Norte-americano foi parar ao hospital depois de misturar um peixe-balão e cocaína

Uma combinação de cocaína e o fígado de peixe-balão tóxico fez com que um homem da Florida, estado norte-americano, fosse parar às urgências de um hospital.

O fígado de peixe-balão é considerado uma iguaria no Japão. Mas comê-lo é arriscado, já que o fígado do peixe contém uma alta concentração de um veneno mortal conhecido como tetrodotoxina (TTX), que causa paralisia se ingerido.

“O peixe-balão é algo que não se quer comer”, disse Zane Horowitz, diretor médico do Oregon Poison Center da Oregon Health Science University, que não estava envolvido no caso deste homem. “Há chefs no Japão que passam anos de treino sobre como preparar adequadamente isso para que não matem os seus clientes.”

O TTX é 1.200 vezes mais tóxico que cianeto. Muito menos do que uma colher de chá pode matar uma pessoa. Uma vez ingerido, o TTX bloqueia os canais de sódio dependentes de voltagem em certas células nervosas. Quando as células nervosas estão bloqueadas, os músculos não se conseguem contrair.

Os sintomas de envenenamento por TTX variam de sensações de formigueiro, dormência, tontura e náusea, fraqueza muscular, dificuldade em respirar, paralisia e morte. Como não há antídoto para a TTX, os médicos geralmente colocam os pacientes em ventiladores para os ajudar a respirar até que o corpo expulse o veneno.

O caso do homem de 43 anos era mais complexo do que um típico comedor de peixe-balão. Nos últimos dias, o norte-americano ingerira cocaína e comia alimentos enlatados, o que fez com que os médicos se perguntassem se o botulismo alimentar também estava em jogo.

O homem tinha pressão alta (possivelmente pelo uso de cocaína) e doença renal crónica. Quando chegou às urgências, o homem não estava em boa forma – estava a vomitar, tinha fraqueza e dificuldade em falar e disse que tinha dor de estômago, dor no peito e pernas dormentes.

A avó do homem, que também comeu o peixe-balão, foi para o hospital. Mas como a sua porção era menor, apresentava menos sintomas: tontura e fraqueza nas pernas.

Profissionais de saúde deram medicação ao homem para baixar a pressão alta e intubaram-no para que conseguisse respirar se o TTX paralisasse os seus músculos respiratórios. Caso tivesse botulismo, também lhe deram antitoxina botulínica.

No entanto, a recuperação não foi direta. Enquanto na unidade de terapia intensiva, o paciente desenvolveu pneumonia e os seus problemas renais aumentaram, exigindo que fizesse diálise. “Eventualmente, a insuficiência respiratória do paciente resolveu-se, no entanto, a função renal não se recuperou e o paciente permanece dependente de diálise”, escreveram os médicos no relatório do caso. “A avó do paciente passou por um curso clínico muito mais benigno e não precisou de tratamento na UTI”.

A mensagem é clara: “Não coma peixe-balão!“, disse Bill Atchison, professor de farmacologia e toxicologia da Michigan State University, que não esteve envolvido no tratamento dos pacientes, disse à Live Science.

Horowitz disse que tinha algumas perguntas sobre a situação do paciente. Por exemplo, o relato do caso não diz como o homem adquiriu o peixe, embora “haja meios de obtê-lo, como mercados clandestinos e pesca” na Florida.

Se o homem ainda tivesse o peixe, o departamento de saúde do estado poderia tê-lo testado para o TTX. Os médicos também poderiam ter testado o homem quanto à presença de TTX, apenas para garantir o diagnóstico. Um diagnóstico definitivo é importante porque o homem poderia ter tido outra condição responsável por alguns dos sintomas.

Não é claro por que os médicos suspeitavam de botulismo, já que os sintomas do homem não combinavam com os da toxina do botulismo. Embora esta toxina também possa causar paralisia, pessoas com intoxicação por botulismo apresentam sintomas como dificuldade para engolir, dificuldade para respirar e pálpebras caídas. O relatório do caso menciona que o homem comeu “comida enlatada”, que pode conter a toxina, mas não especifica se a comida foi enlatada por um profissional ou um amador.

A diálise renal do homem não terá sido causada pela TTX ou por botulismo. Em vez disso, o culpado provavelmente terá sido a cocaína, que pode causar pressão sanguínea. “[A cocaína não é] diretamente tóxica para os rins, por si só”, disse Horowitz. Mas “se usa cocaína o tempo todo ou faz isso uma vez e tem uma pressão muito alta, vai ter um efeito muito sério nos rins”.

O estudo foi publicado online em 7 de junho na revista BMJ Case Reports.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto é "passado". Otamendi promete "defender Benfica até à morte"

O internacional argentino prometeu, esta terça-feira, durante a sua apresentação como novo reforço dos encarnados, "defender a camisola do Benfica até à morte". Nicolás Otamendi é o novo reforço das águias e foi apresentado, na noite …

Manso Neto tenta evitar que 3 mil emails seus entrem no processo que envolve Manuel Pinho

A defesa de João Manso Neto quer impedir o Ministério Público (MP) de usar 3.277 emails seus como prova no processo no qual é arguido, juntamente com António Mexia, por suspeitas de corrupção que envolvem …

Bruno Tabata assina contrato de cinco anos com o Sporting

O extremo brasileiro, que alinhava no Portimonense, assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting não refere, no comunicado, o valor da transferência …

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …