Norte-americana acusada de reter 33 migrantes na cave em trabalho forçado

Kendall County Sheriff's Office

Uma norte-americana, residente na cidade de Cicero, em Illinois, foi detida e acusada por trabalho forçado depois de as autoridades locais terem descoberto 33 imigrantes da Guatemala na cave de sua casa.

Na passada terça-feira, agentes federais levaram a cabo uma operação na residência de Concepción Malinek, depois de terem recebido denúncias que davam conta da presença de cidadão guatemaltecos presos na casa da mulher, noticia o Chicago Sun Times.

Segundo o mesmo diário norte-americano, os agentes da polícia encontraram 33 pessoas, entre os quais 19 adultos e 14 crianças, a viver na cave.

As pessoas encontradas revelaram que, Malinek, de 49 anos e também de origem guatemalteca, os manteve na propriedade contra a vontade. A mulher terá procurado empregos para alguns dos migrantes, visando ficar com parte do salário que receberiam.

De acordo com o Daily Mail, Malinek terá mesmo obrigado os migrante a realizar trabalho forçado, ameaçando depois denunciá-los aos serviços de imigração caso estes não lhe pagassem milhares de dólares. A Russia Today nota que este pagamento serviria como moeda de troca pela “ajuda” que a norte-americana lhes teria dado para entrar no país.

Segundo a investigação, Malinek cobrava até 18.000 dólares pela “ajuda”. Apesar de viverem em condições “deploráveis” e de serem obrigados a dar grande parte dos seus salários à mulher, Malinek exigia-lhes ainda um aluguer, avançaram as autoridades.

Um relatório policial ilustra, segundo o relato de uma das alegadas vítimas, a situação de quase escravidão em que viviam: do salário, que rondavam os 1.965 dólares mensais, 974 dólares eram retidos por Malinek para despesas; 200 dólares destinavam-se a destinar a “dívida”; 424 dólares para várias contas e outros 200 dólares para transporte diário.

Feitas as contas, e de um salário de quase 2.000 dólares, os trabalhadores ficavam com apenas 167 dólares – pouco mais de 10% do rendimento que auferiam.

Alguns dos migrantes encontrados serão da família de Malinek e outros terão com a norte-americana algum tipo de relação, adiantou ainda a estação televisiva de Chicago WGN.

Desconhece-se ainda quantas das vítimas eram migrantes sem documentação, mas alguns terão pedido asilo no país, de acordo com as autoridades.

Malinek foi presa quinta-feira. Confrontada com o risco de fuga, o juiz negou-lhe a fiança. A norte-americana, acusada de trabalho forçado, ficará sob custódia até ao julgamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Prada deixa de usar peles a partir de fevereiro de 2020

A marca italiana dirigida por Miuccia Prada anunciou o fim da utilização de peles de animais a partir do próximo ano. A coleção apresentada em fevereiro de 2020, correspondente ao outono-inverno 2020/21, será a primeira …

Líderes falam em abstenção e apelam ao voto. Está "um dia maravilhoso para votar"

Cerca de 10,7 milhões de eleitores vão eleger os 21 deputados ao Parlamento Europeu. À boca das urnas, foram vários os líderes políticos que exerceram o seu direito de voto apelando à participação dos portugueses. A …

Se o mundo vivesse como os portugueses os recursos naturais acabavam hoje

Os recursos naturais da Terra chegavam este domingo ao fim se todas as pessoas do planeta consumissem como os portugueses. Na União Europeia, a Estónia e a Dinamarca já esgotaram os recursos em março passado.  Os …

Mais 67 mil eleitores votaram até ao meio-dia, mas a percentagem de afluência caiu

Até ao meio-dia deste domingo, votaram quase mais 67.000 eleitores face às eleições para o Parlamento Europeu de 2014, apesar de a percentagem de afluência às urnas deste ano ser inferior às últimas eleições europeias. As …

Cientistas analisaram vómito de tubarão e descobriram algo inesperado

Um estudo divulgado na terça-feira revelou que o tubarão-tigre também se alimenta de pássaros terrestres, para surpresa dos cientistas. Os tubarões são bastante ecléticos no que toca a comia. As presas vão desde peixes a invertebrados, …

ADN reúne irmãos de países diferentes fruto de uma história de amor da 2ª Guerra Mundial

André Gantois, um francês de 73 anos que passou décadas a tentar descobrir quem era o seu pai, nunca imaginou que a busca chegaria ao fim graças a uma feliz e inesperada coincidência e que …

Foram encontrados ossos de crocodilo no deserto de Israel (mas ninguém sabe como foram lá parar)

Uma equipa de arqueólogos ficou perplexa ao encontrar ossos de crocodilo no deserto de Israel. A incrível descoberta foi feita por cientistas da Universidade de Haifa, na região de Neguev – uma área desértica no …

Empréstimo da CGD a Isabel dos Santos passou por Malta, um dos paraísos fiscais europeus

Uma investigação jornalística descobriu que Isabel dos Santos controlava 13 sociedades em Malta. Uma dessas sociedades serviu para fazer o negócio com a Caixa Geral de Depósitos para a entrada na ZON. Segundo o Expresso, a …

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas. "São formas de estar diferentes"

Sérgio Conceição recusou cumprimentar Frederico Varandas quando este lhe estendeu a mão na tribuna presidencial do Estádio do Jamor. O presidente do Sporting fala em "formas de estar diferentes". Depois de ter perdido a Taça de …

Mesa de voto encerrada com portões fechados a cadeado em Montalegre

Na Junta de Freguesia de Morgade, em Montalegre, a mesa de voto estava fechada esta manhã, com os portões encerrados a cadeado. José Nogueira, presidente da Junta local, disse ao Jornal de Notícias que "tudo indica" …