Nicolás Maduro quer canal norte-americano CNN “fora da Venezuela”

OEA - OAS / Flickr

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Presidente venezuelano acusou, no domingo, a “CNN em Español” de manipular uma denúncia de uma estudante sobre desmaios de crianças por falta de alimentos numa escola, e afirmou que quer o canal televisivo norte-americano “fora da Venezuela”.

“Alguns meios de comunicação, como a CNN, trataram de manipular (essa denúncia), mas não podem manipular, é um assunto nosso, dos venezuelanos. A CNN que não meta o nariz na Venezuela, (…) quero a CNN bem longe, CNN fora da Venezuela”, disse Maduro.

O Presidente falava durante o programa radiofónico e televisivo “Em Contato com Maduro”, transmitido a partir de Caracas, por ocasião do dia da juventude.

“Sape gato, sape gato”, gritaram os estudantes presentes, usando uma expressão venezuelana que quer dizer “afasta-te gato“, usada para recomendar afastar-se de algo que não é bom.

Nicolás Maduro começou por perguntar se se recordavam da rapariga que há uma semana, fazendo uso da palavra que o chefe de Estado lhe concedeu, denunciou a situação da escola.

“Agradeço-lhe pela pobre situação que tinha de denunciar. É assim que quero a juventude, que diga a verdade, que saia às ruas, a lutar, crítica, autocrítica, trabalhadora, integrada, revolucionária, bolivariana, para que resolvamos os problemas”, disse.

Há uma semana, num evento transmitido em direto pela televisão estatal, a jovem denunciou que existiam “problemas com a infraestrutura da escola” e que foram alvo de roubo em várias ocasiões.

“Agora não temos um portão (…), também necessitamos de cantina porque temos 450 estudantes que não têm pequeno-almoço, nem almoço no liceu”, denunciou a estudante.

Segundo a imprensa local, após a denúncia, a CNN foi até à escola e falou com várias pessoas que descreveram como a intervenção da jovem tinha gerado melhorias nos serviços e nas instalações.

Entretanto, na semana passada, a CNN denunciou a existência de uma alegada rede de corrupção, de venda de passaportes venezuelanos a cidadãos de países asiáticos, em troca de elevadas quantias em dólares, situação que o Governo de Caracas desmente.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …

A automatização pode acabar com 800 milhões de empregos em cerca de 15 anos

Uma análise do Bank of America Merrill Lynch revelou que cerca de 800 milhões de empregos podem desaparecer em todo o mundo até 2035. Esse resultado deve-se à diminuição do custo de automatização. Segundo noticiou o …