Nemesis quer criar o primeiro catamarã luxuoso de alta velocidade

A Nemesis Yachts quer subir a parada no que toca a embarcações de luxo. A empresa quer fabricar o primeiro catamarã autónomo, movido a hidrogénio e capaz de atingir velocidades de mais de 50 nós.

De acordo com o New Atlas, a célula de combustível do Nemesis One terá uma grande quantidade de armazenamento e as baterias serão mantidas com “750 metros quadrados de painéis solares”, que vão gerar até 150 kW de energia.

O sistema de propulsão hidroelétrico permitirá atingir velocidades de 18 nós. No entanto, uma vez que a vela gigante esteja totalmente implantada, “será definitivamente o iate à vela mais rápido do mundo”, garante a empresa.

O luxuoso catamarã não vai precisar de muito esforço para o levar pelas águas, já que será quase totalmente autónomo. Um sistema computorizado controlará o ângulo da vela para ter em consideração as condições meteorológicas, por exemplo. A Nemesis Yachts já está a trabalhar num protótipo desta inovadora vela.

A empresa afirma também que o seu design inteligente faz com que seja 2,6 vezes mais eficiente do que uma vela convencional do mesmo tamanho.

A embarcação vem ainda equipada com um sistema LiDAR capaz de detetar obstáculos e navegar sem a mínima preocupação dos seus tripulantes. No “modo performance”, o Nemesis One pode mesmo chegar aos 50 nós, comprometendo apenas um pouco o conforto.

Com 101 metros de comprimento, 39 metros de largura e uma vela de 89 metros, este catamarã promete ser um verdadeiro monstro das águas. O seu interior luxuoso pode ficar ao descoberto caso assim deseje, já que o teto é retrátil e pode ser aberto para ter uma boa paisagem do céu estrelado.

“A equipa por trás deste projeto tem uma quantidade impressionante de projetos realizados no seu currículo. Não consideramos esta tecnologia de ponta, estamos simplesmente a combinar recursos existentes e comprovados da indústria de uma forma inteligente que não foi feita até agora”, disse o CEO da Nemesis, Richard Ruthenberg, ao New Atlas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …