/

Turistas norte-americanos vacinados podem viajar para países da UE no verão

1

Stephanie Lecocq / AFP

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Os turistas norte-americanos que foram totalmente vacinados contra a covid-19 poderão visitar a União Europeia (UE) durante o verão.

Os turistas norte-americanos vacinados contra a covid-19 poderão viajar no verão para países da União Europeia (UE). A garantia foi dada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, numa entrevista ao The New York Times.

“Os norte-americanos, tanto quanto sei, usam vacinas que estão aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento. Isso irá permitir-lhes viajarem e moverem-se com liberdade”, afirmou.

A presidente da Comissão Europeia acrescentou que “uma coisa é clara: os 27 Estados-membros aceitarão, incondicionalmente, todos aqueles que estiverem vacinados com vacinas aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento”.

A Agência Europeia do Medicamento aprovou as vacinas desenvolvidas pelas farmacêuticas Moderna, Pfizer e BioNTech e Johnson & Johnson, as três que estão a ser administradas nos Estados Unidos da América.

No entanto, segundo o jornal norte-americano, a presidente da Comissão Europeia não deu uma data exata ou mais detalhes sobre a reabertura da Europa aos turistas norte-americanos totalmente vacinados, e destacou que a última palavra será sempre de cada um dos 27 Estados-membros.

Ainda assim, destacou que os Estados Unidos estão “no caminho certo” e a fazer um “grande progresso” com a sua campanha para alcançar a chamada imunidade de grupo em meados de junho.

A retoma das viagens depende “da situação epidemiológica, mas a situação está a melhorar nos Estados Unidos, assim como na União Europeia”.

O Parlamento Europeu pretende aprovar em junho a versão final do certificado de vacinação, para ajudar a impulsionar a campanha de turismo estival.

Em 17 de março, a Comissão Europeia apresentou o certificado digital com a intenção de que esteja pronto antes do verão, para poder reativar as viagens nessa altura, um objetivo partilhado pelo setor da aviação, que pede agilidade aos Estados-membros na sua aprovação e implementação.

O executivo comunitário assegurou pretender ver reconhecidas apenas as vacinas autorizadas pela Agência Europeia do Medicamento, embora tenha sublinhado que dará permissão aos governos para aceitarem outros fármacos, como a russa Sputnik V ou a chinesa Sinopharm.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. COVID-19 / TURISTAS – A Europa está sob as ordens da Presidenta da Comissão Europeia, DD.Ursula Von Der Leyn. A Digníssima dita as regras e o comportamento na Comunidade dos Países Europeus, e pelo “andar da carruagem” irá fazer concorrência ao Czar Vladimir, o Putin, em arrogância e tirania. Também pudera, ela é a Presidenta da Comissão Europeia ! HEIL LEYN !!!! Que viva o (a) LGTB !!! Todo cuidado com a Hungria é pouco, pois a corda pode arrebentar quando é esticada em demasia.. É o que pensa [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.