Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com “O Irlandês” e “Marriage Story”

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais.

Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos de Ouros. A cerimónia, que a contece a 5 de janeiro do próximo ano em Los Angeles, distingue o que melhor se fez na televisão e no cinema no último ano, de acordo com as escolhas da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.

Esta segunda-feira, foram anunciados os cinco candidatos entre as várias categorias. Os atores Tim Allen, Dakota Fanning e Susan Kelechi Watson divulgaram os candidatos nas categorias de cinema e televisão a partir de Los Angeles. E há novidades.

O domínio do streaming ganha destaque. A Netflix domina as nomeações aos Globos de Ouro 2020 em várias das principais categorias, com os filmes “Marriage Story”, de Noah Baumbach, e “O Irlandês”, de Martin Scorsese.

A Netflix alcançou 17 nomeações, incluindo para “Melhor Filme Dramático”, onde obteve três das cinco indicações: para além de “Marriage Story” e de “O Irlandês”, foi ainda nomeado “Dois Papas”, de Fernando Meirelles, que rivalizam com “1917”, de Sam Mendes, e “Joker”, de Todd Phillips.

Nos distribuidores, a segunda empresa mais nomeada é a Sony, com oito, enquanto em televisão a HBO segue de perto com 15 indicações.

Marriage Story“, que se estreou na semana passada na plataforma de streaming sob fortes elogios da crítica, é o filme mais nomeado para a próxima edição dos Globos de Ouro, com um total de seis, seguindo-se “O Irlandês” e “Era uma vez… em Hollywood“, com cinco cada.

Na área televisiva, as séries mais nomeadas foram “Chernobyl“, “The Crown” e “Unbelievable“, todas com quatro.

Já na categoria de Melhor Filme de Comédia ou Musical, as nomeações recaíram sobre “Dolemite Is My Name”, de Craig Brewer (a única produção Netflix nesta área), “Jojo Rabbit”, de Taika Waititi, “Knives Out: Todos São Suspeitos”, de Rian Johnson, “Era uma vez… em Hollywood”, de Quentin Tarantino, e “Rocketman”, de Dexter Fletcher.

Na realização, foram escolhidos como finalistas Bong Joon-ho, por “Parasitas”, Sam Mendes, por “1917”, Todd Phillips, com “Joker”, Martin Scorsese, com “O Irlandês”, e Quentin Tarantino, por “Era uma vez… em Hollywood”.

Já na televisão, na categoria de Melhor Drama foram nomeados “Big Little Lies”, “The Crown”, “Killing Eve”, “The Morning Show” e “Succession”, enquanto para Melhor Série de Comédia ou Musical foram indicadas “Barry”, “Fleabag”, “The Kominsky Method”, “The Marvelous Mrs. Maisel” e “The Politician”.

As atrizes nomeadas na categoria de Drama foram Cynthia Erivo (“Harriet”), Scarlett Johansson (“Marriage Story”), Saoirse Ronan (“Mulherzinhas”), Charlize Theron (“Bombshell – O Escândalo”) e Renée Zellweger (“Judy”).

Já os cinco atores nomeados no Drama foram Christian Bale (“Le Mans ’66: O Duelo”), Antonio Banderas (“Dor e Glória”), Adam Driver (“Marriage Story”), Joaquin Phoenix (“Joker”) e Jonathan Pryce (“Dois Papas”).

Para melhores interpretações em Comédia ou Musical, foram nomeadas as atrizes Ana de Armas (“Knives Out”), Awkwafina (“A Despedida”), Cate Blanchett (“Onde Estás, Bernardette?”), Beanie Feldstein (“Booksmart”) e Emma Thompson (“Late Night”). No campo masculino, os nomeados foram Daniel Craig (“Knives Out”), Roman Griffin Davis (“Jojo Rabbit”), Leonardo DiCaprio (“Era uma vez… em Hollywood”), Taron Egerton (“Rocketman”) e Eddie Murphy (“Dolemite is My Name”).

Na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, à qual concorriam o português “A Herdade”, de Tiago Guedes, e o brasileiro “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, os nomeados foram “A Despedida”, de Lulu Wang, “Os Miseráveis”, de Ladj Ly, “Dor e Glória”, de Pedro Almodovar, “Parasitas”, de Bong Joon-ho, e “Portrait de la jeune fille en feu”, de Céline Sciamma.

A 77.ª edição dos Globos de Ouros, organizados pela Associação da Crítica Estrangeira em Hollywood, vai ter lugar em Los Angeles, no dia 5 de janeiro de 2020, com Ricky Gervais como anfitrião.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PGR abre inquérito ao caso do procurador europeu José Guerra

O Ministério Público instaurou um inquérito ao caso da nomeação do procurador europeu no seguimento da participação criminal apresentada pela Ordem dos Advogados e de uma denúncia anónima. "Na sequência de denúncia apresentada pela Ordem dos …

Donald Trump diz que "reconstruir o Exército foi uma honra"

O Presidente cessante dos Estados Unidos enviou, esta quinta-feira, uma mensagem às tropas norte-americanas, dizendo que "reconstruir o Exército foi uma honra", destacando o investimento da sua administração no Pentágono. "Foi uma honra reconstruir o nosso …

Julgamentos de Tancos e do homicídio no SEF suspensos após caso de covid-19

As próximas sessões do julgamento de Tancos e do homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF foram suspensas depois de o advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa arguidos nos dois casos, ter testado positivo …

"Uma tragédia anunciada". Manaus não tem oxigénio para tratar doentes

Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil, está a atravessar uma situação caótica devido ao aumento de casos covid-19 e à falta de oxigénio dos hospitais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as próprias famílias …

Wayne Rooney termina carreira de jogador para treinar Derby a tempo inteiro

O antigo internacional inglês terminou a carreira de futebolista, aos 35 anos, para assumir o cargo de treinador do Derby County, anunciou, esta sexta-feira, o clube da segunda divisão inglesa. Wayne Rooney, que assinou contrato até …

Populistas europeus que o apoiavam desvinculam-se agora de Trump

A derrota eleitoral de Donald Trump, a sua recusa em aceitá-la e a violência que se seguiu parecem ter prejudicado as perspetivas de líderes de europeus populistas, apoiantes do Presidente dos Estados Unidos (EUA). "O que …

Carvalhal explica porque é que disse "não" ao Flamengo

Carlos Carvalhal explicou, em entrevista ao Esporte Interactivo, porque é que recusou o convite para treinar os brasileiros do Flamengo. "Não foi uma questão de não querer, foi não poder", explicou o técnico, que agora …

Bruno Fernandes é o melhor jogador de dezembro da Premier (e faz história)

O internacional português foi eleito o melhor jogador de dezembro de 2020 da Liga inglesa, tornando-se o primeiro futebolista a ter quatro distinções num único ano. "O médio do Manchester United torna-se o primeiro jogador a …

Google "esconde" sites de media australianos dos resultados de busca

A Google tem escondido alguns sites de notícias australianos dos resultados de busca, enquanto negocia com o governo daquele país o pagamento do conteúdo. De acordo com o Guardian, o governo australiano está a tentar impor …

Segurança Social avalia pais que impediram filhos de ir às aulas de Cidadania

O pai dos dois estudantes impedidos de frequentar as aulas obrigatórias de Cidadania e Desenvolvimento assegura que levará o caso até às últimas instâncias. O processo continua sem acordo e com a Segurança Social em …