/

Norte-americana acusada de reter 33 migrantes na cave em trabalho forçado

Kendall County Sheriff's Office

Uma norte-americana, residente na cidade de Cicero, em Illinois, foi detida e acusada por trabalho forçado depois de as autoridades locais terem descoberto 33 imigrantes da Guatemala na cave de sua casa.

Na passada terça-feira, agentes federais levaram a cabo uma operação na residência de Concepción Malinek, depois de terem recebido denúncias que davam conta da presença de cidadão guatemaltecos presos na casa da mulher, noticia o Chicago Sun Times.

Segundo o mesmo diário norte-americano, os agentes da polícia encontraram 33 pessoas, entre os quais 19 adultos e 14 crianças, a viver na cave.

As pessoas encontradas revelaram que, Malinek, de 49 anos e também de origem guatemalteca, os manteve na propriedade contra a vontade. A mulher terá procurado empregos para alguns dos migrantes, visando ficar com parte do salário que receberiam.

De acordo com o Daily Mail, Malinek terá mesmo obrigado os migrante a realizar trabalho forçado, ameaçando depois denunciá-los aos serviços de imigração caso estes não lhe pagassem milhares de dólares. A Russia Today nota que este pagamento serviria como moeda de troca pela “ajuda” que a norte-americana lhes teria dado para entrar no país.

Segundo a investigação, Malinek cobrava até 18.000 dólares pela “ajuda”. Apesar de viverem em condições “deploráveis” e de serem obrigados a dar grande parte dos seus salários à mulher, Malinek exigia-lhes ainda um aluguer, avançaram as autoridades.

Um relatório policial ilustra, segundo o relato de uma das alegadas vítimas, a situação de quase escravidão em que viviam: do salário, que rondavam os 1.965 dólares mensais, 974 dólares eram retidos por Malinek para despesas; 200 dólares destinavam-se a destinar a “dívida”; 424 dólares para várias contas e outros 200 dólares para transporte diário.

Feitas as contas, e de um salário de quase 2.000 dólares, os trabalhadores ficavam com apenas 167 dólares – pouco mais de 10% do rendimento que auferiam.

Alguns dos migrantes encontrados serão da família de Malinek e outros terão com a norte-americana algum tipo de relação, adiantou ainda a estação televisiva de Chicago WGN.

Desconhece-se ainda quantas das vítimas eram migrantes sem documentação, mas alguns terão pedido asilo no país, de acordo com as autoridades.

Malinek foi presa quinta-feira. Confrontada com o risco de fuga, o juiz negou-lhe a fiança. A norte-americana, acusada de trabalho forçado, ficará sob custódia até ao julgamento.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.