Modelo do polémico anúncio da Dove não considera a publicidade racista

(dr)

A modelo negra que participou no anúncio da Dove acusado de racismo defendeu a marca e afirmou que a intenção seria a oposta: celebrar a diversidade étnica e nunca desprezar as mulheres negras.

Lola Ogunyemi viu-se no meio de uma polémica nas redes sociais devido ao anúncio a um gel de banho da marca de produtos de beleza. O vídeo de 3 segundos publicado na página de Facebook da Dove mostrava inicialmente uma mulher negra a tirar a t-shirt para revelar uma mulher branca que volta a despir a parte de cima e aparece uma asiática.

Nas redes sociais Facebook e Twitter muitas pessoas consideraram que as imagens significavam que os brancos eram mais limpos e bonitos que os negros acusando a marca de racismo e de falta de sensibilidade.

Eu não sinto que foi racista“, disse a modelo Lola Ogunyemi numa entrevista à BBC, onde revelou que estava muito contente por ser “a cara negra da campanha” e por ter a oportunidade de “representar as irmãs de pele escura numa marca de beleza global”.

O anúncio tinha uma versão de 30 segundos para a televisão que continha outras imagens e ainda um slogan que tornava a intenção da campanha mais clara, ou seja, dizer que todas as mulheres merecem produtos de qualidade, explicou a modelo nigeriana.

“A publicidade nas redes sociais não é uma justa representação do todo“, acrescentou.

Lola Ogunyemi disse à BBC que a Dove devia ter percebido o risco da sequência de imagens ser mal interpretada, dado que a marca já teve problemas semelhantes no passado e que “deveriam ter equipas fortes para apontar esse tipo de erros antes de ir para o ar”.

A Dove pediu desculpa através do Twitter por qualquer ofensa ou insulto que possa ter causado.

No entanto, esta não é a primeira vez que a marca é acusada de discriminação racial. Em 2011, a Dove apresentou um anúncio em que colocava três mulheres, a primeira com a pele mais escura e a última com uma cor de pele mais clara, como se a mulher branca fosse o bom resultado conseguido graças à utilização dos produtos da marca.

https://twitter.com/N0n0zA/status/916735085096861696

Em 2015, lançou um creme de verão destinado para “peles normais às mais escuras”.

E aos que clamam que este é mais um caso de mera “fúria despropositada nas redes sociais” com uma situação que eventualmente nem o merecia, não faltou quem tivesse tido o cuidado de contextualizar o mais recente anúncio no histórico de anúncios racistas da Unilever, marca mãe da Dove.

ZAP //

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Obviamente que não é racista. Aliás, se fosse ao contrário: uma branca a transformar-se numa branca, os histéricos dos justiceiros sociais já não diriam nada…

  2. O triste é que a publicidade aparece nas redes sociais a cortar a terceira modelo latina, que aparece depois da mulher branca tirar a t-shirt, tanta desinformação e estupidez humana. Cada quem interpreta como quer ou lhe convém, se fosse ao contrario ninguém dizia nada, o que acho ainda mais descabido é os media lançarem as noticias com os mesmos erros e omissões que são feitas por pessoas pouco informadas e sem escrúpulos nas redes sociais… É uma noticia escrita à moda do Correio da Manhã…

  3. Preciso de ajuda!!!

    Será que sou racista???

    No fim das ferias de verão sempre que encontro os meus amigos que antes de irem para praias vão brancos como a cal quando chegam a minha reacção e de espanto e normalmente digo-lhes:
    – Oh pá estas preto!!!
    Estou a ser racista???

  4. Somos todos diferentes e somos todos iguais!!!

    Quem gosta de gerar confusão vê coisas onde elas não existem e lança a desconfiança em que o ditado toma sentido

    Uma mentira muitas vezes repetida verdade se torna!

    Por favor vamos começar a deixar de dar ouvidos a quem nada acrescenta

  5. sabe se que as organizaçoes que exploram estes temas raciais , sexuais etc, ganham milhoes e milhoes de beneficios fiscais de ajudas estatais de donativos de empresas que com isso fogem aos impostos. sabemos todos isso, mas as vezes na hora de ver estes sugadores da paciencia alheia e do dinheiro de todos para viverem à grande….. ficamos bloqueados e tendemos a repetir esses disparates.
    os maiores racistas sao aqueles que o fomentam com estas atitudes, mas como isso lhes tras milhoes e milhoes de dolares e euros, insistem insistem.
    quem chama macaco a um negro pode ser preso e ate linchado , quem chama macaco a um branco provavelmente sera louvado e admirado..

RESPONDER

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …