O Nemo poderá não conseguir salvar-se das alterações climáticas

O peixe-palhaço (Amphiprion), eternizado pelo filme da Disney À Procura de Nemo, poderá não conseguir salvar-se das alterações climáticas, uma vez que a sua capacidade de renovar a população está associada a um habitat de qualidade e não a uma adaptação genética.

Esta é a conclusão de uma equipa de cientistas internacionais que monitorizou a espécie durante mais de uma década na baía de Kimbe, na Papua-Nova Guiné.

Os resultados foram agora publicados na revista científica especializada Ecology Letters.

Através da análise genética do ADN dos peixes-palhaço em estudo, os investigadores conseguiram calcular o seu potencial de adaptação às mudanças de habitat e a sua capacidade de renovar os seus espécimes.

A equipa descobriu que as grandes famílias de peixes-palhaço que prosperaram durante muitas gerações estavam em grande parte associadas a habitats de grande qualidade e não a genes compartilhados – ou seja, o segredo da sobrevivência da população está ligado ao tipo de habitat e não ao fator genético.

“As descobertas relatadas [neste artigo] são fruto de um grande esforço na amostragem e de sequenciamento de ADN que não tinha sido tentado com nenhuma outra espécie antes”, começou por explicar o biólogo da Instituição Oceanográfica de Woods Hole (WHOI), Simon Thorrold, co-autor do estudo, citado em comunicado.

“Para nós, a maior surpresa foi também a mais preocupante: os esforços de conservação podem não depender da adaptação genética para proteger os peixes-palhaços dos efeitos das mudanças climáticas (…) Parece que o Nemo não poderá salvar-se“, disse.

De acordo com os cientistas, a qualidade da anémona – o lar do peixe-palhaço – contribuiu significativamente – 50%, em média – para a sua capacidade de sobreviver e renovar a sua população. Se as anémonas continuarem saudáveis, a população de peixes-palhaço resistirá; caso sejam afetadas pelas alterações do cima, a espécie enfrentará problemas.

“Portanto, o Nemo está à mercê de um habitat que se degrada cada vez mais a cada ano”, lamentou Benoit Pujol, geneticista evolucionário do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) na França, citado na mesma nota.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …