Marion Maréchal-Le Pen, neta do líder histórico da extrema-direita francesa Jean-Marie Le Pen, foi esta sexta-feira designada oficialmente cabeça de lista da Frente Nacional (FN) no sudeste de França para as eleições regionais de dezembro.
A esperada nomeação foi anunciada pelo partido durante uma reunião dedicada à designação dos candidatos aquelas eleições, que constituem o último teste a nível nacional da formação antes das presidenciais de 2017.
Jean-Marie Le Pen anunciou na segunda-feira que abdicava de ser candidato do partido às próximas eleições regionais, sugerindo a sua substituição pela neta Marion Maréchal-Le Pen.
O político, de 86 anos, que em 2011 cedeu à filha Marine Le-Pen a direção da FN, desencadeou uma crise político-familiar no início de abril com declarações sobre o Holocausto e a imigração que minam a estratégia de Marine de se afastar da linha mais radical seguida pelo pai para alargar a influência do partido.
Evocando um “suicídio político”, Marine Le Pen disse há uma semana que o pai será alvo de um processo disciplinar perante o comité executivo da FN.
Marion Maréchal-Le Pen, de 25 anos, é sobrinha de Marine e uma das duas deputadas da FN que estão há três anos na Assembleia Nacional francesa. Foi eleita pelo terceiro distrito eleitoral de Vaucluse (Provença) em 2012.
Marion foi a deputada mais jovem a ser eleita na história de França.
/Lusa