New York Times defende a legalização da marijuana

macwiz / Flickr

-

O The New York Times, um dos jornais de referência dos Estados Unidos, defendeu sábado em editorial a legalização da marijuana, comparando a proibição federal àquele estupefaciente com a Lei Seca.

No texto, o jornal defende que as leis relativas à marijuana são possuem um impacto desproporcional nos jovens negros quando a sua dependência é um “problema relativamente pequeno” especialmente em comparação com o vício do tabaco e do álcool.

O jornal recorda que demorou 13 anos para que o Governo terminasse com a Lei Seca e que os 40 anos de proibição da marijuana têm provocado mais danos à sociedade porque se proíbe uma substância menos perigosa que o álcool.

O “The New York Times” refere que o Conselho Editorial chegou a esta conclusão após várias discussões e que os custos sociais da legislação sobre marijuana são “grandes”.

Só em 2012, e citando dados do FBI, foram efetuadas 658 mil detenções por posse de marijuana – muito mais que as feitas por causa de heroína ou cocaína.

Os resultados são, para o jornal, negativos porque “são racistas já que recaem desproporcionalmente junto da comunidade negra, arruinando as suas vidas e criando gerações de criminosos de carreira”.

Ao defender a proibição de venda de marijuana a menores de 21 anos, o jornal defende que a “utilização moderada de marijuana não parece representar um risco para os adultos saudáveis”.

O editorial surge pouco depois do estado de Washington ter passado a vender há poucas semanas marijuana recreativa, o que permite à população adquirir o produto sem prescrição médica.

No início do mês, o governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, assinou uma lei que torna o estado o 23.º norte-americano a legalizar a marijuana para fins médicos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …