Norte concentra mais de metade dos internados com Covid-19 em cuidados intensivos

Alejandro Garcia / EPA

Dados do Ministério da Saúde mostraram que, dos 218 doentes internados em cuidados intensivos até ao final do dia 13, 58,8% estavam no Norte. Lisboa e Vale do Tejo era a segunda região com mais casos internados em cuidados intensivos (31%), seguida do Centro (5,8%), do Algarve (3,5%) e do Alentejo (0,9%), noticiou o Público, jornal ao qual os dados foram enviados.

De acordo com o artigo, publicado esta quinta-feira, o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) daquele dia indicava que, além das 218 pessoas internadas em cuidados intensivos, havia outros 1227 doentes internados nos hospitais, com a maior percentagem também em hospitais do Norte do país: 67,3%.

O presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, disse que os casos de internamento “não parecem estar muito elevados” e “refletem a distribuição de casos positivos no país”, acrescentando que “a distribuição do material está a ser feita em função da procura”.

Relativamente aos casos positivos no país, afirmou que “não houve um aumento exponencial e isso é positivo, mas ainda não estamos claramente a descer”. “Há uma estabilização”, notou, sublinhando, contudo, o impacto que a Páscoa poderá ter tido. “Pode ter havido menos notificação de casos e maior mobilidade”.

Ao Público, o Ministério da Saúde explicou que, para o material que chegou ao país, a “identificação das necessidades pelas entidades e a capacidade de expansão das camas em cuidados intensivos são os critérios que estão na base da distribuição”. Sobre os testes nas regiões autónomas, referiu que foi decidida uma remessa com maiores quantidades.

Contudo, em declarações ao Público, o presidente da Seção Regional Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, disse que “é irrisório o que tem sido distribuído no Centro. Não estou a dizer que os ventiladores são insuficientes, o que digo é que estão a chegar menos do que deviam e do que as necessidades”, apontando ainda para os poucos testes que têm chegado à região e  falta de reagentes.

Ennio Leanza / EPA

Notando as “desigualdades de resposta que existem entre concelhos”, referiu que “há uma grande falta de coordenação do Ministério da Saúde que devia ter respostas de forma a atenuar estas desigualdades no país”.

Já o bastonário dos Médicos, Miguel Guimarães, também admitiu que “a região Centro pudesse ter mais alguns ventiladores”, embora a distribuição esteja de acordo com a realidade do país, segundo sublinhou, destacando os movimentos solidários criados para a aquisição de material.

Quanto às mascaras, defendeu que “devem existir encomendas fortes”, porque estas “protegem-nos. Podem parecer muitas máscaras, mas devidamente usadas dez milhões de máscaras cirúrgicas dão para cerca de 15 dias”, frisou.

O Público avançou ainda as declarações da bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, que afirmou que “os equipamentos têm de chegar todas as semanas”, considerando que continua a “haver racionamento de material” e que nem todos os profissionais estão a ser testados.

“Não estou preocupada com o número de aparelhos [ventiladores], mas com o número de profissionais para mexer neles”, disse ainda, explicando que essa é a uma área que exige formação específica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …