Quem quer um carro eléctrico usado? Quase ninguém

2

Ford

Quando uma pessoa procura um carro usado, raramente o eléctrico aparece na lista. Já há “cemitérios” de eléctricos usados.

Os carros eléctricos, apresentados como os melhores para o ambiente e como mais fiáveis, não convencem toda a gente.

Há quem classifique os eléctricos como “ruína” – e estão a falar de carros novos.

A desconfiança, aparentemente, aumenta ainda mais quando se trata de carros eléctricos usados.

Não há procura por veículos eléctricos e isso está a ter um impacto significativo no custo de propriedade”, avisa Matt Harrison, director de operações da Toyota, na revista Fortune.

O abandono dos automóveis movidos a combustíveis fósseis está a deparar-se com um novo obstáculo: os condutores não querem comprar eléctricos usados, o que também está a minar o mercado de veículos novos.

Quando uma pessoa procura um carro usado, raramente o eléctrico aparece na lista.

Há várias razões para este afastamento: menos incentivos fiscais, constante lançamento de modelos novos, mais modernos e a melhores preços, ou dúvidas em relação à bateria usada.

Na China já se começam a ver espécies de cemitérios de carros eléctricos abandonados. Sem solução à vista, reforça o portal PPplware.

E prevê-se que esses “cemitérios” fiquem ainda mais lotados neste ano porque, só na Europa, vão começar a ser vendidos – como usados – muitos dos 1.2 milhões de carros elétricos novos que foram vendidos em 2021.

Alternativa? Mobilidade. Partilha de viagens entre marcas de carros e startups desse meio (embora o impacto não seja muito grande, se a medida avançar).

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. O maior problema é os Srs. Fabricantes (muito nossos amigos e extremamente preocupados com o ambiente) continuarem a querer impingirem-nos carros com bateria agarrada! Como se um carro se trocasse com o à vontade que algumas pessoas trocam de telemóvel. O que vale são algumas marcas que já estão a aparecer com baterias que se trocam em 5 minutos. Ora, se há largos anos um simples empilhador elétrico troca de baterias… Porque raios não um automóvel?

    Exploradores, é o que são.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.