Norte concentra mais de metade dos internados com Covid-19 em cuidados intensivos

Alejandro Garcia / EPA

Dados do Ministério da Saúde mostraram que, dos 218 doentes internados em cuidados intensivos até ao final do dia 13, 58,8% estavam no Norte. Lisboa e Vale do Tejo era a segunda região com mais casos internados em cuidados intensivos (31%), seguida do Centro (5,8%), do Algarve (3,5%) e do Alentejo (0,9%), noticiou o Público, jornal ao qual os dados foram enviados.

De acordo com o artigo, publicado esta quinta-feira, o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) daquele dia indicava que, além das 218 pessoas internadas em cuidados intensivos, havia outros 1227 doentes internados nos hospitais, com a maior percentagem também em hospitais do Norte do país: 67,3%.

O presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, disse que os casos de internamento “não parecem estar muito elevados” e “refletem a distribuição de casos positivos no país”, acrescentando que “a distribuição do material está a ser feita em função da procura”.

Relativamente aos casos positivos no país, afirmou que “não houve um aumento exponencial e isso é positivo, mas ainda não estamos claramente a descer”. “Há uma estabilização”, notou, sublinhando, contudo, o impacto que a Páscoa poderá ter tido. “Pode ter havido menos notificação de casos e maior mobilidade”.

Ao Público, o Ministério da Saúde explicou que, para o material que chegou ao país, a “identificação das necessidades pelas entidades e a capacidade de expansão das camas em cuidados intensivos são os critérios que estão na base da distribuição”. Sobre os testes nas regiões autónomas, referiu que foi decidida uma remessa com maiores quantidades.

Contudo, em declarações ao Público, o presidente da Seção Regional Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, disse que “é irrisório o que tem sido distribuído no Centro. Não estou a dizer que os ventiladores são insuficientes, o que digo é que estão a chegar menos do que deviam e do que as necessidades”, apontando ainda para os poucos testes que têm chegado à região e  falta de reagentes.

Ennio Leanza / EPA

Notando as “desigualdades de resposta que existem entre concelhos”, referiu que “há uma grande falta de coordenação do Ministério da Saúde que devia ter respostas de forma a atenuar estas desigualdades no país”.

Já o bastonário dos Médicos, Miguel Guimarães, também admitiu que “a região Centro pudesse ter mais alguns ventiladores”, embora a distribuição esteja de acordo com a realidade do país, segundo sublinhou, destacando os movimentos solidários criados para a aquisição de material.

Quanto às mascaras, defendeu que “devem existir encomendas fortes”, porque estas “protegem-nos. Podem parecer muitas máscaras, mas devidamente usadas dez milhões de máscaras cirúrgicas dão para cerca de 15 dias”, frisou.

O Público avançou ainda as declarações da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, que afirmou que “os equipamentos têm de chegar todas as semanas”, considerando que continua a “haver racionamento de material” e que nem todos os profissionais estão a ser testados.

“Não estou preocupada com o número de aparelhos [ventiladores], mas com o número de profissionais para mexer neles”, disse ainda, explicando que essa é a uma área que exige formação específica.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …