/

Nevão alaranjado tomou conta da Europa de Leste

katrin.jd / instagram

As montanhas nevadas de Sochi, no sul da Rússia, amanheceram na sexta-feira tingidas de amarelo na sequência de uma tempestade trazida por uma frente carregada de partículas de areia do deserto do Saara, no norte da África.

“A frente chegou do Mar Mediterrâneo, da ilha de Creta e do norte da África, onde ocorreram tempestades de areia. As partículas de pó condensaram-se na atmosfera e provocaram precipitações coloridas”, explicou aos jornalistas Andrei Bondar, chefe do Centro Meteorológico da região russa de Krasnodar.

As fotografias publicadas pelos meios de comunicação russos mostram esquiadores a deslizar por encostas de montanha que parecem dunas num deserto, conta o portal de notícias UOL.

Noutras regiões de altitude inferior, as precipitações caíram em forma de chuva vermelha, um fenómeno que também foi registado no sul da Ucrânia e na Moldávia.

Os meteorologistas russos emitiram uma mensagem para tranquilizar a população depois de muitas pessoas terem alertado as autoridades para a situação por temerem que a cor da neve pudesse ter alguma origem química, o que representaria um risco para a saúde.

https://www.instagram.com/p/BgqVkj8lhsm/

Na região ucraniana de Odessa, no litoral do Mar Negro, foi possível observar precipitações de neve cor de rosa, enquanto na Moldávia os cidadãos também relataram a ocorrência de neve amarela e cor de laranja.

“Os testes de laboratório revelaram uma mistura de partículas de areia nas amostras de neve, na qual não foram encontrados agentes químicos prejudiciais à saúde“, escreveu no Facebook o presodemte da cidade de Ismail, em Odessa, Andrei Abramchenko.

A névoa seca originada no norte da África como consequência das tempestades de areia nessa região afeta nestes dias várias regiões do Mediterrâneo, sobretudo a ilha grega de Creta, cujas autoridades advertiram para os perigos para a saúde de pessoas com doenças respiratórias.

De acordo com a BBC, que cita meteorologistas, este é um fenómeno bastante comum passível de ocorrer a cada cinco anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.