Norte-americana acusada de reter 33 migrantes na cave em trabalho forçado

Kendall County Sheriff's Office

Uma norte-americana, residente na cidade de Cicero, em Illinois, foi detida e acusada por trabalho forçado depois de as autoridades locais terem descoberto 33 imigrantes da Guatemala na cave de sua casa.

Na passada terça-feira, agentes federais levaram a cabo uma operação na residência de Concepción Malinek, depois de terem recebido denúncias que davam conta da presença de cidadão guatemaltecos presos na casa da mulher, noticia o Chicago Sun Times.

Segundo o mesmo diário norte-americano, os agentes da polícia encontraram 33 pessoas, entre os quais 19 adultos e 14 crianças, a viver na cave.

As pessoas encontradas revelaram que, Malinek, de 49 anos e também de origem guatemalteca, os manteve na propriedade contra a vontade. A mulher terá procurado empregos para alguns dos migrantes, visando ficar com parte do salário que receberiam.

De acordo com o Daily Mail, Malinek terá mesmo obrigado os migrante a realizar trabalho forçado, ameaçando depois denunciá-los aos serviços de imigração caso estes não lhe pagassem milhares de dólares. A Russia Today nota que este pagamento serviria como moeda de troca pela “ajuda” que a norte-americana lhes teria dado para entrar no país.

Segundo a investigação, Malinek cobrava até 18.000 dólares pela “ajuda”. Apesar de viverem em condições “deploráveis” e de serem obrigados a dar grande parte dos seus salários à mulher, Malinek exigia-lhes ainda um aluguer, avançaram as autoridades.

Um relatório policial ilustra, segundo o relato de uma das alegadas vítimas, a situação de quase escravidão em que viviam: do salário, que rondavam os 1.965 dólares mensais, 974 dólares eram retidos por Malinek para despesas; 200 dólares destinavam-se a destinar a “dívida”; 424 dólares para várias contas e outros 200 dólares para transporte diário.

Feitas as contas, e de um salário de quase 2.000 dólares, os trabalhadores ficavam com apenas 167 dólares – pouco mais de 10% do rendimento que auferiam.

Alguns dos migrantes encontrados serão da família de Malinek e outros terão com a norte-americana algum tipo de relação, adiantou ainda a estação televisiva de Chicago WGN.

Desconhece-se ainda quantas das vítimas eram migrantes sem documentação, mas alguns terão pedido asilo no país, de acordo com as autoridades.

Malinek foi presa quinta-feira. Confrontada com o risco de fuga, o juiz negou-lhe a fiança. A norte-americana, acusada de trabalho forçado, ficará sob custódia até ao julgamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco quer subsídio de desemprego extraordinário (e duplicar o valor do apoio para recibos verdes)

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira a criação de um subsídio de desemprego extraordinário de 439 euros para os contribuintes que perderam rendimentos durante a pandemia e que não tenham …

Sem a pandemia, Benfica teria dois jogadores "praticamente vendidos por 200 milhões"

Luís Filipe Vieira disse que recebeu uma proposta de 60 milhões de euros por Vinícius, em janeiro. Caso não fosse a pandemia, o presidente benfiquista afiança que o clube teria encaixado 200 milhões de euros …

Israel pede ao exército para se preparar para anexar Cisjordânia

O ministro da Defesa de Israel pediu esta segunda-feira ao exército para se preparar para a anexação de partes da Cisjordânia ocupada, medida que é vista como uma aparente antecipação ao que poderão ser as …

"Colocou inúmeras pessoas em risco". Treinador do Atalanta viajou para Valência infetado

O Valência lamentou que o treinador do Atalanta, que admitiu ter tido sintomas compatíveis com covid-19 no jogo entre ambos os clubes, no dia 10 de março, não tenha tomado medidas preventivas. O treinador do Atalanta, …

Covid-19. Tribunal de Contas pede "transparência" nos ajustes diretos

O Tribunal de Contas (TdC) alertou para os riscos de má utilização dos recursos públicos canalizados para enfrentar a pandemia, defendendo que o seu forte impacto nas finanças públicas exige cuidados acrescidos de "transparência" e …

Técnicos do INEM recusaram-se a sair em quatro ambulâncias por falta de desinfeção

Técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recusaram-se, nesta segunda-feira, a sair em serviço por falta de desinfeção de quatro ambulâncias destinadas para o transporte de doentes com covid-19. A notícia é avançada esta …

FIFA pede "bom senso" sobre castigos a jogadores que homenageiem George Floyd

A FIFA pediu na segunda-feira "bom senso" na aplicação de possíveis castigos a jogadores que homenageiem durante os encontros o norte-americano George Floyd, que morreu em 25 de maio, após uma ação policial. Em comunicado, a …

China atrasou partilha de mapa genético do novo coronavírus com a OMS

As autoridades chinesas atrasaram mais de uma semana a publicação do genoma do novo coronavírus, após vários laboratórios públicos o terem descodificado, privando a OMS de informação essencial para combater a pandemia, noticia esta terça-feira …

Mosaico romano do século III d.C encontrado intacto no norte de Itália

O piso de um mosaico romano, que os especialistas acreditam ser do século III d.C, foi encontrado intacto em Verona, cidade no norte de Itália. Depois de várias escavações fracassadas, o piso ornamentado foi encontrado junto …

Em 2012, Passos Coelho teve um "paraministro". Costa achou "um escândalo"

Enquanto primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho entregou três dossiês ao então responsável da Goldman Sachs e do FMI, António Borges. António Costa achou "um escândalo". Em 2012, o então primeiro-ministro Pedro Passos Coelho entregou a António Borges …