Marlin, o pai de Nemo, devia ter-se transformado na mãe (e chamar-se Marlene)

Ao contrário do que se viu no popular filme da Disney, “À procura de Nemo”, quando Nemo regressa a casa deveria ter encontrado o pai, Marlin, muito mudado.

Segundo cientistas franceses, os peixes-palhaço machos mudam de sexo quando a parceira morre. Por isso, segundo a ciência, Marlin nunca esperaria o pequeno Nemo, que andou perdido pelos oceanos, na anémona que era a sua casa. Pelo menos não enquanto macho.

O peixe palhaço masculino muda de sexo quando a parceira morre, já que é esta que assume o papel de protetora do lar, tendo um caráter mais agressivo e protegendo a anémona onde habitam de predadores.

No mundo animal, os machos da espécie peixe-palhaço assumem o papel dos cuidados parentais, tomando conta dos ovos e dos peixes jovens. Por isso, quando a parceira fêmea morre, o macho vê-se obrigado a assumir o papel protetor e, para isso, mudar de sexo, segundo o Daily Mail.

Especialistas de duas universidades de Paris pesquisaram as mudanças comportamentais, fisiológicas e hormonais nos peixe-palhaço ao longo de vários anos da ilha de Moorea, na Polinésia Francesa.

Os peixes-palhaço habitam em climas tropicais em anémonas, onde permanecem a vida inteira. Os peixe machos tendem a cuidar dos ovos e ventilá-los enquanto as fêmeas atuam como guardas de segurança, emitindo chamadas de aviso e até mesmo lançando ataques.

Sabe-se há algum tempo que o peixe cor de laranja às riscas brancas, imortalizado na animação digital, torna-se feminino se o seu companheiro é comido ou morre. Mas o novo estudo revela o quão viscoso eles se podem tornar.

No filme, a mãe de Nemo é comida por uma barracuda, mas o pai, Marlin, sobrevive. Nemo, o único bebé sobrevivente, é então perdido e perseguido pelos tubarões antes de finalmente encontrar o caminho de volta para casa.

Para garantir a sobrevivência do grupo, Marlin ter-se-ia tornado em… Marlene, disseram os pesquisadores. Em imagens extraordinárias, os cientistas capturaram o momento em que um peixe-palhaço feminino desaparece de casa para atacar um tubarão que se aproxima.

A Doutora Suzanne Mills, bióloga evolutiva da Ecole Pratique des Hautes Etudes at Criobe, disse: “A mulher é agressiva para os predadores e é quem protege a anémona. Se a mulher morre, o macho, o pai de Nemo, muda de sexo e torna-se uma fêmea reprodutora”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …

Iniciativa Liberal vai votar contra programa de Costa

O deputado eleito do Iniciativa Liberal vai votar contra o Programa de Governo, e revela que as suas primeiras propostas serão de desagravamento fiscal perante um Parlamento onde se quer sentar ao meio, "o mais …