“No Malarkey!” Slogan de campanha de Biden alvo de críticas por ser demasiado antiquado

patquinnforillinois / Flickr

Joe Biden

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, foi alvo de críticas por escolher um slogan considerado muito ultrapassado.

Joe Biden começou, este sábado, uma intensa campanha eleitoral pelo estado norte-americano de Iowa de olhos postos nas primárias do partido.

O ex-vice-presidente de Barack Obama encontra-se a viajar naquele estado rural – onde dentro de dois meses começam as convenções do Partido Democrata para determinar quem vai ser o adversário de Donald Trump na disputa pela Casa Branca – num autocarro decorado com as palavras Joe e No Malarkey!, que em português significa algo como “sem rodeios” ou “sem mentiras”.

“Por favor, enviem para os anos 1950 quem teve a ideia deste slogan de campanha”, escreveu um eleitor no Twitter. “No Malarkey”, certamente vai convencer os eleitores com menos de 50 anos”, comentou outro internauta.

Biden, de 77 anos, lidera a nível nacional as intenções de voto entre os pré-candidatos democratas. Mas em Iowa e New Hampshire, os dois primeiros estados a celebrar as primárias, nos dias 3 e 11 de fevereiro, o veterano político é superado por Pete Buttigieg, de 37 anos, que, tal como Biden, segue uma linha mais moderada.

No entanto, Biden conta com um amplo apoio entre a classe trabalhadora e eleitores negros. Contudo, as sondagens demonstram que é incapaz de chegar aos jovens eleitores – dos quais precisa se quer ser o escolhido para concorrer à presidência em 2020.

Todavia, esta não é a primeira vez que o ex-vice-presidente vira alvo de piadas por recorrer a referências consideradas antiquadas. “Eu nunca ouvi [essa expressão] antes”, respondeu uma estudante do ensino secundário ao Politico sobre esse slogan.

Estas referências também ancoram Biden a um passado às vezes idealizado que poderia atrair alguns eleitores democratas, especialmente em Iowa, onde aqueles com mais de 50 anos poderiam ter um peso decisivo na vitória.

Segundo o democrata, o autocarro no qual viajará durante oito dias recebeu “um bom nome” para vincar uma posição contra o presidente republicano Donald Trump.

“A razão pela qual é chamado No Malarkey é porque o outro [Trump] simplesmente mente“, disse Biden no início da campanha em Council Bluffs, no sábado. E acrescentou: “A nossa identidade está em jogo e os nossos filhos estão a ouvir-nos”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tensão nas eleições da JSD-Porto levam à intervenção da PSP

Rodrigo Passos foi eleito, no sábado, como novo líder da JSD-Porto, substituindo Rosina Ribeiro Pereira, que deixou algumas palavras duras para comentar o que se passou no ato eleitoral. Segundo o Público, Rosina Ribeiro Pereira, eleita …

Livre não aplica sanção a Joacine, mas condena declarações da deputada

O Livre decidiu não aplicar qualquer sanção disciplinar a Joacine Katar Moreira no seguimento do conflito entre Direção e deputada que surgiu após a polémica abstenção num voto no parlamento sobre uma investida israelita na …

Rio alerta para "claro divórcio entre a sociedade portuguesa e os partidos políticos"

O presidente do PSD, Rui Rio, disse ontem, em Paredes, no distrito do Porto, haver "um divórcio entre a sociedade e os partidos", defendendo que só uma maior "abertura" das estruturas às "pessoas" pode inverter …

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …