“No Malarkey!” Slogan de campanha de Biden alvo de críticas por ser demasiado antiquado

patquinnforillinois / Flickr

Joe Biden

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, foi alvo de críticas por escolher um slogan considerado muito ultrapassado.

Joe Biden começou, este sábado, uma intensa campanha eleitoral pelo estado norte-americano de Iowa de olhos postos nas primárias do partido.

O ex-vice-presidente de Barack Obama encontra-se a viajar naquele estado rural – onde dentro de dois meses começam as convenções do Partido Democrata para determinar quem vai ser o adversário de Donald Trump na disputa pela Casa Branca – num autocarro decorado com as palavras Joe e No Malarkey!, que em português significa algo como “sem rodeios” ou “sem mentiras”.

“Por favor, enviem para os anos 1950 quem teve a ideia deste slogan de campanha”, escreveu um eleitor no Twitter. “No Malarkey”, certamente vai convencer os eleitores com menos de 50 anos”, comentou outro internauta.

Biden, de 77 anos, lidera a nível nacional as intenções de voto entre os pré-candidatos democratas. Mas em Iowa e New Hampshire, os dois primeiros estados a celebrar as primárias, nos dias 3 e 11 de fevereiro, o veterano político é superado por Pete Buttigieg, de 37 anos, que, tal como Biden, segue uma linha mais moderada.

No entanto, Biden conta com um amplo apoio entre a classe trabalhadora e eleitores negros. Contudo, as sondagens demonstram que é incapaz de chegar aos jovens eleitores – dos quais precisa se quer ser o escolhido para concorrer à presidência em 2020.

Todavia, esta não é a primeira vez que o ex-vice-presidente vira alvo de piadas por recorrer a referências consideradas antiquadas. “Eu nunca ouvi [essa expressão] antes”, respondeu uma estudante do ensino secundário ao Politico sobre esse slogan.

Estas referências também ancoram Biden a um passado às vezes idealizado que poderia atrair alguns eleitores democratas, especialmente em Iowa, onde aqueles com mais de 50 anos poderiam ter um peso decisivo na vitória.

Segundo o democrata, o autocarro no qual viajará durante oito dias recebeu “um bom nome” para vincar uma posição contra o presidente republicano Donald Trump.

“A razão pela qual é chamado No Malarkey é porque o outro [Trump] simplesmente mente“, disse Biden no início da campanha em Council Bluffs, no sábado. E acrescentou: “A nossa identidade está em jogo e os nossos filhos estão a ouvir-nos”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …