“No Malarkey!” Slogan de campanha de Biden alvo de críticas por ser demasiado antiquado

patquinnforillinois / Flickr

Joe Biden

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, foi alvo de críticas por escolher um slogan considerado muito ultrapassado.

Joe Biden começou, este sábado, uma intensa campanha eleitoral pelo estado norte-americano de Iowa de olhos postos nas primárias do partido.

O ex-vice-presidente de Barack Obama encontra-se a viajar naquele estado rural – onde dentro de dois meses começam as convenções do Partido Democrata para determinar quem vai ser o adversário de Donald Trump na disputa pela Casa Branca – num autocarro decorado com as palavras Joe e No Malarkey!, que em português significa algo como “sem rodeios” ou “sem mentiras”.

“Por favor, enviem para os anos 1950 quem teve a ideia deste slogan de campanha”, escreveu um eleitor no Twitter. “No Malarkey”, certamente vai convencer os eleitores com menos de 50 anos”, comentou outro internauta.

Biden, de 77 anos, lidera a nível nacional as intenções de voto entre os pré-candidatos democratas. Mas em Iowa e New Hampshire, os dois primeiros estados a celebrar as primárias, nos dias 3 e 11 de fevereiro, o veterano político é superado por Pete Buttigieg, de 37 anos, que, tal como Biden, segue uma linha mais moderada.

No entanto, Biden conta com um amplo apoio entre a classe trabalhadora e eleitores negros. Contudo, as sondagens demonstram que é incapaz de chegar aos jovens eleitores – dos quais precisa se quer ser o escolhido para concorrer à presidência em 2020.

Todavia, esta não é a primeira vez que o ex-vice-presidente vira alvo de piadas por recorrer a referências consideradas antiquadas. “Eu nunca ouvi [essa expressão] antes”, respondeu uma estudante do ensino secundário ao Politico sobre esse slogan.

Estas referências também ancoram Biden a um passado às vezes idealizado que poderia atrair alguns eleitores democratas, especialmente em Iowa, onde aqueles com mais de 50 anos poderiam ter um peso decisivo na vitória.

Segundo o democrata, o autocarro no qual viajará durante oito dias recebeu “um bom nome” para vincar uma posição contra o presidente republicano Donald Trump.

“A razão pela qual é chamado No Malarkey é porque o outro [Trump] simplesmente mente“, disse Biden no início da campanha em Council Bluffs, no sábado. E acrescentou: “A nossa identidade está em jogo e os nossos filhos estão a ouvir-nos”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …