Nemesis quer criar o primeiro catamarã luxuoso de alta velocidade

A Nemesis Yachts quer subir a parada no que toca a embarcações de luxo. A empresa quer fabricar o primeiro catamarã autónomo, movido a hidrogénio e capaz de atingir velocidades de mais de 50 nós.

De acordo com o New Atlas, a célula de combustível do Nemesis One terá uma grande quantidade de armazenamento e as baterias serão mantidas com “750 metros quadrados de painéis solares”, que vão gerar até 150 kW de energia.

O sistema de propulsão hidroelétrico permitirá atingir velocidades de 18 nós. No entanto, uma vez que a vela gigante esteja totalmente implantada, “será definitivamente o iate à vela mais rápido do mundo”, garante a empresa.

O luxuoso catamarã não vai precisar de muito esforço para o levar pelas águas, já que será quase totalmente autónomo. Um sistema computorizado controlará o ângulo da vela para ter em consideração as condições meteorológicas, por exemplo. A Nemesis Yachts já está a trabalhar num protótipo desta inovadora vela.

A empresa afirma também que o seu design inteligente faz com que seja 2,6 vezes mais eficiente do que uma vela convencional do mesmo tamanho.

A embarcação vem ainda equipada com um sistema LiDAR capaz de detetar obstáculos e navegar sem a mínima preocupação dos seus tripulantes. No “modo performance”, o Nemesis One pode mesmo chegar aos 50 nós, comprometendo apenas um pouco o conforto.

Com 101 metros de comprimento, 39 metros de largura e uma vela de 89 metros, este catamarã promete ser um verdadeiro monstro das águas. O seu interior luxuoso pode ficar ao descoberto caso assim deseje, já que o teto é retrátil e pode ser aberto para ter uma boa paisagem do céu estrelado.

“A equipa por trás deste projeto tem uma quantidade impressionante de projetos realizados no seu currículo. Não consideramos esta tecnologia de ponta, estamos simplesmente a combinar recursos existentes e comprovados da indústria de uma forma inteligente que não foi feita até agora”, disse o CEO da Nemesis, Richard Ruthenberg, ao New Atlas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Macedónia N. 0-3 Países Baixos | Laranja garante pleno

A seleção da Macedónia do Norte ainda deu luta, na primeira parte, aos Países Baixos, na última jornada do grupo C do Euro2020 de futebol, mas perdeu naturalmente por 3-0, face à supremacia da seleção …

Imunidade do grupo com 70% de vacinados é ideia ultrapassada, defende investigador

O investigador Miguel Castanho afirmou esta segunda-feira que a ideia da imunidade do grupo com 70% da população vacinada contra a covid-19 está “completamente desatualizada” porque a vacina não protege contra a infeção e a …

Euro2020. Portugal já demonstrou "qualidade para ultrapassar todas as dificuldades"

O futebolista João Moutinho lembrou esta segunda-feira que Portugal já “demonstrou ter qualidade para ultrapassar todas as dificuldades” e acredita que diante da França, na derradeira jornada do Grupo F do Euro2020, o campeão europeu …

Demolição de construções ilegais em Loures regista “alguns tumultos” com moradores

A Câmara Municipal de Loures avançou esta segunda-feira com demolições de construções ilegais no bairro de Montemor, com o apoio da polícia, verificando-se “alguns tumultos”, porque os moradores se queixam da falta de soluções de …

"O São João é decisivo". Gaia negou pedidos para festejos e faz apelo à contenção

A Câmara de Vila Nova de Gaia negou os pedidos para a realização de festas de São João porque “com esta cadência” o concelho “corre o risco de voltar atrás no confinamento”, disse esta segunda-feira …

Presidente promulga diploma do Governo para acelerar execução do PRR

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto-lei que estabelece o regime excecional de execução orçamental e de simplificação de procedimentos dos projetos aprovados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Numa nota …

Bielorrússia. Washington anuncia sanções financeiras e restrições de vistos

Os Estados Unidos impuseram esta segunda-feira novas sanções financeiras e restrições de vistos a dezenas de funcionários e entidades na Bielorrússia, em coordenação com a União Europeia, Reino Unido e Canadá. As medidas retaliatórias - que …

Uma provocação de Cristiano iniciou a reviravolta alemã

Opinião de Dietmar Hamann, depois de um toque "artístico" do capitão da seleção portuguesa, quando a Alemanha ainda perdia. Cristiano Ronaldo voltou a jogar para dar espetáculo, num momento do duelo entre Portugal e Alemanha no …

Fotografia mostra princesa Latifa em Espanha

Uma fotografia da princesa Latifa do Dubai, cuja situação preocupa a ONU depois de ter sido apanhada quando tentava fugir do emirado em 2018, foi divulgada esta segunda-feira numa rede social e descrita como tendo …

Microlino, o pequeno carro elétrico com teto dobrável, está cada vez mais perto da produção

Em desenvolvimento há mais de cinco anos, e originalmente com produção prevista para 2019, o terceiro protótipo do Microlino 2.0 da Micro Mobility Systems AG foi concluído. O terceiro protótipo do Microlino é o mais próximo …