No meio de um lote de bijutarias baratas, mulher norueguesa descobre anel da era Viking

2

Município de Vestland

Anel da era Viking

Especialistas não têm certezas sobre o original proprietário da peça, mas o facto de esta ser feita em ouro faz crer que se tratava de um indivíduo com elevado estatuto social.

Mari Ingelin Heskestad, da Noruega, teve um encontro curioso com a histórica após ter encomendado online o que acreditava ser um lote de bijuterias baratas online — mas que acabou por ser muito mais do que esperava. Entre as bijuterias baratas, Heskestad deparou-se com um anel de ouro que acabou por se revelar da época dos Vikings. “Notei que era tão pesado“, explicou ao jornal norueguês Bergensavisen. “Brilhava e destacava-se entre as outras jóias. Tinha um aspeto muito especial”.

Segundo a Science Norway, Heskestad mostrou o anel ao sogro, que sugeriu que podiam estar perante um artefacto raro. Foi na sequência deste feedback que Heskestad levou o anel ao departamento municipal de património cultural do condado de Vestland na Noruega Ocidental, onde o palpite do sogro foi confirmado. O anel não era, de facto, uma peça de joalharia barata — mas uma faixa de ouro outrora pertencente a um Viking, possivelmente um chefe poderoso.

“Estamos perante uma mulher muito observadora, que viu imediatamente que o objeto poderia ser algo muito antigo“, disse Karoline Hareide Breivik, chefe interina do departamento do património cultural, numa declaração. “Ela contactou-nos e pudemos rapidamente confirmar que se tratava de um anel de ouro verdadeiro da Idade do Ferro”. Um exemplar semelhante foi encontrado na Noruega no passado, mas eles são raros”.

Os arqueólogos não sabem exatamente a origem do anel. Heskestad comprou-o a uma casa de leilões online, que vendia restos de uma propriedade que tinha sido embalada em caixas de bananas. “O que isto significa é que não temos ideia de onde vem o anel”, disse Sigrun Wølstad, arqueólogo e consultor sénior da secção de património cultural do condado de Vestland, à All That Interesting. “Pode ter vindo de qualquer lugar“.

“Provavelmente teve origem numa sepultura e foi perdido ou escondido. Este tipo de anel tem sido encontrado em algumas partes da Noruega e na Escandinávia. Poderia igualmente ser da Suécia”, acrescentou Wølstad.

Mas é evidente, continuou o arqueólogo, que o anel remonta à época dos Vikings. “Pode vê-lo no desenho e estilo do anel”, explicou ela. “O ouro pré-histórico tem frequentemente uma cor ligeiramente diferente da atual. Anéis semelhantes e semelhantes foram encontrados, e com base no contexto, conseguimos datá-lo”.

De facto, os especialistas acreditam que o anel, que pesa quase 11 gramas, foi provavelmente outrora propriedade de um homem rico — podendo até ter sido usado por um chefe viking.

“O ouro era raro durante a Era Viking, já não havia uma grande oferta dele. Portanto, isto teria sido reservado para as pessoas mais ricas e poderosas da sociedade”, disse Unn Pedersen, professor associado de arqueologia na Universidade de Oslo, à Science Norway. Ela chamou ao anel “extremamente raro” e um “achado excitante”.

Embora a história completa por detrás do anel Viking ainda seja um mistério, os especialistas estão satisfeitos por Heskestad ter reparado no anel e tê-lo trazido até eles. “É extremamente raro que tais coisas sejam compradas num contexto de segunda mão”, disse Wølstad a Bergensavisen, BA. “Estamos impressionados por ter visto que era este tipo de ouro e que podia cronometrá-lo tão bem”.

Breivik observou de forma semelhante na sua declaração de departamento: “Estamos felizes por o anel nos ter sido entregue, para que os profissionais do museu possam agora cuidar dele”. Porque todos os objetos anteriores a 1537 são automaticamente protegidos na Noruega, o anel Viking irá para o Museu Universitário em Bergen, onde será exposto.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.