Neta de Le Pen é cabeça de lista da Frente Nacional

d.r. Front national (FN) / Flickr

Marion Maréchal Le Pen, neta de Jean-Marie Le Pen, o fundador da Frente Nacional francesa, e sobrinha da líder do partido, Marine Le Pen, é a deputada mais jovem da história de França.

Marion Maréchal Le Pen, neta de Jean-Marie Le Pen, o fundador da Frente Nacional francesa, e sobrinha da líder do partido, Marine Le Pen, é a deputada mais jovem da história de França.

Marion Maréchal-Le Pen, neta do líder histórico da extrema-direita francesa Jean-Marie Le Pen, foi esta sexta-feira designada oficialmente cabeça de lista da Frente Nacional (FN) no sudeste de França para as eleições regionais de dezembro.

A esperada nomeação foi anunciada pelo partido durante uma reunião dedicada à designação dos candidatos aquelas eleições, que constituem o último teste a nível nacional da formação antes das presidenciais de 2017.

Jean-Marie Le Pen anunciou na segunda-feira que abdicava de ser candidato do partido às próximas eleições regionais, sugerindo a sua substituição pela neta Marion Maréchal-Le Pen.

O político, de 86 anos, que em 2011 cedeu à filha Marine Le-Pen a direção da FN, desencadeou uma crise político-familiar no início de abril com declarações sobre o Holocausto e a imigração que minam a estratégia de Marine de se afastar da linha mais radical seguida pelo pai para alargar a influência do partido.

Evocando um “suicídio político”, Marine Le Pen disse há uma semana que o pai será alvo de um processo disciplinar perante o comité executivo da FN.

Marion Maréchal-Le Pen, de 25 anos, é sobrinha de Marine e uma das duas deputadas da FN que estão há três anos na Assembleia Nacional francesa. Foi eleita pelo terceiro distrito eleitoral de Vaucluse (Provença) em 2012.

Marion foi a deputada mais jovem a ser eleita na história de França.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Matrículas poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo

As matrículas para o próximo ano letivo dos alunos do ensino obrigatório poderão ser renovadas automaticamente nos anos de continuidade de ciclo, se não houver alterações substantivas, de acordo com um despacho publicado na quarta-feira. O …

NOS avança com providência cautelar contra alteração das regras do leilão 5G

A NOS vai avançar com uma providência cautelar contra a alteração das regras do leilão propostas pela ANACOM, no dia em que termina o prazo para as operadores responderem. Na última quinta-feira, no 60.º dia de …

França aprova lei que alarga poder da polícia apesar de críticas e manifestações

O parlamento francês aprovou hoje um projeto de lei sobre segurança que visa alargar os poderes da polícia, apesar das críticas de ativistas dos direitos civis, que temem que a legislação ameace os esforços para …

Bancos dos Emirados estão a congelar contas da família dos Santos

Os bancos dos Emirados Árabes Unidos estão a congelar os bens da família dos Santos e de pessoas a ela relacionadas, respondendo a um pedido da justiça angolana efetuado a 13 de abril, avançou a …

A pedido da Comissão Europeia, EMA volta a rever dados da vacina da AstraZeneca

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou esta quarta-feira que está a rever os dados sobre a vacina Vaxzevria a pedido da Comissão Europeia. Segundo um comunicado citado pelo Observador, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) …

João Leão prevê para este ano défice de 4,5%. Ministro afasta aumento de impostos e austeridade

A terceira vaga da pandemia forçou o Governo a rever em baixa a previsão de crescimento da economia portuguesa para este ano. Assim, o ministro das Finanças antecipa um défice de 4,5% e crescimento de …

Já não é preciso isolamento para idosos que saiam dos lares por mais de 24 horas

Os idosos que vivem nos lares e que saiam por períodos superiores a 24 horas já não precisam de fazer o isolamento de 14 dias, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Na orientação atualizada nesta quinta-feira, …

Mais duas mortes e 501 casos nas últimas 24 horas em Portugal

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 501 novos casos de covid-19. O relatório desta quinta-feira (15 de abril) dá também conta de mais duas mortes …

PCP quer criar crime de enriquecimento injustificado com pena agravada para políticos

O PCP propôs esta quinta-feira, no Parlamento, a criação do crime de enriquecimento injustificado, com penas até três anos, mas que é agravado para titulares de cargos políticos e públicos, até aos cinco. O projeto dos …

Câmara de Lisboa estende testagem gratuita a todos os moradores

A Câmara de Lisboa decidiu alargar, a partir de quinta-feira, a testagem gratuita nas farmácias à covid-19 a todos os moradores, deixando o programa de estar limitado às freguesias com maior incidência da doença, foi …