Norte-americano foi parar ao hospital depois de misturar um peixe-balão e cocaína

Uma combinação de cocaína e o fígado de peixe-balão tóxico fez com que um homem da Florida, estado norte-americano, fosse parar às urgências de um hospital.

O fígado de peixe-balão é considerado uma iguaria no Japão. Mas comê-lo é arriscado, já que o fígado do peixe contém uma alta concentração de um veneno mortal conhecido como tetrodotoxina (TTX), que causa paralisia se ingerido.

“O peixe-balão é algo que não se quer comer”, disse Zane Horowitz, diretor médico do Oregon Poison Center da Oregon Health Science University, que não estava envolvido no caso deste homem. “Há chefs no Japão que passam anos de treino sobre como preparar adequadamente isso para que não matem os seus clientes.”

O TTX é 1.200 vezes mais tóxico que cianeto. Muito menos do que uma colher de chá pode matar uma pessoa. Uma vez ingerido, o TTX bloqueia os canais de sódio dependentes de voltagem em certas células nervosas. Quando as células nervosas estão bloqueadas, os músculos não se conseguem contrair.

Os sintomas de envenenamento por TTX variam de sensações de formigueiro, dormência, tontura e náusea, fraqueza muscular, dificuldade em respirar, paralisia e morte. Como não há antídoto para a TTX, os médicos geralmente colocam os pacientes em ventiladores para os ajudar a respirar até que o corpo expulse o veneno.

O caso do homem de 43 anos era mais complexo do que um típico comedor de peixe-balão. Nos últimos dias, o norte-americano ingerira cocaína e comia alimentos enlatados, o que fez com que os médicos se perguntassem se o botulismo alimentar também estava em jogo.

O homem tinha pressão alta (possivelmente pelo uso de cocaína) e doença renal crónica. Quando chegou às urgências, o homem não estava em boa forma – estava a vomitar, tinha fraqueza e dificuldade em falar e disse que tinha dor de estômago, dor no peito e pernas dormentes.

A avó do homem, que também comeu o peixe-balão, foi para o hospital. Mas como a sua porção era menor, apresentava menos sintomas: tontura e fraqueza nas pernas.

Profissionais de saúde deram medicação ao homem para baixar a pressão alta e intubaram-no para que conseguisse respirar se o TTX paralisasse os seus músculos respiratórios. Caso tivesse botulismo, também lhe deram antitoxina botulínica.

No entanto, a recuperação não foi direta. Enquanto na unidade de terapia intensiva, o paciente desenvolveu pneumonia e os seus problemas renais aumentaram, exigindo que fizesse diálise. “Eventualmente, a insuficiência respiratória do paciente resolveu-se, no entanto, a função renal não se recuperou e o paciente permanece dependente de diálise”, escreveram os médicos no relatório do caso. “A avó do paciente passou por um curso clínico muito mais benigno e não precisou de tratamento na UTI”.

A mensagem é clara: “Não coma peixe-balão!“, disse Bill Atchison, professor de farmacologia e toxicologia da Michigan State University, que não esteve envolvido no tratamento dos pacientes, disse à Live Science.

Horowitz disse que tinha algumas perguntas sobre a situação do paciente. Por exemplo, o relato do caso não diz como o homem adquiriu o peixe, embora “haja meios de obtê-lo, como mercados clandestinos e pesca” na Florida.

Se o homem ainda tivesse o peixe, o departamento de saúde do estado poderia tê-lo testado para o TTX. Os médicos também poderiam ter testado o homem quanto à presença de TTX, apenas para garantir o diagnóstico. Um diagnóstico definitivo é importante porque o homem poderia ter tido outra condição responsável por alguns dos sintomas.

Não é claro por que os médicos suspeitavam de botulismo, já que os sintomas do homem não combinavam com os da toxina do botulismo. Embora esta toxina também possa causar paralisia, pessoas com intoxicação por botulismo apresentam sintomas como dificuldade para engolir, dificuldade para respirar e pálpebras caídas. O relatório do caso menciona que o homem comeu “comida enlatada”, que pode conter a toxina, mas não especifica se a comida foi enlatada por um profissional ou um amador.

A diálise renal do homem não terá sido causada pela TTX ou por botulismo. Em vez disso, o culpado provavelmente terá sido a cocaína, que pode causar pressão sanguínea. “[A cocaína não é] diretamente tóxica para os rins, por si só”, disse Horowitz. Mas “se usa cocaína o tempo todo ou faz isso uma vez e tem uma pressão muito alta, vai ter um efeito muito sério nos rins”.

O estudo foi publicado online em 7 de junho na revista BMJ Case Reports.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Bunny Wailer, derradeiro ícone do reggae

O cantor e percussionista jamaicano Bunny Wailer, uma lenda do reggae, morreu esta terça-feira, aos 73 anos, no Andrew’s Memorial Hospital de Kingston, o que marca o fim de uma época para este movimento musical. A …

Exilados sauditas sentem-se em perigo após dissidente desaparecer no Canadá

Exilados sauditas no Canadá temem que o dissidente que está de volta ao país de origem tenha sido forçado a revelar informações sobre a comunidade exilada. De acordo com o jornal Público, os exilados sauditas no …

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …