Norte-americano foi parar ao hospital depois de misturar um peixe-balão e cocaína

Uma combinação de cocaína e o fígado de peixe-balão tóxico fez com que um homem da Florida, estado norte-americano, fosse parar às urgências de um hospital.

O fígado de peixe-balão é considerado uma iguaria no Japão. Mas comê-lo é arriscado, já que o fígado do peixe contém uma alta concentração de um veneno mortal conhecido como tetrodotoxina (TTX), que causa paralisia se ingerido.

“O peixe-balão é algo que não se quer comer”, disse Zane Horowitz, diretor médico do Oregon Poison Center da Oregon Health Science University, que não estava envolvido no caso deste homem. “Há chefs no Japão que passam anos de treino sobre como preparar adequadamente isso para que não matem os seus clientes.”

O TTX é 1.200 vezes mais tóxico que cianeto. Muito menos do que uma colher de chá pode matar uma pessoa. Uma vez ingerido, o TTX bloqueia os canais de sódio dependentes de voltagem em certas células nervosas. Quando as células nervosas estão bloqueadas, os músculos não se conseguem contrair.

Os sintomas de envenenamento por TTX variam de sensações de formigueiro, dormência, tontura e náusea, fraqueza muscular, dificuldade em respirar, paralisia e morte. Como não há antídoto para a TTX, os médicos geralmente colocam os pacientes em ventiladores para os ajudar a respirar até que o corpo expulse o veneno.

O caso do homem de 43 anos era mais complexo do que um típico comedor de peixe-balão. Nos últimos dias, o norte-americano ingerira cocaína e comia alimentos enlatados, o que fez com que os médicos se perguntassem se o botulismo alimentar também estava em jogo.

O homem tinha pressão alta (possivelmente pelo uso de cocaína) e doença renal crónica. Quando chegou às urgências, o homem não estava em boa forma – estava a vomitar, tinha fraqueza e dificuldade em falar e disse que tinha dor de estômago, dor no peito e pernas dormentes.

A avó do homem, que também comeu o peixe-balão, foi para o hospital. Mas como a sua porção era menor, apresentava menos sintomas: tontura e fraqueza nas pernas.

Profissionais de saúde deram medicação ao homem para baixar a pressão alta e intubaram-no para que conseguisse respirar se o TTX paralisasse os seus músculos respiratórios. Caso tivesse botulismo, também lhe deram antitoxina botulínica.

No entanto, a recuperação não foi direta. Enquanto na unidade de terapia intensiva, o paciente desenvolveu pneumonia e os seus problemas renais aumentaram, exigindo que fizesse diálise. “Eventualmente, a insuficiência respiratória do paciente resolveu-se, no entanto, a função renal não se recuperou e o paciente permanece dependente de diálise”, escreveram os médicos no relatório do caso. “A avó do paciente passou por um curso clínico muito mais benigno e não precisou de tratamento na UTI”.

A mensagem é clara: “Não coma peixe-balão!“, disse Bill Atchison, professor de farmacologia e toxicologia da Michigan State University, que não esteve envolvido no tratamento dos pacientes, disse à Live Science.

Horowitz disse que tinha algumas perguntas sobre a situação do paciente. Por exemplo, o relato do caso não diz como o homem adquiriu o peixe, embora “haja meios de obtê-lo, como mercados clandestinos e pesca” na Florida.

Se o homem ainda tivesse o peixe, o departamento de saúde do estado poderia tê-lo testado para o TTX. Os médicos também poderiam ter testado o homem quanto à presença de TTX, apenas para garantir o diagnóstico. Um diagnóstico definitivo é importante porque o homem poderia ter tido outra condição responsável por alguns dos sintomas.

Não é claro por que os médicos suspeitavam de botulismo, já que os sintomas do homem não combinavam com os da toxina do botulismo. Embora esta toxina também possa causar paralisia, pessoas com intoxicação por botulismo apresentam sintomas como dificuldade para engolir, dificuldade para respirar e pálpebras caídas. O relatório do caso menciona que o homem comeu “comida enlatada”, que pode conter a toxina, mas não especifica se a comida foi enlatada por um profissional ou um amador.

A diálise renal do homem não terá sido causada pela TTX ou por botulismo. Em vez disso, o culpado provavelmente terá sido a cocaína, que pode causar pressão sanguínea. “[A cocaína não é] diretamente tóxica para os rins, por si só”, disse Horowitz. Mas “se usa cocaína o tempo todo ou faz isso uma vez e tem uma pressão muito alta, vai ter um efeito muito sério nos rins”.

O estudo foi publicado online em 7 de junho na revista BMJ Case Reports.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …