/

No Chile, estranhos escrevem cartas a infetados para lhes dar esperança

Num hospital do Chile, estranhos escrevem cartas a pacientes infetados com covid-19 para lhes dar esperança em tempos de pandemia.

Tendo em conta a pandemia de covid-19 e o facto de o distanciamento social dever vigorar depois de o vírus estar controlado, esta foi a iniciativa adotada pelo Hospital San Borja para confortar e dar esperança aos seus pacientes com covid-19.

Ouvida pela agência Reuters, a enfermeira Laura Debesa conta que ouviu falar de uma iniciativa semelhante em Espanha, na qual estranhos escreviam cartas a pacientes que começavam com a frase “Não te conheço, mas…”.

Posteriormente, quando as autoridades do Chile começaram a proibir visitas nos hospitais por causa da covid-19, Debesa começou a pensar em algo semelhante.

Acabou por criar uma conta de e-mail que fixava uma “regra” para que as cartas fossem enviadas: todas as comunicações deveriam começar com a frase: “Olá, está tudo bem? Escrevo-te porque quero fazer-te companhia”.

Em pouco tempo, a iniciativa tornou-se viral, contando também com a divulgação nas redes sociais e nos média locais. O Hospital de San Borja recebeu mais de 1700 cartas escritas por crianças, idosos e pessoas confinadas nas suas casas.

As cartas chegaram de todo o país, bem como de chilenos que vivem no estrangeiro.

Debesa contou ainda que, em alguns casos, os pacientes choravam ao ler as cartas. Outros, esperavam ansiosamente pela chegada das cartas todos os dias. No caso dos pacientes graves, os profissionais de saúde liam-lhe as cartas.

“Algumas pessoas não acreditam em nada, mas enviam energia positiva, outras acreditam em Deus, outras na força da Terra. Há tanta diversidade, é adorável de ver“, contou.

O Chile tem mais de 37.000 casos confirmados de covid-19, tendo registado mais de 360 vítimas mortais, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, consultados no fim do dia desta quarta-feira.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.