Neve nos Açores (em várias ilhas). Raro fenómeno chega no Dia dos Namorados

José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa

Pico da Sé, na Ilha das Flores, Açores

Massa de ar polar marítima provocará “uma descida significativa” das temperaturas. “A ocorrer, não será inédito, mas não é tão pouco habitual”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revelou esta quarta-feira a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos dos Açores.

O fenómeno — que apesar de não ser inédito, é raro — deve-se a uma massa de ar polar marítima que provocará “uma descida significativa” das temperaturas.

Segundo o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do IPMA, na sexta-feira, “a circulação associada a uma depressão centrada a norte do arquipélago irá transportar uma massa de ar polar marítima em direção à região dos Açores”, o que provocará “uma descida significativa da temperatura do ar em todas as ilhas”.

Essa situação poderá originar a ocorrência de “aguaceiros, que poderão ser de granizo e que, acima das cotas de 600, 800 e 1000 metros, poderão ser de neve” nos grupos Ocidental (Flores e Corvo), Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) e Oriental (São Miguel e Santa Maria), adianta o IPMA em comunicado.

“A ocorrer, não será inédito, mas não é tão pouco habitual”, diz o meteorologista Márcio Santos.

Embora a ocorrência de neve seja comum no Pico, é muito menos frequente noutros locais, explica o site Luso Meteo, e a queda de neve é rara nas restantes montanhas açorianas.

O fenómeno torna-se uma raridade com as previsões de cotas médias de neve atuais para o arquipélago — entre 500 a 600 metros de altitude.

As temperaturas mínimas “deverão variar entre os 5°C e os 7°C e as máximas entre os 12°C e os 14°C” em Santa Cruz das Flores, Horta (Faial), Angra do Heroísmo (Terceira) e Ponta Delgada (ilha de São Miguel), ainda segundo o IPMA.

“No entanto, como o vento irá soprar forte com rajadas que poderão atingir os 90 quilómetros por hora, a temperatura sentida será mais baixa variando ao longo do dia entre os 2°C e os 9°C”, refere ainda.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.