Norte-americana acusada de reter 33 migrantes na cave em trabalho forçado

Kendall County Sheriff's Office

Uma norte-americana, residente na cidade de Cicero, em Illinois, foi detida e acusada por trabalho forçado depois de as autoridades locais terem descoberto 33 imigrantes da Guatemala na cave de sua casa.

Na passada terça-feira, agentes federais levaram a cabo uma operação na residência de Concepción Malinek, depois de terem recebido denúncias que davam conta da presença de cidadão guatemaltecos presos na casa da mulher, noticia o Chicago Sun Times.

Segundo o mesmo diário norte-americano, os agentes da polícia encontraram 33 pessoas, entre os quais 19 adultos e 14 crianças, a viver na cave.

As pessoas encontradas revelaram que, Malinek, de 49 anos e também de origem guatemalteca, os manteve na propriedade contra a vontade. A mulher terá procurado empregos para alguns dos migrantes, visando ficar com parte do salário que receberiam.

De acordo com o Daily Mail, Malinek terá mesmo obrigado os migrante a realizar trabalho forçado, ameaçando depois denunciá-los aos serviços de imigração caso estes não lhe pagassem milhares de dólares. A Russia Today nota que este pagamento serviria como moeda de troca pela “ajuda” que a norte-americana lhes teria dado para entrar no país.

Segundo a investigação, Malinek cobrava até 18.000 dólares pela “ajuda”. Apesar de viverem em condições “deploráveis” e de serem obrigados a dar grande parte dos seus salários à mulher, Malinek exigia-lhes ainda um aluguer, avançaram as autoridades.

Um relatório policial ilustra, segundo o relato de uma das alegadas vítimas, a situação de quase escravidão em que viviam: do salário, que rondavam os 1.965 dólares mensais, 974 dólares eram retidos por Malinek para despesas; 200 dólares destinavam-se a destinar a “dívida”; 424 dólares para várias contas e outros 200 dólares para transporte diário.

Feitas as contas, e de um salário de quase 2.000 dólares, os trabalhadores ficavam com apenas 167 dólares – pouco mais de 10% do rendimento que auferiam.

Alguns dos migrantes encontrados serão da família de Malinek e outros terão com a norte-americana algum tipo de relação, adiantou ainda a estação televisiva de Chicago WGN.

Desconhece-se ainda quantas das vítimas eram migrantes sem documentação, mas alguns terão pedido asilo no país, de acordo com as autoridades.

Malinek foi presa quinta-feira. Confrontada com o risco de fuga, o juiz negou-lhe a fiança. A norte-americana, acusada de trabalho forçado, ficará sob custódia até ao julgamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …