Todas as opções em aberto. Marcelo pode não ter o apoio do CDS nas próximas eleições

António Cotrim / Lusa

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas (E), com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (D)

Marcelo Rebelo de Sousa pode não ter o apoio do CDS nas próximas eleições. Os três principais candidatos à liderança deixam a porta aberta para o partido entrar na corrida às presidenciais de 2021 com um candidato próprio. 

Abel Matos Santos, porta-voz da tendência interna (igualmente crítica da direção) Tendência Esperança em Movimento, não tem receio de assumir que está desiludido com o mandato presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa.

Em declarações ao Diário de Notícias, o candidato à liderança do CDS referiu que, “em relação ao candidato presidencial, é uma candidatura unipessoal, portanto o CDS tanto pode ter um candidato próprio como apoiar um candidato em que o partido se reveja”.

Para Matos Santos, “não podem, existir tabus nesta matéria”, que “tem muito a ver com a figura que possa surgir, como candidato do CDS ou que o CDS apoie”.

“Infelizmente, o professor Marcelo Rebelo de Sousa se em alguns momentos e nalgumas matérias tem tomado posições consentâneas com a visão de sociedade que defendo e que entendo que o CDS deve defender, numa vasta área tem estado muito distante daquilo que entendo que deveria ter sido o seu posicionamento”, justifica.

No último congresso do CDS, Filipe Lobo D’Ávila, também candidato à liderança do partido, tinha aberto a porta ao apoio do CDS a uma eventual recandidatura de Marcelo. Agora, lembra que não foi tomada nenhuma decisão formal sobre a apoio a qualquer candidato à Presidência da República em 2021.

“As eleições presidenciais dependem de candidaturas individuais, pelo que o CDS deve manter todas as opções em aberto“, disse ao matutino.

João Almeida é o mais evasivo nesta questão: “Não havendo candidaturas apresentadas, o que posso garantir é que a decisão será debatida e tomada em conselho nacional.”

A prioridade do CDS é eleger um novo presidente. Ainda assim, o candidato vencedor no congresso poderá querer marcar a diferença na opção sobre as eleições presidenciais e, assim, apontar para um candidato próprio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …