendo a Daniel Bragança. Muita classe e muita estabilidade do jovem do Sporting, que não falhou qualquer passe até ao intervalo.

Depois do descanso, o aviso ao segundo minuto de Eduardo Mancha foi uma amostra das diferenças que se iriam notar na segunda parte: Mancha, Pedro Henrique, Brian Mansilla…todos estiveram perto de marcar mas todos encontraram pela frente um grande Antonio Adán Garrido. Em Alvalade, antes havia o São Patrício, agora substituído pelo São Garrido. Existe?

Bom, e assim se aguentou a vitória. Com o Adán a bloquear a sua baliza e com o auxílio do seu treinador, que andou a bloquear umas coisas lá no telemóvel.

Foi o regresso aos triunfos por parte do líder do campeonato. Que marcou apenas um golo em cada um dos seus últimos cinco compromissos; mas vai chegando.

Com esta vitória em Faro, chegou às 27 jornadas sem derrotas. Um recorde! Nunca o Sporting Clube de Portugal tinha chegado à 27.ª jornada de um campeonato sem perder qualquer jogo. O registo máximo anterior pertencia à equipa campeã em 2001/02, que era liderada pelo László Bölöni. Aquele que estava sempre contente.

Sem euforia mas com alegria: os adeptos do Sporting voltam a sorrir, após duas semanas tremidas. Devem estar contentes.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …