Modelo do polémico anúncio da Dove não considera a publicidade racista

(dr)

A modelo negra que participou no anúncio da Dove acusado de racismo defendeu a marca e afirmou que a intenção seria a oposta: celebrar a diversidade étnica e nunca desprezar as mulheres negras.

Lola Ogunyemi viu-se no meio de uma polémica nas redes sociais devido ao anúncio a um gel de banho da marca de produtos de beleza. O vídeo de 3 segundos publicado na página de Facebook da Dove mostrava inicialmente uma mulher negra a tirar a t-shirt para revelar uma mulher branca que volta a despir a parte de cima e aparece uma asiática.

Nas redes sociais Facebook e Twitter muitas pessoas consideraram que as imagens significavam que os brancos eram mais limpos e bonitos que os negros acusando a marca de racismo e de falta de sensibilidade.

Eu não sinto que foi racista“, disse a modelo Lola Ogunyemi numa entrevista à BBC, onde revelou que estava muito contente por ser “a cara negra da campanha” e por ter a oportunidade de “representar as irmãs de pele escura numa marca de beleza global”.

O anúncio tinha uma versão de 30 segundos para a televisão que continha outras imagens e ainda um slogan que tornava a intenção da campanha mais clara, ou seja, dizer que todas as mulheres merecem produtos de qualidade, explicou a modelo nigeriana.

“A publicidade nas redes sociais não é uma justa representação do todo“, acrescentou.

Lola Ogunyemi disse à BBC que a Dove devia ter percebido o risco da sequência de imagens ser mal interpretada, dado que a marca já teve problemas semelhantes no passado e que “deveriam ter equipas fortes para apontar esse tipo de erros antes de ir para o ar”.

A Dove pediu desculpa através do Twitter por qualquer ofensa ou insulto que possa ter causado.

No entanto, esta não é a primeira vez que a marca é acusada de discriminação racial. Em 2011, a Dove apresentou um anúncio em que colocava três mulheres, a primeira com a pele mais escura e a última com uma cor de pele mais clara, como se a mulher branca fosse o bom resultado conseguido graças à utilização dos produtos da marca.

https://twitter.com/N0n0zA/status/916735085096861696

Em 2015, lançou um creme de verão destinado para “peles normais às mais escuras”.

E aos que clamam que este é mais um caso de mera “fúria despropositada nas redes sociais” com uma situação que eventualmente nem o merecia, não faltou quem tivesse tido o cuidado de contextualizar o mais recente anúncio no histórico de anúncios racistas da Unilever, marca mãe da Dove.

ZAP //

 

5 COMENTÁRIOS

  1. Obviamente que não é racista. Aliás, se fosse ao contrário: uma branca a transformar-se numa branca, os histéricos dos justiceiros sociais já não diriam nada…

  2. O triste é que a publicidade aparece nas redes sociais a cortar a terceira modelo latina, que aparece depois da mulher branca tirar a t-shirt, tanta desinformação e estupidez humana. Cada quem interpreta como quer ou lhe convém, se fosse ao contrario ninguém dizia nada, o que acho ainda mais descabido é os media lançarem as noticias com os mesmos erros e omissões que são feitas por pessoas pouco informadas e sem escrúpulos nas redes sociais… É uma noticia escrita à moda do Correio da Manhã…

  3. Preciso de ajuda!!!

    Será que sou racista???

    No fim das ferias de verão sempre que encontro os meus amigos que antes de irem para praias vão brancos como a cal quando chegam a minha reacção e de espanto e normalmente digo-lhes:
    – Oh pá estas preto!!!
    Estou a ser racista???

  4. Somos todos diferentes e somos todos iguais!!!

    Quem gosta de gerar confusão vê coisas onde elas não existem e lança a desconfiança em que o ditado toma sentido

    Uma mentira muitas vezes repetida verdade se torna!

    Por favor vamos começar a deixar de dar ouvidos a quem nada acrescenta

  5. sabe se que as organizaçoes que exploram estes temas raciais , sexuais etc, ganham milhoes e milhoes de beneficios fiscais de ajudas estatais de donativos de empresas que com isso fogem aos impostos. sabemos todos isso, mas as vezes na hora de ver estes sugadores da paciencia alheia e do dinheiro de todos para viverem à grande….. ficamos bloqueados e tendemos a repetir esses disparates.
    os maiores racistas sao aqueles que o fomentam com estas atitudes, mas como isso lhes tras milhoes e milhoes de dolares e euros, insistem insistem.
    quem chama macaco a um negro pode ser preso e ate linchado , quem chama macaco a um branco provavelmente sera louvado e admirado..

RESPONDER

Além de um ícone da ciência, Marie Curie também foi uma heroína de guerra

Marie Curie foi, além de uma cientista conceituada, vencedora de dois prémios Nobel, uma filantropa que usou as suas competências na área da ciência para ajudar a salvar vidas na I Guerra Mundial. Se perguntarmos a …

Incêndios: Costa garante que "nada ficará como dantes", a ministra "não teve férias"

O primeiro-ministro pediu hoje consenso político para a aplicação das recomendações da comissão independente aos fogos de junho e prometeu que, no fim dos incêndios, o Governo assumirá totais responsabilidades na reconstrução do território e …

Mosteiro alemão com 900 anos vai fechar. Não há monges

Um antigo mosteiro na Alemanha, com quase nove séculos de actividade, está prestes a fechar as portas, devido a problemas financeiros e à escassez de monges. À medida que a Igreja Católica vê declinar significativamente o …

Furacão Ophelia com ventos de 150 Km/h faz três mortos na Irlanda

A Irlanda está em alerta vermelho com os ventos provocados pelo furacão a atingirem os 150 km/h. A tempestade provocada pelo furacão Ophelia causou esta segunda-feira a morte de três pessoas na Irlanda, segundo informações da …

Oposição venezuelana não aceita resultados das eleições regionais

O Conselho Nacional Eleitoral dá conta de que o PSUV, o partido no Governo, ganhou em 17 dos 23 Estados do país, nas eleições deste domingo. A aliança opositora venezuelana Mesa de Unidade Democrática (MUD) rejeitou, …

Número de mortos em atentado na Somália já ultrapassou os 300

O número de mortos do violento atentado terrorista registado no sábado em Mogadíscio, capital da Somália, já ultrapassou as três centenas, havendo, porém, a certeza que o total vítimas será ainda maior, indicou fonte médica …

Astrónomos detetam um novo tipo de ondas gravitacionais: "O princípio de uma nova era"

Segundo os cientistas, as novas emissões de radiação agora detetadas são consequência da fusão de duas estrelas de neutrões numa galáxia distante. Uma equipa internacional anunciou esta segunda-feira ter conseguido ver através da luz e das …

Sal no pão vai baixar ainda mais a partir de 2018

O teor de sal no pão vai baixar ainda mais a partir do próximo ano, de acordo com um protocolo que será assinado, esta segunda-feira, entre o Estado e a indústria da panificação e pastelaria. Segundo …

Falsos recibos verdes podem enfrentar "aumento de impostos desumano" em 2018

"Um aumento de impostos desumano", é o que antecipa o fiscalista Mendes da Silva sobre as mudanças no regime simplificado dos trabalhadores independentes, os chamados recibos verdes, que estão previstas no Orçamento de Estado para …

Bancos obrigados a comunicar mais cedo transferências para offshores

Os bancos serão obrigados a comunicar mais cedo à administração tributária a lista das transferências realizadas para contas sediadas em paraísos fiscais sempre que as movimentações ultrapassem os 15 mil euros. As declarações deveriam ser feitas …