Nenhum país está perto de atingir a imunidade de grupo para a covid-19

Mohamed Hossam / EPA

À medida são realizados testes em todo o mundo, torna-se cada vez mais claro que nenhum país está perto de atingir a “imunidade do grupo”, que ocorre quando um número suficiente de pessoas é infetado e se recupera, desenvolvendo anticorpos que impedem a propagação do vírus.

De acordo com um artigo do Business Insider, os especialistas estimam que a imunidade de grupo pode ocorrer  quando 70% da população foi infetado e recuperou. Até agora, a primeira onda de infeções causou mais de 300 mil vítimas mortais. Mesmo nos países mais atingidos, os investigadores indicam que apenas 10% da população criou anticorpos.

Estudos divulgados esta semana em Espanha e na França sugeriram que apenas 5% das pessoas desenvolveram anticorpos. Ambos os países registavam, na quinta-feira, mais de 27 mil mortes pelo vírus.

Nos Estados Unidos (EUA), onde já morreram quase 85 mil pessoas, as perspetivas de imunidade em massa não são melhores. Em abril, um estudo norte-americano estimou que entre 2,5% e 4,2% dos moradores de Santa Clara, na Califórnia, tinham anticorpos. Outro estudo, de Los Angeles, calculou algo semelhante: entre 2,8% e 5,6%.

Um estudo de anticorpos de Nova Iorque descobriu que 13,9% dos residentes daquele estado haviam sido infetados com o coronavírus. Na cidade de Nova Iorque, a percentagem de pessoas com anticorpos era de 21,2%. Esse número está ainda muito longe dos 50 a 70% necessários para atingir a imunidade de grupo.

De acordo com o Business Insider, isso não é um bom presságio para outras zonas dos EUA que ainda não enfrentaram ondas devastadoras de infeção, como a que matou mais de 27.500 pessoas em Nova Iorque.

A Suécia, onde o Governo permitiu que a vida continuasse normal desde o início da pandemia, também está longe da imunidade de grupo. A agência de saúde pública sueca estimou que, na melhor das hipóteses, um quarto da população de Estocolmo poderá ter contraído o vírus. Mais de 3.500 pessoas morreram (12% dos casos confirmados).

Eventualmente, continuou o Business Insider, as comunidades ou países podem atingir a imunidade de grupo através da vacinação. Contudo, alguns especialistas indicam que o mundo deve planear os próximos dois anos da covid-19 sem uma vacina.

Até que uma vacina fique amplamente disponível, recomendam a monitorização do vírus, através de testes, isolando os infetados e as pessoas com quem teve contato. Talvez também seja necessário que os governos levantem novamente as medidas de contenção caso as infeções ameacem ultrapassar a capacidade dos hospitais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …