“Nenhum deputado do PSD tem moral para falar dos preços da TAP”, diz Pedro Nuno Santos

António Cotrim / Lusa

O ministro das Infraestruturas e Obras Públicas, Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e Obras Públicas, Pedro Nuno Santos, afirmou que “nenhum deputado do PSD tem moral para falar da TAP”, durante a Comissão de Orçamento e Finanças para debater o Orçamento de Estado de 2020 (OE2020), que decorreu na terça-feira. Na mesma audição, disse que “não há tempo, nem dinheiro” para estudar outras localizações para o novo aeroporto.

Segundo noticiou o ECO, durante a audição no Parlamento, o deputado do PSD Paulo Neves questionou Pedro Nuno Santos sobre os montantes cobrados pela TAP nas viagens à Madeira. Em resposta, o ministro indicou que se o PS não tivesse revertido o processo de privatização da empresa, nem sequer se poderiam questionar esses preços.

“Hoje, só estamos a falar da TAP porque se conseguiu garantir 50% da empresa em 2015. Porque o PSD privatizou a TAP, entendia que a TAP deveria ser privatizada”, começou por responder Pedro Nuno Santos, referindo que “se o Estado não estivesse na TAP”, a preocupação da empresa com os preços cobrados aos madeirenses “era muito menor”.

O ministro continuou: “Se fizéssemos o que o PSD queria, [os portugueses] comiam os preços e calavam. Só estamos a discutir aqui hoje os preços da TAP porque um Governo socialista reverteu [o processo de privatização], se não o PSD – responsável pela privatização que travámos – não colocava aqui a questão”.

“Nenhum deputado do PSD tem moral para falar da TAP”, acusou. “Se o Estado não estivesse na TAP, tenho dúvidas que a TAP ainda cá estivesse”, frisou, acrescentando que “foi muito difícil voltar a ter 50% da TAP”.

E rematou: “Se há partidos que não se podem queixar dos preços praticados pela TAP são o PSD e o CDS. Vocês queriam que a TAP fosse uma empresa 100% privada. PCP e Bloco de Esquerda podem queixar-se, mas vocês [PSD] podem queixar-se zero”.

Apesar da participação de 50%, Pedro Nuno Santos reconhece que o Estado “não tem influência na gestão corrente da empresa”.

“Não há tempo, nem dinheiro”

Durante o debate, o ministro afastou a hipótese de estudar outras alternativas em relação ao futuro aeroporto, fechando a localização Montijo. “Há uma autorização ambiental para construção do aeroporto do Montijo. Todos os investimentos têm impacto ambiental. Não temos tempo nem dinheiro para estudar novas localizações. Já lá vão 17 estudos de localizações. Esta é a melhor solução”, revelou Pedro Nuno Santos, citado pelo Jornal i.

ANA / VINCI Aeroportos

Projeto para novo Aeroporto no Montijo

De acordo com o próprio, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) é uma entidade “independente”, ao contrário do que sugerem algumas associações ambientais e de contestação à construção do aeroporto do Montijo.

“Acreditamos na APA”, referiu, acrescentando que, atualmente “estamos a perder dezenas de milhões de euros, centenas todos os dias, porque o aeroporto de Lisboa não pode receber a quantidade de voos que procuram todos os dias” aquela infraestrutura. Essa perda “são menos receitas, são menos empregos, perde o povo português”, garantiu.

Desta forma, rejeitou a solução defendida por Pedro Santana Lopes e Carmona Rodrigues, que apontaram Alverca como solução, que foi apresentada ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e previa a construção de mais uma pista e a capacidade de gerir 75 milhões de passageiros e 500 mil movimentos anuais de aviões.

Relativamente à extensão do Metro para Cascais considerou que “seria um erro gigantesco” e “um desastre para a população”, visto que “não é possível nenhum metro ligeiro” competir com a quantidade de passageiros que suporta o comboio.

O ministro lembrou também que o Porta 65, programa de apoio ao arrendamento jovem, conta com uma dotação de 20 milhões de euros. Um valor que, destacou, representa uma subida de dois milhões de euros.

Na audição foi ainda discutido o tema dos CTT, com o governante a garantir que entrada do Estado no capital dos CTT “não está excluída”. O atual contrato de concessão dos CTT termina no final deste ano e Pedro Nuno Santos lembrou que “só há quatro países que têm empresas de correios totalmente privatizadas”: Holanda, Reino Unido, Malta e Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E tem toda a razão!!
    Os mesmos que entregaram a TAP de “mão beijada” a uns vigaristas, agora estão preocupados com os preços?!
    Está boa!…

RESPONDER

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …