Nemesis quer criar o primeiro catamarã luxuoso de alta velocidade

A Nemesis Yachts quer subir a parada no que toca a embarcações de luxo. A empresa quer fabricar o primeiro catamarã autónomo, movido a hidrogénio e capaz de atingir velocidades de mais de 50 nós.

De acordo com o New Atlas, a célula de combustível do Nemesis One terá uma grande quantidade de armazenamento e as baterias serão mantidas com “750 metros quadrados de painéis solares”, que vão gerar até 150 kW de energia.

O sistema de propulsão hidroelétrico permitirá atingir velocidades de 18 nós. No entanto, uma vez que a vela gigante esteja totalmente implantada, “será definitivamente o iate à vela mais rápido do mundo”, garante a empresa.

O luxuoso catamarã não vai precisar de muito esforço para o levar pelas águas, já que será quase totalmente autónomo. Um sistema computorizado controlará o ângulo da vela para ter em consideração as condições meteorológicas, por exemplo. A Nemesis Yachts já está a trabalhar num protótipo desta inovadora vela.

A empresa afirma também que o seu design inteligente faz com que seja 2,6 vezes mais eficiente do que uma vela convencional do mesmo tamanho.

A embarcação vem ainda equipada com um sistema LiDAR capaz de detetar obstáculos e navegar sem a mínima preocupação dos seus tripulantes. No “modo performance”, o Nemesis One pode mesmo chegar aos 50 nós, comprometendo apenas um pouco o conforto.

Com 101 metros de comprimento, 39 metros de largura e uma vela de 89 metros, este catamarã promete ser um verdadeiro monstro das águas. O seu interior luxuoso pode ficar ao descoberto caso assim deseje, já que o teto é retrátil e pode ser aberto para ter uma boa paisagem do céu estrelado.

“A equipa por trás deste projeto tem uma quantidade impressionante de projetos realizados no seu currículo. Não consideramos esta tecnologia de ponta, estamos simplesmente a combinar recursos existentes e comprovados da indústria de uma forma inteligente que não foi feita até agora”, disse o CEO da Nemesis, Richard Ruthenberg, ao New Atlas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Raciocínio Neandertal". Biden critica fim das máscaras obrigatórias no Texas

O Presidente norte-americano criticou, esta quarta-feira, a decisão do governador do Texas de acabar com a obrigatoriedade de utilização de máscara, classificando-a de "raciocínio Neanderthal". "Estamos à beira de ser capazes de mudar fundamentalmente a natureza …

Joacine já exonerou quatro assessores desde que saiu do Livre

Silavnia de Barros e Inês Beleza Barreiros saíram do gabinete de Joacine Katar Moreira. A deputada não-inscrita já exonerou quatro assessores desde que se desvinculou do Livre. Esta quarta-feira, um despacho publicado em Diário da República …

Redução da renda, mais apoio e menos burocracia. As propostas do PCP para ajudar pequenos empresários

O PCP vai entregar quatro propostas e um projeto de lei para que o Governo adote medidas para auxiliar as pequenas e médias empresas após ouvir as queixas dos pequenos e médios empresários. De acordo com …

Lista do PSD faz estalar o verniz: há candidatos que não o são e autarcas que não foram contactados

O PSD anunciou, esta quarta-feira, uma lista com 100 nomes para concorrerem às eleições autárquicas, mas há autarcas a demarcarem-se da decisão anunciada pela direção. O nome de Paulo Manuel Santos, atual presidente da Câmara de …

Catarina Martins diz que "PS é muito permeável ao poder económico"

Apesar de afastar uma coligação pré-eleitoral com o PS em Lisboa, Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, admite que o partido está disponível para dialogar com António Costa, mas sem "chantagens". Em entrevista ao Público …

Polícia do Capitólio alerta para ameaça de nova invasão já esta quinta-feira

A polícia do Capitólio, responsável pela segurança do Congresso dos Estados Unidos, alertou para a ameaça de uma milícia invadir a sede do Congresso na quinta-feira, com ligações a uma teoria de conspiração. A agência …

AstraZeneca reduz risco de hospitalização de idosos. Cuba tem nova vacina (e pode envolver 3 doses)

A injeção de uma dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19 permite reduzir em mais de três quartos o risco de hospitalização de idosos com mais de 80 anos, conclui um estudo britânico. Os resultados, ainda …

Descobertos tubarões que brilham no escuro

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia teve uma surpresa quando decidiu explorar as profundezas mais inexploradas dos oceanos do nosso planeta: descobriu três espécies de tubarão que brilham no escuro. É a primeira vez que …

Altice abre porta de saída a dois mil trabalhadores

O CCO da Altice Portugal anunciou o arranque, esta quinta-feira, da segunda fase do programa de rescisões voluntárias Pessoa, podendo abranger até cerca de dois mil funcionários. Em entrevista ao Diário de Notícias, João Zúquete da …

Sporting e Rúben Amorim em negociações para a renovação do contrato

O Sporting e o treinador já estão em negociações para a renovação do contrato, que deverá fazer aumentar a cláusula de rescisão dos 20 para os 30 milhões de euros. Faz esta sexta-feira um ano que …