Nenhum país da UE se opõe a sanções contra Rússia

EEAS / Flickr

Catherine Ashton no Conselho de Segurança das Nações Unidas

Catherine Ashton no Conselho de Segurança das Nações Unidas

Nenhum Estado-membro da União Europeia (UE) se opõe ao reforço das sanções contra a Rússia, mas existem “vários graus de apreciação da eficácia” desta medida, disse hoje o chefe da diplomacia portuguesa, em Milão.

No final do primeiro dia de trabalhos do encontro informal de responsáveis pelas relações externas que decorre na cidade italiana, Rui Machete confirmou que a escalada do conflito no leste da Ucrânia, entre o governo de Kiev e os separatistas pró-Rússia apoiados pelo regime de Moscovo, foi um dos principais temas em debate.

“Não houve manifestações contra as sanções”, afirmou o ministro.

Reconhecendo que “unanimidade é difícil”, o governante sublinhou que “isso não significa” que haja quem discorde de aplicar penalizações contra a Rússia, ainda que alguns defendam “sanções mais gravosas” e outros considerem que “não são tão importantes assim”.

Rui Machete frisou, porém, que “não há uma oposição entre quem não queira aplicar sanções e quem queira reforçá-las”. O que há – destacou o ministro -“é dúvidas quanto à dimensão do problema e à estratégia a seguir”.

UN Geneva / Flickr

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete

Em resumo, relatou Rui Machete, o reforço de sanções “está em cima da mesa, mas não foi objecto de uma análise específica” pelos participantes no encontro de Milão, havendo países que consideram o reforço de sanções “importante” e outros que acham que seria “menos eficaz”.

O chefe da diplomacia portuguesa considerou “de algum modo positivo” que os dois presidentes, russo e ucraniano, Vladimir Putin e Petro Poroshenko, se tenham reunido esta semana, mas recordou que, enquanto “o presidente Putin afirmava o seu propósito de conversar, simultaneamente havia tropas russas a invadir” a Crimeia, no leste da Ucrânia, o que aponta para “uma certa duplicidade da estratégia” da Rússia.

A reunião de hoje serviu para analisar a “estratégia que a Rússia, sob Putin, está a desenvolver, a maneira de a contrariar e a forma de proteger a integridade territorial da Ucrânia, que foi reafirmada”, referiu Rui Machete, frisando que a UE está comprometida em “ajudar a Ucrânia” a permanecer “com as fronteiras que tem”.

O encontro informal de chefes da diplomacia da UE, promovido pela alta representante para a política externa e de segurança da UE, Catherine Ashton, prossegue no sábado e a situação na Ucrânia deverá continuar em cima da mesa, pois “a percepção geral é de que a situação piorou”, reconheceu o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …