Dove retira anúncio “racista” e pede desculpa

(dr)

A publicidade destinada às redes sociais mostrava uma mulher negra a transformar-se em branca depois de usar um gel de banho da marca.

A Dove, marca da multinacional Unilever, publicou, este sábado, no Facebook, um vídeo publicitário em que uma mulher negra, ao tirar a t-shirt, transforma-se numa mulher de pele branca que, por sua vez, também se transforma numa terceira mulher morena e de cabelo preto.

Para muitos internautas, este efeito visual criou a sensação de que “a troca de pele” teria acontecido graças ao uso do gel de banho, o que gerou numerosas acusações de racismo.

A chuva de críticas levou a marca a retirar imediatamente a publicidade, mas muitos utilizadores conseguiram copiar e gravar as imagens do vídeo, sendo novamente divulgadas nas redes sociais.

​​No mesmo dia, a Dove fez um pedido de desculpas. “A imagem que recentemente publicámos no Facebook não conseguiu representar as cores de pele das mulheres de forma respeitosa. Lamentamos profundamente as ofensas que podem ter sido causadas”, escreveu a marca na sua conta oficial do Twitter.

​Contudo, vários internautas acreditam que muitas pessoas se apressaram a tirar conclusões sem ter visto o vídeo todo, ou seja, sem ter visto a terceira “transformação”, na qual a mulher caucasiana “tira a pele” e se transforma numa latina.

Olhando para as sequência completa de imagens, efectivamente, talvez a notícia de que a Dove fez mais um anúncio racista seja ligeiramente exagerada. E há quem diga mesmo que é uma acusação fake de racismo por parte de quem, inadvertidamente ou com intuitos maliciosos, se apressou mais uma vez a lançar a indignação nas redes sociais.

No entanto, esta não é a primeira vez que a marca é acusada de discriminação racial. Em 2011, a Dove apresentou um anúncio em que colocava três mulheres, a primeira com a pele mais escura e a última com uma cor de pele mais clara, como se a mulher branca fosse o bom resultado conseguido graças à utilização dos produtos da marca.

​Em 2015, lançou um creme de verão destinado para “peles normais às mais escuras”.

E aos que clamam que este é mais um caso de mera “fúria despropositada nas redes sociais” com uma situação que eventualmente nem o merecia, não faltou quem tivesse tido o cuidado de contextualizar o mais recente anúncio no histórico de anúncios racistas da Unilever, marca mãe da Dove.

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada a primeira prova de experimentação cirúrgica num animal

O crânio de uma vaca do período Neolítico é agora considerado como a primeira evidência de experimentação cirúrgica num animal. Há mais de 30 anos, foi encontrado o crânio de uma vaca num sítio arqueológico do …

Estoril vs Benfica | Salvio em cima do gongo

O Benfica arrancou um suado triunfo por 2-1 na visita ao Estoril Praia. A formação benfiquista marcou primeiro, foi superior no primeiro tempo, mas no segundo, os “canarinhos” deram a volta ao texto e justificaram …

Cientistas criam "tatuagem biomédica" para detetar vários tipos de cancro

Cientistas suíços desenvolveram uma "tatuagem biomédica" que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro. Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma "tatuagem biomédica" …

Vinho tinto e frutos vermelhos podem prevenir doenças mentais

As substâncias presentes nos frutos vermelhos e no vinho tinto podem contribuir para a prevenção da depressão e doenças neurodegenerativas. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) descobriram que as substâncias …

Karl Lagerfeld: "Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos"

O designer não ficou calado e fez declarações sobre queixas de assédio sexual na indústria do cinema e da moda à revista francesa Número Magazine. Karl Lagerfeld, designer de moda e responsável pela Fendi e Chanel, …

Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C.. Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El …

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …