Modelo do polémico anúncio da Dove não considera a publicidade racista

(dr)

A modelo negra que participou no anúncio da Dove acusado de racismo defendeu a marca e afirmou que a intenção seria a oposta: celebrar a diversidade étnica e nunca desprezar as mulheres negras.

Lola Ogunyemi viu-se no meio de uma polémica nas redes sociais devido ao anúncio a um gel de banho da marca de produtos de beleza. O vídeo de 3 segundos publicado na página de Facebook da Dove mostrava inicialmente uma mulher negra a tirar a t-shirt para revelar uma mulher branca que volta a despir a parte de cima e aparece uma asiática.

Nas redes sociais Facebook e Twitter muitas pessoas consideraram que as imagens significavam que os brancos eram mais limpos e bonitos que os negros acusando a marca de racismo e de falta de sensibilidade.

Eu não sinto que foi racista“, disse a modelo Lola Ogunyemi numa entrevista à BBC, onde revelou que estava muito contente por ser “a cara negra da campanha” e por ter a oportunidade de “representar as irmãs de pele escura numa marca de beleza global”.

O anúncio tinha uma versão de 30 segundos para a televisão que continha outras imagens e ainda um slogan que tornava a intenção da campanha mais clara, ou seja, dizer que todas as mulheres merecem produtos de qualidade, explicou a modelo nigeriana.

“A publicidade nas redes sociais não é uma justa representação do todo“, acrescentou.

Lola Ogunyemi disse à BBC que a Dove devia ter percebido o risco da sequência de imagens ser mal interpretada, dado que a marca já teve problemas semelhantes no passado e que “deveriam ter equipas fortes para apontar esse tipo de erros antes de ir para o ar”.

A Dove pediu desculpa através do Twitter por qualquer ofensa ou insulto que possa ter causado.

No entanto, esta não é a primeira vez que a marca é acusada de discriminação racial. Em 2011, a Dove apresentou um anúncio em que colocava três mulheres, a primeira com a pele mais escura e a última com uma cor de pele mais clara, como se a mulher branca fosse o bom resultado conseguido graças à utilização dos produtos da marca.

https://twitter.com/N0n0zA/status/916735085096861696

Em 2015, lançou um creme de verão destinado para “peles normais às mais escuras”.

E aos que clamam que este é mais um caso de mera “fúria despropositada nas redes sociais” com uma situação que eventualmente nem o merecia, não faltou quem tivesse tido o cuidado de contextualizar o mais recente anúncio no histórico de anúncios racistas da Unilever, marca mãe da Dove.

ZAP //

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Obviamente que não é racista. Aliás, se fosse ao contrário: uma branca a transformar-se numa branca, os histéricos dos justiceiros sociais já não diriam nada…

  2. O triste é que a publicidade aparece nas redes sociais a cortar a terceira modelo latina, que aparece depois da mulher branca tirar a t-shirt, tanta desinformação e estupidez humana. Cada quem interpreta como quer ou lhe convém, se fosse ao contrario ninguém dizia nada, o que acho ainda mais descabido é os media lançarem as noticias com os mesmos erros e omissões que são feitas por pessoas pouco informadas e sem escrúpulos nas redes sociais… É uma noticia escrita à moda do Correio da Manhã…

  3. Preciso de ajuda!!!

    Será que sou racista???

    No fim das ferias de verão sempre que encontro os meus amigos que antes de irem para praias vão brancos como a cal quando chegam a minha reacção e de espanto e normalmente digo-lhes:
    – Oh pá estas preto!!!
    Estou a ser racista???

  4. Somos todos diferentes e somos todos iguais!!!

    Quem gosta de gerar confusão vê coisas onde elas não existem e lança a desconfiança em que o ditado toma sentido

    Uma mentira muitas vezes repetida verdade se torna!

    Por favor vamos começar a deixar de dar ouvidos a quem nada acrescenta

  5. sabe se que as organizaçoes que exploram estes temas raciais , sexuais etc, ganham milhoes e milhoes de beneficios fiscais de ajudas estatais de donativos de empresas que com isso fogem aos impostos. sabemos todos isso, mas as vezes na hora de ver estes sugadores da paciencia alheia e do dinheiro de todos para viverem à grande….. ficamos bloqueados e tendemos a repetir esses disparates.
    os maiores racistas sao aqueles que o fomentam com estas atitudes, mas como isso lhes tras milhoes e milhoes de dolares e euros, insistem insistem.
    quem chama macaco a um negro pode ser preso e ate linchado , quem chama macaco a um branco provavelmente sera louvado e admirado..

RESPONDER

Estrela hiper-fugitiva foi expulsa do disco da Via Láctea

De acordo com investigadores da Universidade de Michigan, uma estrela veloz pode ter sido ejetada do disco estelar da Via Láctea por um enxame de estrelas jovens. Os cientistas dizem que a estrela não teve …

Cientistas portugueses participam na criação do maior telescópio do mundo

O SKA, Square Kilometre Array, está já em construção e será o maior telescópio do mundo. Cientistas portugueses estão a participar no seu design e alguns dos testes serão feitos em território luso. A construção do …

Bolsonaro pondera não assinar qualquer acordo na próxima cimeira do clima

O Brasil está a considerar não assinar qualquer acordo climático na próxima COP25, anunciou este sábado em Santiago o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, após uma reunião que manteve no sábado no Palácio de La Moneda …

Portugal vs Sérvia | Massacre luso com pólvora seca

Segunda jornada do Grupo B da qualificação para o Euro 2020, segundo empate de Portugal, ambos em casa. Após o nulo ante a Ucrânia na primeira jornada, os campeões da Europa não foram além de …

O "homem-milagre". Carteiro português esteve morto 21 minutos e acordou a caminho da morgue

Declarado morto pelos médicos, depois de ter tido um ataque cardíaco, e "ressuscitado" 21 minutos depois, quando já ia a caminho da morgue, o português João Araújo continua a ser conhecido como o "homem milagre" …

Um dos fármacos mais promissores para tratar o Alzheimer falha nos testes em humanos

Uma onda de choque instalou-se na comunidade de pesquisa sobre o Alzheimer na sexta-feira, depois que a empresa farmacêutica Biogen anunciou a suspensão - na fase final em humanos - dos testes com o fármaco …

Gerente de agência de viagens deixou 84 clientes em terra. Em tribunal, foi absolvida

Paula chegou a tribunal acusada de burla qualificada por ter deixado 84 clientes da agência de viagens que geria no Montijo com as férias ou viagens estragadas em agosto de 2016. Chegou a ser detida …

Italiana de 91 anos distinguida pelos seus feitos na II Guerra Mundial. Aos 17 anos, salvou 38 pessoas

Gabriella Ezra, de 91 anos, vai receber a Estrela de Itália. O Estado decidiu homenageá-la depois de a embaixada italiana em Inglaterra, onde Gabriella vive, ter recebido uma carta do filho, Mark, de 65 anos, …

Moscovo enviou dois aviões com soldados e armamento para a Venezuela

Duas aeronaves russas aterraram no aeroporto de Caracas, este sábado, trazendo 100 soldados e 35 toneladas de armamento. As tropas chegaram sob supervisão do chefe do comando principal das forças terrestres russas, Vasilly Tonkoshkurov. A chegada …

Escolas retiram relógios analógicos das salas porque os alunos "não sabem dizer as horas"

As escolas estão a retirar os relógios analógicos das salas de aula porque os adolescentes não sabem ler a hora, disse um sindicato de professores do Reino Unido. Para remediar o problema e substituir os relógios …