Nivea causa polémica em África com creme para “tornar a pele mais clara”

(dr) Jennifer K. Akuamoah / Twitter

O polémico creme da Nivea para tornar a pele mais clara

A Nivea está a ser duramente criticada nas redes sociais por causa de uma publicidade a um creme para tornar a pele mais clara, que está a ser veiculada em vários países africanos. 

A publicidade, que está a passar em países como a Nigéria, Gana, Camarões e Senegal, visa o creme hidratante “Natural Fairness” (clareza natural), que promete tornar a pele de quem o usa “visivelmente mais clara”. Tanto os outdoors publicitários como o anúncio televisivo têm como protagonista a ex-miss Nigéria, Omowunmi Akinnifesi.

A propaganda foi duramente criticada nas redes sociais, com várias mulheres a dizer que “esta não é a forma certa de fazer publicidade em África” e a explicar à marca que não pretendem ter a pele mais clara.

Entre os críticos está a modelo transexual e ativista Munroe Bergdorf, recentemente demitida de uma campanha da L’Oreal por ter criticado o racismo que ainda se vive nos Estados Unidos.

Isto não está certo Nivea. Perpetuar a noção de que a pele mais clara é mais bonita, mais jovem é tão prejudicial e desempenha a narrativa racista tão comum na indústria da beleza, isto é, que a brancura ou a pele clara é o padrão pelo qual todos devemos lutar”, escreveu na sua conta do Instagram.

“Os publicitários têm o poder de mudar esta narrativa, mas campanha atrás de campanha vemos que é assim a nível global. Fazer dinheiro a fazer com que outras pessoas se odeiem a si mesmas não é aceitável. Estes cremes são não só fisicamente prejudiciais mas também eticamente errados. Todas as peles negras são bonitas, sem exceção, por isso, celebrem-nos em vez de nos pedirem para aderir a ideais inacessíveis e racistas“.

Uma questão antiga

O produto da Nivea não é novo, mas a recente estratégia de divulgação da marca gerou polémica, apenas uns dias depois de a Dove, marca da Unilever, ter sido criticada por um anúncio em que várias modelos se transformavam em mulheres de outras etnias.

Em particular, a parte em que uma mulher negra se transformava numa branca. A Dove pediu desculpas, mas Lola Ogunyemi – a modelo em causa – disse depois que o anúncio não era racista mas que tinha o propósito de celebrar a diversidade étnica.

A Nivea já tinha sido criticada no início do ano por um anúncio a um desodorizante no Médio Oriente em que se via escrito que “branco é pureza”.

A Beiersdorf, empresa dona da Nivea, emitiu um comunicado a dizer que reconhece as preocupações levantadas e que a intenção nunca foi ofender os consumidores.

“A Beiersdorf é uma empresa global, que oferece uma grande variedade de produtos que têm como finalidade abordar as diferentes necessidades de cada tipo de pele dos seus consumidores por todo o mundo. Tendo conhecimento do direito de cada consumidor em escolher um produto de acordo com a sua preferência, a empresa oferece diversas alternativas de produtos de alta qualidade para cuidados com a pele”, afirma.

O uso de cremes branqueadores é uma polémica antiga. Um estudo da Universidade da Cidade do Cabo estima que uma em cada três mulheres clareia a pele na África do Sul. Uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) também apurou que 77% das nigerianas usam este tipo de produto regularmente.

Dermatologistas sul-africanos apontam que estes cremes podem ter efeitos colaterais, tais como cranco e hiperpigmentação da pele. “Precisamos de educar mais as pessoas sobre os perigos deste tipo de produto”, diz Lester Davids, da universidade sul-africana.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Além de ficar caro e na maior parte dos casos a água é escassa nada como uma boa dança sobre terra clara e quanto mais ficar em cima dos corpos mais brancos ficam sem terem de recorrer a essas mariquices europeias.

RESPONDER

Pedro Nuno Santos e Medina vão esperar sentados pelo lugar de Costa (mas o ministro já mexe os cordelinhos)

Há dois nomes que começam a ganhar força como possíveis sucessores de António Costa na liderança do PS - Pedro Nuno Santos e Fernando Medina. Mas ainda vão ter que esperar "bastante" por isso, prevê …

PJ fez novas buscas por Maddie em três poços no Algarve

A Polícia Judiciária (PJ) procurou o corpo de Madeleine McCann em três poços de água localizados em zonas rurais do concelho de Vila do Bispo, no Algarve. A informação é avançada este sábado pelo Correia da …

Berardo abre museu em Estremoz com fundos da União Europeia

O semanário Expresso avança na sua edição deste sábado que Joe Berardo instalou um museu em Estremoz, no distrito de Évora, financiado, na sua grande maioria, com fundos da União Europeia (UE). De acordo com o …

Há três dias que os casos aumentam em Itália. Espanha endurece medidas

Os casos de novas infeções com o novo coronavírus aumentaram pelo terceiro dia consecutivo, em Itália, onde nas últimas 24 horas se registaram mais 276 contaminações, comparando com 229, 193 e 138, nos dias anteriores. O …

MP investiga juiz acusado de pagar por sexo enquanto ouvia menores abusados (ele alega que o querem tramar)

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito à denúncia feita, no Parlamento, pela dona de uma casa de prostituição que revelou que um juiz pedia para lhe fazerem sexo oral enquanto via vídeos dos menores …

Câmara de Sintra admite 700 casos confirmados que ainda não foram contactados

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, admitiu que existem cerca de 700 casos positivos de covid-19 no concelho que, apesar de identificados, não foi ainda possível contactar. Em entrevista ao jornal Público …

Jesus quer regressar ao Benfica. Acordo deve ficar fechado nas próximas horas

O futuro de Jorge Jesus continua a fazer correr muita tinta. Em Portugal, diz-se que o treinador tem um acordo quase fechado para regressar ao Benfica, enquanto que no Brasil há garantias de que ficará …

Erdogan anuncia que Santa Sofia volta a ser uma mesquita. UNESCO lamenta profundamente

O Presidente turco anunciou que as primeiras orações coletivas muçulmanas serão realizadas em 24 de julho em Santa Sofia, convertida em mesquita, acrescentando que o edifício permanecerá aberto a visitantes de todos os credos. "Vamos fazer …

PSD tem um substituto para o modelo Infarmed: reuniões no Parlamento transmitidas na televisão

O PSD considera que o "modelo Infarmed" já deu o que tinha a dar e, por isso, propõe substituí-lo por encontros públicos. O Expresso teve acesso a um projeto de resolução do PSD, entregue esta sexta-feira, …

José Mourinho diz que já não celebra golos (e explica porquê)

O treinador português José Mourinho diz que já não celebra os golos marcados pelo Tottenham, atribuindo as culpas deste seu comportamento ao VAR. "Eu já não celebro os golos, porque eu nunca sei se vai ser …