“Nem merece ser violada”, diz deputado brasileiro sobre colega

Geraldo Magela / Agência Senado

Jair Bolsonaro, deputado federal pelo Partido Progressista brasileiro

Jair Bolsonaro, deputado federal pelo Partido Progressista brasileiro

O deputado brasileiro Jair Bolsonaro, do Partido Progressista, insultou a deputada Maria do Rosário, do Partido dos Trabalhadores, na sessão plenária da Câmara dos deputados desta terça-feira.

Maria do Rosário falava no Dia Internacional dos Direitos Humanos sobre os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que entrega esta quarta-feira à presidente Dilma Rousseff o seu relatório final.

A CNV investiga crimes ocorridos durante a ditadura militar brasileira, de 1964 a 1985, e Jair Bolsonaro é um dos maiores críticos da comissão, por não incluir representantes dos militares e não investigar crimes cometidos pelos militantes de esquerda.

Discursando imediatamente após a deputada, Bolsonaro começou por afirmar: “Fica aí, Maria do Rosário, fica. Há poucos dias você me chamou de estuprador no salão verde e eu disse que não estuprava você porque você não merece. Fica aqui para ouvir”.

Jair Bolsonaro voltou a citar as mesmas palavras que usou em 2003, numa discussão com Maria do Rosário, quando lhe disse que não a estupraria “porque não merece”.

Na altura, a deputada tinha-o chamado de estuprador, por incentivar tal prática mesmo sem ter consciência disso.

Jair empurrou Maria do Rosário e chamou-a de “vagabunda”.

O vídeo na Internet com a discussão entre os dois faz sucesso até hoje, entre defensores e inimigos do parlamentar.

Após a discussão, Bolsonaro afirmou que não teme processos, e que apenas quis chamar a atenção da deputada para a sua versão sobre o relatório da Comissão da Verdade.

“Na altura, fui chamado de estuprador, se alguém tem de ser processado, não sou eu”, disse.

Horas depois de dirigir estas palavras à deputada e ex-ministra da secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Jair Bolsonaro reiterou o discurso pelo Twitter: “Após mentir sobre o período militar, Bolsonaro coloca Maria do Rosário em seu devido lugar”.

A frase chamava os seguidores para o vídeo publicado pelo perfil de Bolsonaro no YouTube com o seguinte título, escrito em maiúsculas: “BOLSONARO ESCOVA MARIA DO ROSÁRIO”.

As imagens mostram o seu discurso na sessão plenária.

Nota de repúdio

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, afirmou que a Câmara não pode permitir que os parlamentares tenham um comportamento incompatível com o decoro parlamentar.

“A Câmara não pode permitir esse tipo de comportamento. Tem que dar o exemplo aqui na relação, não só política como pessoal também”, disse Alves.

O Partido Comunista do Brasil vai entrar com uma representação contra Bolsonaro “na Câmara ou diretamente no Supremo. Estamos a analisar qual é o melhor caminho e vamos fazer ou um ou os dois. Vamos estudar do ponto de vista jurídico o que é mais curto e o que menos o protege”, defendeu a deputada Jandira Feghali.

A deputada Jô Moraes, do mesmo partido, propôs que o Código de Ética da Câmara passe a proibir explicitamente o que chamou de “ofensas machistas“. Solidarizando-se com Maria do Rosário, a deputada disse que todas as mulheres se sentiram agredidas. “Nenhuma mulher ‘merece’ ser estuprada”, frisou.

O líder do PT, Vicentinho, leu em Plenário uma nota do partido considerando que Bolsonaro desrespeita a condição de deputado, e promete medidas judiciais e regimentais pela ofensa. “Deixa assim transparecer que lhe é admissível a ideia de assumir o papel de estuprador condicionando e o ‘merecimento’ da vítima, assim demonstrando a covardia que é tão típica dos estupradores“, disse.

Mais cedo, o deputado Pastor Marco Feliciano, do Partido Social Cristão, defendeu o colega, afirmando que Bolsonaro não ofendeu ou atacou Maria do Rosário.

“Eles estavam a chamar o deputado Bolsonaro de estuprador, e ele disse que mesmo que fosse não estupraria a deputada. É preciso restabelecer a verdade, ele não disse que era um estuprador”, disse.

ZAP / Agência Câmara Notícias / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. E enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …

UEFA duplica prémios do Europeu feminino

De oito para 16 milhões de euros. Prémio monetário bem diferente do Europeu anterior. A UEFA informou nesta quinta-feira que vai ser duplicado o total do prémio monetário para as selecções participantes no próximo Europeu feminino. O …

Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas. Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses …

Entre professoras e uma personal trainer, Braga é o concelho do país com mais candidatas mulheres

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm, pelo menos, uma mulher candidata à presidência de uma Câmara Municipal. A liderar surge Braga com cinco candidatas mulheres às eleições autárquicas de domingo. Há 194 concelhos …