Nevão alaranjado tomou conta da Europa de Leste

katrin.jd / instagram

As montanhas nevadas de Sochi, no sul da Rússia, amanheceram na sexta-feira tingidas de amarelo na sequência de uma tempestade trazida por uma frente carregada de partículas de areia do deserto do Saara, no norte da África.

“A frente chegou do Mar Mediterrâneo, da ilha de Creta e do norte da África, onde ocorreram tempestades de areia. As partículas de pó condensaram-se na atmosfera e provocaram precipitações coloridas”, explicou aos jornalistas Andrei Bondar, chefe do Centro Meteorológico da região russa de Krasnodar.

As fotografias publicadas pelos meios de comunicação russos mostram esquiadores a deslizar por encostas de montanha que parecem dunas num deserto, conta o portal de notícias UOL.

Noutras regiões de altitude inferior, as precipitações caíram em forma de chuva vermelha, um fenómeno que também foi registado no sul da Ucrânia e na Moldávia.

Os meteorologistas russos emitiram uma mensagem para tranquilizar a população depois de muitas pessoas terem alertado as autoridades para a situação por temerem que a cor da neve pudesse ter alguma origem química, o que representaria um risco para a saúde.

https://www.instagram.com/p/BgqVkj8lhsm/

Na região ucraniana de Odessa, no litoral do Mar Negro, foi possível observar precipitações de neve cor de rosa, enquanto na Moldávia os cidadãos também relataram a ocorrência de neve amarela e cor de laranja.

“Os testes de laboratório revelaram uma mistura de partículas de areia nas amostras de neve, na qual não foram encontrados agentes químicos prejudiciais à saúde“, escreveu no Facebook o presodemte da cidade de Ismail, em Odessa, Andrei Abramchenko.

A névoa seca originada no norte da África como consequência das tempestades de areia nessa região afeta nestes dias várias regiões do Mediterrâneo, sobretudo a ilha grega de Creta, cujas autoridades advertiram para os perigos para a saúde de pessoas com doenças respiratórias.

De acordo com a BBC, que cita meteorologistas, este é um fenómeno bastante comum passível de ocorrer a cada cinco anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Remodelação no Reino Unido. Johnson demite ministros da Educação, Justiça e Habitação

Os ministros da Educação, Habitação e Justiça foram hoje demitidos do Governo britânico no âmbito da remodelação que o primeiro-ministro, Boris Johnson, iniciou, na sequência de várias crises, como a da pandemia ou a da …

Atlético 0-0 Porto | Dragão não treme no teste de Madrid

MINUTO 79. Renan Lodi e Kondogbia desentenderam-se, Taremi aproveitou, tirou Oblak do caminho e marcou. Porém, a festa nortenha durou poucos segundos. Após auxílio do VAR, o juiz Ovidiu Haţegan anulou o “tento”. Já no período …

Sporting 1-5 Ajax | Poker de Haller chama leão à realidade

O Sporting regressou à Liga dos Campeões da pior maneira. Na recepção ao Ajax, os comandados de Rúben Amorim foram goleados por 5-1, numa partida em que abriram uma autêntica auto-estrada no flanco esquerdo para …

Quintino Aires afastado de programa da TVI depois de comentários homofóbicos

Em causa estão comentários feitos sobre o concorrente Bruno d'Almeida, que levou ao parlamento uma proposta para se acabar com a discriminação aos homossexuais na doação de sangue. O psicólogo Quintino Aires foi afastado do …

Nunca houve tão poucos médicos especialistas em exclusividade no SNS. São menos de 5000

O SNS perdeu 1284 médicos em regime de exclusividade nos últimos cinco anos. Nunca houve tão poucos especialistas a trabalhar de forma exclusiva no Serviço Nacional de Saúde. Segundo avança o jornal Público, nunca houve tão …

Já pode comprar ações de obras de arte como se fosse a bolsa de valores

Já é possível comprar ações de obras de arte como se da bolsa de valores se tratasse. A plataforma Masterworks está a tentar trazer a arte das elites para todos. No outono de 2018, uma obra …

"Vamos lutar até aos portões do inferno". Plano de vacina obrigatória de Biden suscita críticas e processos

O anúncio do plano de vacinação Joe Biden suscitou aplausos do lado Democrata, mas muitas críticas de governadores Republicanos, que estão a processar a administração norte-americana. Ainda não passou uma semana desde o anúncio, mas o …

Constitucional contra saída "desprestigiante" de Lisboa. PS critica eleitoralismo da proposta do PSD

O Tribunal Constitucional caracterizou como "desprestigiante" a saída de Lisboa para Coimbra proposta pelo PSD, o que motivou críticas. A decisão final só vai ser conhecida depois das autárquicas. Em causa está o projecto de lei …

Hospital de Nova Iorque deixa de realizar partos face à demissão do pessoal médico que recusa vacinar-se

Antes de sair de cena Andrew Cuomo emitiu um mandato que visava estabelecer a vacinação obrigatória entre profissionais de saúde do estado de Nova Iorque. Um pequeno hospital do condado de Lewis, no estado de Nova …

"Foi um grande erro". Morte de 1400 golfinhos num dia nas Ilhas Faroé criticada até por adeptos da caça

Quase 1500 golfinhos foram mortos no domingo na caça tradicional das Ilhas Faroé, o que motivou críticas até entre os defensores do ritual. Activistas que defendem o fim da caça afirmam que este foi o …