/

Marlin, o pai de Nemo, devia ter-se transformado na mãe (e chamar-se Marlene)

Ao contrário do que se viu no popular filme da Disney, “À procura de Nemo”, quando Nemo regressa a casa deveria ter encontrado o pai, Marlin, muito mudado.

Segundo cientistas franceses, os peixes-palhaço machos mudam de sexo quando a parceira morre. Por isso, segundo a ciência, Marlin nunca esperaria o pequeno Nemo, que andou perdido pelos oceanos, na anémona que era a sua casa. Pelo menos não enquanto macho.

O peixe palhaço masculino muda de sexo quando a parceira morre, já que é esta que assume o papel de protetora do lar, tendo um caráter mais agressivo e protegendo a anémona onde habitam de predadores.

No mundo animal, os machos da espécie peixe-palhaço assumem o papel dos cuidados parentais, tomando conta dos ovos e dos peixes jovens. Por isso, quando a parceira fêmea morre, o macho vê-se obrigado a assumir o papel protetor e, para isso, mudar de sexo, segundo o Daily Mail.

Especialistas de duas universidades de Paris pesquisaram as mudanças comportamentais, fisiológicas e hormonais nos peixe-palhaço ao longo de vários anos da ilha de Moorea, na Polinésia Francesa.

Os peixes-palhaço habitam em climas tropicais em anémonas, onde permanecem a vida inteira. Os peixe machos tendem a cuidar dos ovos e ventilá-los enquanto as fêmeas atuam como guardas de segurança, emitindo chamadas de aviso e até mesmo lançando ataques.

Sabe-se há algum tempo que o peixe cor de laranja às riscas brancas, imortalizado na animação digital, torna-se feminino se o seu companheiro é comido ou morre. Mas o novo estudo revela o quão viscoso eles se podem tornar.

No filme, a mãe de Nemo é comida por uma barracuda, mas o pai, Marlin, sobrevive. Nemo, o único bebé sobrevivente, é então perdido e perseguido pelos tubarões antes de finalmente encontrar o caminho de volta para casa.

Para garantir a sobrevivência do grupo, Marlin ter-se-ia tornado em… Marlene, disseram os pesquisadores. Em imagens extraordinárias, os cientistas capturaram o momento em que um peixe-palhaço feminino desaparece de casa para atacar um tubarão que se aproxima.

A Doutora Suzanne Mills, bióloga evolutiva da Ecole Pratique des Hautes Etudes at Criobe, disse: “A mulher é agressiva para os predadores e é quem protege a anémona. Se a mulher morre, o macho, o pai de Nemo, muda de sexo e torna-se uma fêmea reprodutora”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.