/

Militar Noemie Freire é a primeira mulher submarinista na história da Marinha Portuguesa

A militar Noemie Freire concluiu o curso de especialização em submarinos tornando-se a primeira mulher na Marinha Portuguesa com esta especialidade na história dos submarinos em Portugal.

Noemie Freire, com 30 anos, foi admitida no curso de especialização no ano passado, cumprindo 900 horas de navegação, anunciou a Marinha, em comunicado.

A marinheira, que irá prestar serviço a bordo do submarino Tridente, está habilitada a operar “equipamentos de guerra eletrónica, recolha de imagens operacionais”, sistemas de combate e a “colaborar em ações de manutenção dos sistemas de armas”.

A militar era auxiliar de navegação quando decidiu concorrer ao curso que começou em outubro de 2017, altura em que a Marinha decidiu abrir aquela formação a mulheres, pondo fim a uma exclusão quase centenária.

Em março de 2017, Noémie Freire foi, com outras militares, convidada pela Marinha a visitar o submarino Arpão, numa iniciativa do ramo para “atrair” candidatas ao primeiro curso aberto aos dois sexos.

Com um filho de quatro anos, a militar disse, na altura, aos jornalistas que o mais difícil será estar bastante tempo sem poder comunicar com a família, mas afirmou contar com o apoio do marido, também militar, para poder dar este passo na carreira.

Há seis anos que a Marinha portuguesa já dispõe de submarinos com condições logísticas e de habitabilidade que permitem responder aos requisitos de privacidade seja para homens ou mulheres, mas apenas este ano o ramo decidiu incentivar as militares a concorrer à especialidade em submarinos.

A taxa de participação das mulheres nas Forças Armadas portuguesas é de cerca de 11%.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.