Dove retira anúncio “racista” e pede desculpa

(dr)

A publicidade destinada às redes sociais mostrava uma mulher negra a transformar-se em branca depois de usar um gel de banho da marca.

A Dove, marca da multinacional Unilever, publicou, este sábado, no Facebook, um vídeo publicitário em que uma mulher negra, ao tirar a t-shirt, transforma-se numa mulher de pele branca que, por sua vez, também se transforma numa terceira mulher morena e de cabelo preto.

Para muitos internautas, este efeito visual criou a sensação de que “a troca de pele” teria acontecido graças ao uso do gel de banho, o que gerou numerosas acusações de racismo.

A chuva de críticas levou a marca a retirar imediatamente a publicidade, mas muitos utilizadores conseguiram copiar e gravar as imagens do vídeo, sendo novamente divulgadas nas redes sociais.

​​No mesmo dia, a Dove fez um pedido de desculpas. “A imagem que recentemente publicámos no Facebook não conseguiu representar as cores de pele das mulheres de forma respeitosa. Lamentamos profundamente as ofensas que podem ter sido causadas”, escreveu a marca na sua conta oficial do Twitter.

​Contudo, vários internautas acreditam que muitas pessoas se apressaram a tirar conclusões sem ter visto o vídeo todo, ou seja, sem ter visto a terceira “transformação”, na qual a mulher caucasiana “tira a pele” e se transforma numa latina.

Olhando para as sequência completa de imagens, efectivamente, talvez a notícia de que a Dove fez mais um anúncio racista seja ligeiramente exagerada. E há quem diga mesmo que é uma acusação fake de racismo por parte de quem, inadvertidamente ou com intuitos maliciosos, se apressou mais uma vez a lançar a indignação nas redes sociais.

No entanto, esta não é a primeira vez que a marca é acusada de discriminação racial. Em 2011, a Dove apresentou um anúncio em que colocava três mulheres, a primeira com a pele mais escura e a última com uma cor de pele mais clara, como se a mulher branca fosse o bom resultado conseguido graças à utilização dos produtos da marca.

​Em 2015, lançou um creme de verão destinado para “peles normais às mais escuras”.

E aos que clamam que este é mais um caso de mera “fúria despropositada nas redes sociais” com uma situação que eventualmente nem o merecia, não faltou quem tivesse tido o cuidado de contextualizar o mais recente anúncio no histórico de anúncios racistas da Unilever, marca mãe da Dove.

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