Jovem nigeriana recebe 19 ofertas de bolsas de estudo nos EUA e no Canadá

Victory Yinka-Banjo / Twitter

Victory Yinka-Banjo (à esquerda) com outras alunas nigerianas

Uma adolescente nigeriana foi aceite em 19 universidades dos Estados Unidos e do Canadá, com direito a uma bolsa de estudo total em todas.

Victory Yinka-Banjo tem 17 anos e acabou recentemente o ensino secundário na Nigéria. Ao contrário da maioria dos alunos por esse mundo fora, tem um grande motivo de orgulho: foi convidada para beneficiar de 19 bolsas de estudo de universidades norte-americanas e canadianas.

“Ainda parece algo inacreditável. Eu inscrevi-me em muitas universidades porque cheguei a pensar que nenhuma delas me aceitaria”, disse a adolescente à cadeia televisiva CNN.

“Estes processos de admissão são extremamente seletivos. Só aceitam os melhores dos melhores. Por isso, no dia-a-dia, tenho de me lembrar a mim mesma que entrei em todas estas escolas. É surreal”, acrescentou.

Victory recebeu convites para beneficiar de bolsas de estudo de universidades da Ivy League, mas também de Yale, Harvard, Brown, Princeton, Stanford, MIT e da Universidade Johns Hopkins.

No país vizinho, o Canadá, a jovem também foi aceite para receber a bolsa Lester B. Pearson, da Universidade de Toronto, e a bolsa Karen McKellin International Leader of Tomorrow (KMILOT), da Universidade da Colúmbia Britânica.

No total, a oferta de todos os estabelecimentos de ensino vale mais de cinco milhões de dólares, mais de quatro milhões de euros.

Olhando para trás e para todos os sucessos escolares que conquistou nos últimos anos, Victory sente-se muito orgulhosa.

“Fazem-me sentir mesmo muito orgulhosa do trabalho árduo que pus em várias áreas da minha vida ao longo dos anos. Estou lentamente a começar a perceber que os mereço”, declarou.

Agora, com tantas opções de universidades à sua escolha, a jovem disse sentir-se mais confiante e feliz. Victory quer estudar Biologia Computacional, mas ainda não sabe qual vai ser a universidade que a terá como aluna, estando neste momento a avaliar todas.

A sua mãe, Chika Yinka-Banjo, professora na Universidade de Lagos, considera que a história da filha pode inspirar outros jovens nigerianos.

“É digno de nota o facto de ela não ser um dos nigerianos-americanos que frequentemente entram nestas universidades pela vantagem de terem nascido e sido criados nos Estados Unidos. Victory concluiu o ensino secundário aqui [na Nigéria]. Seria ótimo se a sua história pudesse ser usada para inspirar os jovens do nosso país“, disse a progenitora à CNN.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …