“Nenhum deputado do PSD tem moral para falar dos preços da TAP”, diz Pedro Nuno Santos

António Cotrim / Lusa

O ministro das Infraestruturas e Obras Públicas, Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e Obras Públicas, Pedro Nuno Santos, afirmou que “nenhum deputado do PSD tem moral para falar da TAP”, durante a Comissão de Orçamento e Finanças para debater o Orçamento de Estado de 2020 (OE2020), que decorreu na terça-feira. Na mesma audição, disse que “não há tempo, nem dinheiro” para estudar outras localizações para o novo aeroporto.

Segundo noticiou o ECO, durante a audição no Parlamento, o deputado do PSD Paulo Neves questionou Pedro Nuno Santos sobre os montantes cobrados pela TAP nas viagens à Madeira. Em resposta, o ministro indicou que se o PS não tivesse revertido o processo de privatização da empresa, nem sequer se poderiam questionar esses preços.

“Hoje, só estamos a falar da TAP porque se conseguiu garantir 50% da empresa em 2015. Porque o PSD privatizou a TAP, entendia que a TAP deveria ser privatizada”, começou por responder Pedro Nuno Santos, referindo que “se o Estado não estivesse na TAP”, a preocupação da empresa com os preços cobrados aos madeirenses “era muito menor”.

O ministro continuou: “Se fizéssemos o que o PSD queria, [os portugueses] comiam os preços e calavam. Só estamos a discutir aqui hoje os preços da TAP porque um Governo socialista reverteu [o processo de privatização], se não o PSD – responsável pela privatização que travámos – não colocava aqui a questão”.

“Nenhum deputado do PSD tem moral para falar da TAP”, acusou. “Se o Estado não estivesse na TAP, tenho dúvidas que a TAP ainda cá estivesse”, frisou, acrescentando que “foi muito difícil voltar a ter 50% da TAP”.

E rematou: “Se há partidos que não se podem queixar dos preços praticados pela TAP são o PSD e o CDS. Vocês queriam que a TAP fosse uma empresa 100% privada. PCP e Bloco de Esquerda podem queixar-se, mas vocês [PSD] podem queixar-se zero”.

Apesar da participação de 50%, Pedro Nuno Santos reconhece que o Estado “não tem influência na gestão corrente da empresa”.

“Não há tempo, nem dinheiro”

Durante o debate, o ministro afastou a hipótese de estudar outras alternativas em relação ao futuro aeroporto, fechando a localização Montijo. “Há uma autorização ambiental para construção do aeroporto do Montijo. Todos os investimentos têm impacto ambiental. Não temos tempo nem dinheiro para estudar novas localizações. Já lá vão 17 estudos de localizações. Esta é a melhor solução”, revelou Pedro Nuno Santos, citado pelo Jornal i.

ANA / VINCI Aeroportos

Projeto para novo Aeroporto no Montijo

De acordo com o próprio, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) é uma entidade “independente”, ao contrário do que sugerem algumas associações ambientais e de contestação à construção do aeroporto do Montijo.

“Acreditamos na APA”, referiu, acrescentando que, atualmente “estamos a perder dezenas de milhões de euros, centenas todos os dias, porque o aeroporto de Lisboa não pode receber a quantidade de voos que procuram todos os dias” aquela infraestrutura. Essa perda “são menos receitas, são menos empregos, perde o povo português”, garantiu.

Desta forma, rejeitou a solução defendida por Pedro Santana Lopes e Carmona Rodrigues, que apontaram Alverca como solução, que foi apresentada ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e previa a construção de mais uma pista e a capacidade de gerir 75 milhões de passageiros e 500 mil movimentos anuais de aviões.

Relativamente à extensão do Metro para Cascais considerou que “seria um erro gigantesco” e “um desastre para a população”, visto que “não é possível nenhum metro ligeiro” competir com a quantidade de passageiros que suporta o comboio.

O ministro lembrou também que o Porta 65, programa de apoio ao arrendamento jovem, conta com uma dotação de 20 milhões de euros. Um valor que, destacou, representa uma subida de dois milhões de euros.

Na audição foi ainda discutido o tema dos CTT, com o governante a garantir que entrada do Estado no capital dos CTT “não está excluída”. O atual contrato de concessão dos CTT termina no final deste ano e Pedro Nuno Santos lembrou que “só há quatro países que têm empresas de correios totalmente privatizadas”: Holanda, Reino Unido, Malta e Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E tem toda a razão!!
    Os mesmos que entregaram a TAP de “mão beijada” a uns vigaristas, agora estão preocupados com os preços?!
    Está boa!…

RESPONDER

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …