Modelo do polémico anúncio da Dove não considera a publicidade racista

(dr)

A modelo negra que participou no anúncio da Dove acusado de racismo defendeu a marca e afirmou que a intenção seria a oposta: celebrar a diversidade étnica e nunca desprezar as mulheres negras.

Lola Ogunyemi viu-se no meio de uma polémica nas redes sociais devido ao anúncio a um gel de banho da marca de produtos de beleza. O vídeo de 3 segundos publicado na página de Facebook da Dove mostrava inicialmente uma mulher negra a tirar a t-shirt para revelar uma mulher branca que volta a despir a parte de cima e aparece uma asiática.

Nas redes sociais Facebook e Twitter muitas pessoas consideraram que as imagens significavam que os brancos eram mais limpos e bonitos que os negros acusando a marca de racismo e de falta de sensibilidade.

Eu não sinto que foi racista“, disse a modelo Lola Ogunyemi numa entrevista à BBC, onde revelou que estava muito contente por ser “a cara negra da campanha” e por ter a oportunidade de “representar as irmãs de pele escura numa marca de beleza global”.

O anúncio tinha uma versão de 30 segundos para a televisão que continha outras imagens e ainda um slogan que tornava a intenção da campanha mais clara, ou seja, dizer que todas as mulheres merecem produtos de qualidade, explicou a modelo nigeriana.

“A publicidade nas redes sociais não é uma justa representação do todo“, acrescentou.

Lola Ogunyemi disse à BBC que a Dove devia ter percebido o risco da sequência de imagens ser mal interpretada, dado que a marca já teve problemas semelhantes no passado e que “deveriam ter equipas fortes para apontar esse tipo de erros antes de ir para o ar”.

A Dove pediu desculpa através do Twitter por qualquer ofensa ou insulto que possa ter causado.

No entanto, esta não é a primeira vez que a marca é acusada de discriminação racial. Em 2011, a Dove apresentou um anúncio em que colocava três mulheres, a primeira com a pele mais escura e a última com uma cor de pele mais clara, como se a mulher branca fosse o bom resultado conseguido graças à utilização dos produtos da marca.

https://twitter.com/N0n0zA/status/916735085096861696

Em 2015, lançou um creme de verão destinado para “peles normais às mais escuras”.

E aos que clamam que este é mais um caso de mera “fúria despropositada nas redes sociais” com uma situação que eventualmente nem o merecia, não faltou quem tivesse tido o cuidado de contextualizar o mais recente anúncio no histórico de anúncios racistas da Unilever, marca mãe da Dove.

ZAP //

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Obviamente que não é racista. Aliás, se fosse ao contrário: uma branca a transformar-se numa branca, os histéricos dos justiceiros sociais já não diriam nada…

  2. O triste é que a publicidade aparece nas redes sociais a cortar a terceira modelo latina, que aparece depois da mulher branca tirar a t-shirt, tanta desinformação e estupidez humana. Cada quem interpreta como quer ou lhe convém, se fosse ao contrario ninguém dizia nada, o que acho ainda mais descabido é os media lançarem as noticias com os mesmos erros e omissões que são feitas por pessoas pouco informadas e sem escrúpulos nas redes sociais… É uma noticia escrita à moda do Correio da Manhã…

  3. Preciso de ajuda!!!

    Será que sou racista???

    No fim das ferias de verão sempre que encontro os meus amigos que antes de irem para praias vão brancos como a cal quando chegam a minha reacção e de espanto e normalmente digo-lhes:
    – Oh pá estas preto!!!
    Estou a ser racista???

  4. Somos todos diferentes e somos todos iguais!!!

    Quem gosta de gerar confusão vê coisas onde elas não existem e lança a desconfiança em que o ditado toma sentido

    Uma mentira muitas vezes repetida verdade se torna!

    Por favor vamos começar a deixar de dar ouvidos a quem nada acrescenta

  5. sabe se que as organizaçoes que exploram estes temas raciais , sexuais etc, ganham milhoes e milhoes de beneficios fiscais de ajudas estatais de donativos de empresas que com isso fogem aos impostos. sabemos todos isso, mas as vezes na hora de ver estes sugadores da paciencia alheia e do dinheiro de todos para viverem à grande….. ficamos bloqueados e tendemos a repetir esses disparates.
    os maiores racistas sao aqueles que o fomentam com estas atitudes, mas como isso lhes tras milhoes e milhoes de dolares e euros, insistem insistem.
    quem chama macaco a um negro pode ser preso e ate linchado , quem chama macaco a um branco provavelmente sera louvado e admirado..

RESPONDER

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …