Marlin, o pai de Nemo, devia ter-se transformado na mãe (e chamar-se Marlene)

Ao contrário do que se viu no popular filme da Disney, “À procura de Nemo”, quando Nemo regressa a casa deveria ter encontrado o pai, Marlin, muito mudado.

Segundo cientistas franceses, os peixes-palhaço machos mudam de sexo quando a parceira morre. Por isso, segundo a ciência, Marlin nunca esperaria o pequeno Nemo, que andou perdido pelos oceanos, na anémona que era a sua casa. Pelo menos não enquanto macho.

O peixe palhaço masculino muda de sexo quando a parceira morre, já que é esta que assume o papel de protetora do lar, tendo um caráter mais agressivo e protegendo a anémona onde habitam de predadores.

No mundo animal, os machos da espécie peixe-palhaço assumem o papel dos cuidados parentais, tomando conta dos ovos e dos peixes jovens. Por isso, quando a parceira fêmea morre, o macho vê-se obrigado a assumir o papel protetor e, para isso, mudar de sexo, segundo o Daily Mail.

Especialistas de duas universidades de Paris pesquisaram as mudanças comportamentais, fisiológicas e hormonais nos peixe-palhaço ao longo de vários anos da ilha de Moorea, na Polinésia Francesa.

Os peixes-palhaço habitam em climas tropicais em anémonas, onde permanecem a vida inteira. Os peixe machos tendem a cuidar dos ovos e ventilá-los enquanto as fêmeas atuam como guardas de segurança, emitindo chamadas de aviso e até mesmo lançando ataques.

Sabe-se há algum tempo que o peixe cor de laranja às riscas brancas, imortalizado na animação digital, torna-se feminino se o seu companheiro é comido ou morre. Mas o novo estudo revela o quão viscoso eles se podem tornar.

No filme, a mãe de Nemo é comida por uma barracuda, mas o pai, Marlin, sobrevive. Nemo, o único bebé sobrevivente, é então perdido e perseguido pelos tubarões antes de finalmente encontrar o caminho de volta para casa.

Para garantir a sobrevivência do grupo, Marlin ter-se-ia tornado em… Marlene, disseram os pesquisadores. Em imagens extraordinárias, os cientistas capturaram o momento em que um peixe-palhaço feminino desaparece de casa para atacar um tubarão que se aproxima.

A Doutora Suzanne Mills, bióloga evolutiva da Ecole Pratique des Hautes Etudes at Criobe, disse: “A mulher é agressiva para os predadores e é quem protege a anémona. Se a mulher morre, o macho, o pai de Nemo, muda de sexo e torna-se uma fêmea reprodutora”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …