Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com “O Irlandês” e “Marriage Story”

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais.

Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos de Ouros. A cerimónia, que a contece a 5 de janeiro do próximo ano em Los Angeles, distingue o que melhor se fez na televisão e no cinema no último ano, de acordo com as escolhas da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.

Esta segunda-feira, foram anunciados os cinco candidatos entre as várias categorias. Os atores Tim Allen, Dakota Fanning e Susan Kelechi Watson divulgaram os candidatos nas categorias de cinema e televisão a partir de Los Angeles. E há novidades.

O domínio do streaming ganha destaque. A Netflix domina as nomeações aos Globos de Ouro 2020 em várias das principais categorias, com os filmes “Marriage Story”, de Noah Baumbach, e “O Irlandês”, de Martin Scorsese.

A Netflix alcançou 17 nomeações, incluindo para “Melhor Filme Dramático”, onde obteve três das cinco indicações: para além de “Marriage Story” e de “O Irlandês”, foi ainda nomeado “Dois Papas”, de Fernando Meirelles, que rivalizam com “1917”, de Sam Mendes, e “Joker”, de Todd Phillips.

Nos distribuidores, a segunda empresa mais nomeada é a Sony, com oito, enquanto em televisão a HBO segue de perto com 15 indicações.

Marriage Story“, que se estreou na semana passada na plataforma de streaming sob fortes elogios da crítica, é o filme mais nomeado para a próxima edição dos Globos de Ouro, com um total de seis, seguindo-se “O Irlandês” e “Era uma vez… em Hollywood“, com cinco cada.

Na área televisiva, as séries mais nomeadas foram “Chernobyl“, “The Crown” e “Unbelievable“, todas com quatro.

Já na categoria de Melhor Filme de Comédia ou Musical, as nomeações recaíram sobre “Dolemite Is My Name”, de Craig Brewer (a única produção Netflix nesta área), “Jojo Rabbit”, de Taika Waititi, “Knives Out: Todos São Suspeitos”, de Rian Johnson, “Era uma vez… em Hollywood”, de Quentin Tarantino, e “Rocketman”, de Dexter Fletcher.

Na realização, foram escolhidos como finalistas Bong Joon-ho, por “Parasitas”, Sam Mendes, por “1917”, Todd Phillips, com “Joker”, Martin Scorsese, com “O Irlandês”, e Quentin Tarantino, por “Era uma vez… em Hollywood”.

Já na televisão, na categoria de Melhor Drama foram nomeados “Big Little Lies”, “The Crown”, “Killing Eve”, “The Morning Show” e “Succession”, enquanto para Melhor Série de Comédia ou Musical foram indicadas “Barry”, “Fleabag”, “The Kominsky Method”, “The Marvelous Mrs. Maisel” e “The Politician”.

As atrizes nomeadas na categoria de Drama foram Cynthia Erivo (“Harriet”), Scarlett Johansson (“Marriage Story”), Saoirse Ronan (“Mulherzinhas”), Charlize Theron (“Bombshell – O Escândalo”) e Renée Zellweger (“Judy”).

Já os cinco atores nomeados no Drama foram Christian Bale (“Le Mans ’66: O Duelo”), Antonio Banderas (“Dor e Glória”), Adam Driver (“Marriage Story”), Joaquin Phoenix (“Joker”) e Jonathan Pryce (“Dois Papas”).

Para melhores interpretações em Comédia ou Musical, foram nomeadas as atrizes Ana de Armas (“Knives Out”), Awkwafina (“A Despedida”), Cate Blanchett (“Onde Estás, Bernardette?”), Beanie Feldstein (“Booksmart”) e Emma Thompson (“Late Night”). No campo masculino, os nomeados foram Daniel Craig (“Knives Out”), Roman Griffin Davis (“Jojo Rabbit”), Leonardo DiCaprio (“Era uma vez… em Hollywood”), Taron Egerton (“Rocketman”) e Eddie Murphy (“Dolemite is My Name”).

Na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, à qual concorriam o português “A Herdade”, de Tiago Guedes, e o brasileiro “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, os nomeados foram “A Despedida”, de Lulu Wang, “Os Miseráveis”, de Ladj Ly, “Dor e Glória”, de Pedro Almodovar, “Parasitas”, de Bong Joon-ho, e “Portrait de la jeune fille en feu”, de Céline Sciamma.

A 77.ª edição dos Globos de Ouros, organizados pela Associação da Crítica Estrangeira em Hollywood, vai ter lugar em Los Angeles, no dia 5 de janeiro de 2020, com Ricky Gervais como anfitrião.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …