“Nomadland – Sobreviver na América” conseguiu, este domingo, o Óscar de Melhor Filme. A realizadora Chloé Zhao foi distinguida com o Óscar de Melhor Realização e a atriz Frances McDormand levou para casa o Óscar de Melhor Atriz.
Dirigido por Chloé Zhao, “Nomadland – Sobreviver na América” teve como produtores Frances McDormand, Peter Spears, Mollye Asher, Dan Janvey e a própria Chloé Zhao.
O filme, protagonizado por Frances McDdormand, que ganhou o Óscar de Melhor Atriz, conta a história de uma mulher que viaja pela América como nómada, vivendo numa caravana, trabalhando em empregos temporários e sobrevivendo na estrada, na sequência de uma crise económica.
Embora o filme seja ficção, assenta em testemunhos reais de norte-americanos que vivem na estrada, sempre em trânsito, numa comunidade nómada mais envelhecida e nas margens da sociedade.
Com o Óscar de Melhor Atriz, Frances McDormand entrou no pequeno grupo de atrizes com mais de duas estatuetas da Academia, juntando-se a Meryl Streep e Ingrid Bergman (três Óscares, cada), e a Katharine Hepburn (quatro Óscares). Mais: conseguiu um pleno, ao vencer as três nomeações para melhor atriz, depois de “Fargo” (1996) e de “Três Cartazes à Beira da Estrada” (2018).
Chloé Zhao, sino-americana, foi a primeira mulher asiática nomeada para os Óscares e a segunda mulher a conquistá-lo, depois de Kathryn Bigelow, em 2020, por “Estado de Guerra”.
Ao receber o prémio, Zhao dedicou-o “a todos aqueles que tiveram a fé e a coragem de se agarrar à bondade em si próprios e nos outros”. “Sempre encontrei bondade nas pessoas que conheci, em todos os lugares do mundo onde estive”, disse a realizadora.
O Óscar de Melhor Ator foi atribuído a Anthony Hopkins pelo seu desempenho em “O Pai”, de Florian Zeller. O britânico, que não esteve presente na cerimónia, conquistou o segundo galardão, 30 anos depois da sua distinção pelo papel em “O Silêncio dos Inocentes”, de Jonathan Demme.
Daniel Kaluuya conquistou o Óscar de Melhor Ator Secundário, pelo desempenho em “Judas and the Black Messiah”, sobre o líder dos Blanck Panther Fred Hampton. A atriz sul-coreana Yuh-Jung Youn foi distinguida com o Óscar de Melhor Atriz Secundária, pela sua prestação no filme “Minari”.
“Mank”, de David Fincher, que tinha dez nomeações, somou apenas dois Óscares: Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte. “Ma Rainey: A mãe dos blues” venceu em Melhor Caracterização e Melhor Guarda-Roupa, “My Octopus Teacher” levou o Óscar de Melhor Documentário, “Two Distant Strangers” foi a Melhor Curta-Metragem e “If Anything Happens I Love You” foi a Melhor ‘Curta’ de Animação.
O Óscar de Melhor Argumento Original foi para a britânica Emerald Fennell, pelo filme “Uma Miúda com Potencial”, e o de Melhor Argumento Adaptado foi para Christopher Hampton e Florian Zeller, por “O Pai”.
“Sound of Metal” obteve dois Óscares, Melhor Montagem e Melhor Montagem de Som, em seis nomeações. “Soul” venceu o Melhor Filme de Animação e a Melhor Banda Sonora. O Óscar de Melhor Canção foi atribuído a “Fight For You”, do filme “Judas and the Black Messiah”. “Mais uma rodada”, do dinamarquês Thomas Vinterberg, conquistou o Óscar de Melhor Filme Internacional.
O prémio Jean Hersholt, com que a Academia distingue contribuições para causas humanitárias, foi entregue ao Motion Picture & Television Fund, desta vez com a pandemia em fundo.
A cerimónia da 93.ª edição dos Óscares, adiada de fevereiro para abril, por causa da pandemia da covid-19, decorreu no tradicional Dolby Theatre, com audiência, e no edifício da estação de comboios Union Station, em Los Angeles.
Esta edição bateu o recorde de nomeações para mulheres, atingindo as 76, e prezou pela diversidade. Foi nesta edição que a primeira mulher não branca venceu o Óscar de Melhor Realização, que uma atriz coreana conseguiu um Óscar de representação e que as primeiras mulheres afro-americanas conquistaram o Óscar de Melhor Caracterização.
Lista de Vencedores:
Melhor Filme:
Vencedor: “Nomadland – Sobreviver na América”
“O Pai”
“Judas e o Messias Negro”
“Mank”
“Minari”
“Uma Miúda Com Potencial”
“O Som do Metal”
“Os 7 de Chicago”
Melhor Realização:
Vencedora: Chloé Zhao, “Nomadland – Sobreviver na América”
Lee Isaac Chung, “Minari”
Emerald Fennell, “Uma Miúda Com Potencial”
David Fincher, “Mank”
Thomas Vinterberg, “Mais uma Rodada”
Melhor Argumento Original:
Vencedora: Emerald Fennell por “Uma Miúda com Potencial”
Will Berson e Shaka King por “Judas e o Messias Negro”
Isaac Chung por “Minari”
Darius Marder e Abraham Marder por “O Som do Metal”
Aaron Sorkin por “Os 7 de Chicago”
Melhor Argumento Adaptado:
Vencedores: Christopher Hampton e Florian Zeller por “O Pai”
Sacha Baron Cohen, Anthony Hines, Dan Swimer, Peter Baynham, Erica Rivinoja, Dan Mazer, Jena Friedman e Lee Kern por “Borat, o Filme Seguinte”
Chloé Zhao por “Nomadland – Sobreviver na América”
Kemp Powers por “Uma Noite em Miami”
Ramin Bahrani por “O Tigre Branco”
Melhor Atriz:
Vencedora: Frances McDormand, “Nomadland – Sobreviver na América”
Viola Davis, “Ma Rainey: A Mãe do Blues”
Andra Day, “Estados Unidos vs. Billie Holiday”
Vanessa Kirby, “Pieces of a Woman”
Carey Mulligan, “Uma Miúda Com Potencial”
Melhor Atriz Secundária:
Vencedora: Yuh-Jung Youn, “Minari”
Maria Bakalova, “Borat, o Filme Seguinte”
Glenn Close, “Lamento de uma América em Ruínas”
Olivia Colman, “O Pai”
Amanda Seyfried, “Mank”
Melhor Ator:
Vencedor: Anthony Hopkins, “O Pai”
Riz Ahmed, “O Som do Metal”
Chadwick Boseman, “Ma Rainey: A Mãe do Blues”
Gary Oldman, “Mank”
Steven Yeun, “Minari”
Melhor Ator Secundário:
Vencedor: Daniel Kaluuya, “Judas e o Messias Negro”
Sacha Baron Cohen, “Os 7 de Chicago”
Leslie Odom Jr., “Uma Noite em Miami”
Paul Raci, “O Som do Metal”
Lakeith Stanfield, “Judas e o Messias Negro”
Melhor Filme Internacional:
Vencedor: “Mais uma Rodada”, Dinamarca
“Better Days”, Hong Kong
“Collective”, Roménia
“The Man Who Sold His Skin”, Tunísia
“Quo Vadis, Aida?”, Bosnia-Herzegovina
Melhor Curta-Metragem:
Vencedor: “Dois Perfeitos Estranhos”
“Feeling Through”
“The Letter Room”
“The Present”
“White Eye”
Melhor Filme de Animação:
Vencedor: “Soul: Uma Aventura com Alma”
“Bora Lá”
“Para Além da Lua”
“A Ovelha Choné, o Filme: A Quinta Contra-Ataca”
“Wolfwalkers”
Melhor Filme de Animação (Curta):
Vencedor: “Se Acontecer Alguma Coisa, Adoro-vos”
“A Toca”
“Genius Loci”
“Opera”
“Yes-People”
Melhor Maquilhagem e Penteados:
Vencedores: Sergio Lopez-Rivera, Mia Neal e Jamika Wilson por “Ma Rainey: A Mãe do Blues”
Marese Langan, Laura Allen and Claudia Stolze por “Emma”
Eryn Krueger Mekash, Matthew Mungle e Patricia Dehaney por “Lamento de uma América em Ruínas”
Gigi Williams, Kimberley Spiteri e Colleen LaBaff por “Mank”
Mark Coulier, Dalia Colli e Francesco Pegoretti por “Pinocchio”
Melhor Guarda-Roupa:
Vencedora: Ann Roth por “Ma Rainey: A Mãe do Blues”
Alexandra Byrne por “Emma”
Trish Summerville por “Mank”
Bina Daigeler por “Mulan”
Massimo Cantini Parrini por “Pinocchio”
Melhor Montagem de Som:
Vencedores: Nicolas Becker, Jaime Baksht, Michellee Couttolenc, Carlos Cortés e Phillip Bladh por “O Som do Metal”
Warren Shaw, Michael Minkler, Beau Borders e David Wyman por “Greyhound”
Ren Klyce, Jeremy Molod, David Parker, Nathan Nance e Drew Kunin por “Mank”
Oliver Tarney, Mike Prestwood Smith, William Miller e John Pritchett por “News of the World”
Ren Klyce, Coya Elliott and David Parker por “Soul”
Melhor Documentário:
Vencedor: “A Sabedoria do Polvo”
“Collective”
“Crip Camp: Uma Revolução pela Inclusão”
“The Mole Agent”
“Time”
Melhor Documentário (Curta):
Vencedor: “Colette”
“A Concerto Is a Conversation”
“Do Not Split”
“Hunger Ward”
“Uma Canção de Amor para Latasha”
Melhores Efeitos Visuais:
Vencedores: Andrew Jackson, David Lee, Andrew Lockley e Scott Fisher por “Tenet”
Matt Sloan, Genevieve Camilleri, Matt Everitt e Brian Cox por “Love and Monsters”
Matthew Kasmir, Christopher Lawrence, Max Solomon e David Watkins por “O Céu da Meia-Noite”
Sean Faden, Anders Langlands, Seth Maury e Steve Ingram por “Mulan”
Nick Davis, Greg Fisher, Ben Jones e Santiago Colomo Martinez po “O Único e Imcomparável Ivan”
Melhor Direção de Arte:
Vencedores: Donald Graham Burt e por Jan Pascale por “Mank”
Peter Francis e Cathy Featherstone por “O Pai”
Mark Ricker, Karen O’Hara e Diana Stoughton por “Ma Rainey: A Mãe do Blues”
David Crank e Elizabeth Keenan por “News of the World”
Nathan Crowley e Kathy Lucas por “Tenet”
Melhor Fotografia:
Vencedor: Erik Messerschmidt por “Mank”
Sean Bobbitt por “Judas e o Messias Negro”
Dariusz Wolski por “News of the World”
Joshua James Richards por “Nomadland — Sobreviver na América”
Phedon Papamichael por “Os 7 de Chicago”
Melhor Montagem:
Vencedor: Mikkel E. G. Nielsen por “O Som do Metal”
Yorgos Lamprinos por “O Pai”
Chloé Zhao por “Nomadland — Sobreviver na América”
Frédéric Thoraval por “Uma Miúda Com Potencial”
Alan Baumgarten por “Os 7 de Chicago”
Melhor Banda Sonora Digital:
Vencedores: Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Batiste por “Soul”
Terence Blanchard por “Da 5 Bloods: Irmãos de Armas”
Trent Reznor e Atticus Ross por “Mank”
Emile Mosseri por “Minari”
James Newton Howard por “News of the World”
Melhor Música Original:
Vencedores: ‘Fight for You’, música de H.E.R. e Dernst Emile II; letra de H.E.R. e Tiara Thomas, em “Judas e o Messias Negro”
“Hear my Voice”, música de Daniel Pemberton; letra de Daniel Pemberton e Celeste Waite, em “Os 7 de Chicago”
‘Husavik’, música e letra de Savan Kotecha, Fat Max Gsus e Rickard Göransson, em “Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga”
‘Io Sì (Seen)’, música de Diane Warren; letra de Diane Warren e Laura Pausini, em “Uma Vida à Sua Frente”
‘Speak Now’, música e letra de Leslie Odom, Jr. e Sam Ashworth, em “Uma Noite em Miami”
ZAP // Lusa
Finalmente os Oscares são atribuídos a pessoas não brancas. Foi preciso uma campanha protoganizada pelos artistas negros para a Academia se consciencializar que era Racista. O mundo finalmente começa a mudar ao reconhecer o Racismo.
1º-Oscar atribuído a pessoa não Brancas, tem Data de 1940, que soma 44 Oscars atribuídos desde então a outras Pessoas “não brancas”. Basta verificar !
Esse discurso é de alguém que anda profundamente distraído.
Fica aqui a lista dos Oscares atribuídos a pessoas negras. Enfim, se tinha perdido 10 segundos da sua vida a informar-se previamente evitava o ridículo.
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_black_Academy_Award_winners_and_nominees
Comentários de negacionistas ancorados em números sem expressão. Só se convencem a eles próprios.
Factos é que nada. Continue a viver no “seu mundo”.
Os Oscar valem zero atualmente, não significa que o filme é bom.. apenas espelham a corrente política do momento! Perdi o interesse!…