“Nem merece ser violada”, diz deputado brasileiro sobre colega

Geraldo Magela / Agência Senado

Jair Bolsonaro, deputado federal pelo Partido Progressista brasileiro

Jair Bolsonaro, deputado federal pelo Partido Progressista brasileiro

O deputado brasileiro Jair Bolsonaro, do Partido Progressista, insultou a deputada Maria do Rosário, do Partido dos Trabalhadores, na sessão plenária da Câmara dos deputados desta terça-feira.

Maria do Rosário falava no Dia Internacional dos Direitos Humanos sobre os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV), que entrega esta quarta-feira à presidente Dilma Rousseff o seu relatório final.

A CNV investiga crimes ocorridos durante a ditadura militar brasileira, de 1964 a 1985, e Jair Bolsonaro é um dos maiores críticos da comissão, por não incluir representantes dos militares e não investigar crimes cometidos pelos militantes de esquerda.

Discursando imediatamente após a deputada, Bolsonaro começou por afirmar: “Fica aí, Maria do Rosário, fica. Há poucos dias você me chamou de estuprador no salão verde e eu disse que não estuprava você porque você não merece. Fica aqui para ouvir”.

Jair Bolsonaro voltou a citar as mesmas palavras que usou em 2003, numa discussão com Maria do Rosário, quando lhe disse que não a estupraria “porque não merece”.

Na altura, a deputada tinha-o chamado de estuprador, por incentivar tal prática mesmo sem ter consciência disso.

Jair empurrou Maria do Rosário e chamou-a de “vagabunda”.

O vídeo na Internet com a discussão entre os dois faz sucesso até hoje, entre defensores e inimigos do parlamentar.

Após a discussão, Bolsonaro afirmou que não teme processos, e que apenas quis chamar a atenção da deputada para a sua versão sobre o relatório da Comissão da Verdade.

“Na altura, fui chamado de estuprador, se alguém tem de ser processado, não sou eu”, disse.

Horas depois de dirigir estas palavras à deputada e ex-ministra da secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Jair Bolsonaro reiterou o discurso pelo Twitter: “Após mentir sobre o período militar, Bolsonaro coloca Maria do Rosário em seu devido lugar”.

A frase chamava os seguidores para o vídeo publicado pelo perfil de Bolsonaro no YouTube com o seguinte título, escrito em maiúsculas: “BOLSONARO ESCOVA MARIA DO ROSÁRIO”.

As imagens mostram o seu discurso na sessão plenária.

Nota de repúdio

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, afirmou que a Câmara não pode permitir que os parlamentares tenham um comportamento incompatível com o decoro parlamentar.

“A Câmara não pode permitir esse tipo de comportamento. Tem que dar o exemplo aqui na relação, não só política como pessoal também”, disse Alves.

O Partido Comunista do Brasil vai entrar com uma representação contra Bolsonaro “na Câmara ou diretamente no Supremo. Estamos a analisar qual é o melhor caminho e vamos fazer ou um ou os dois. Vamos estudar do ponto de vista jurídico o que é mais curto e o que menos o protege”, defendeu a deputada Jandira Feghali.

A deputada Jô Moraes, do mesmo partido, propôs que o Código de Ética da Câmara passe a proibir explicitamente o que chamou de “ofensas machistas“. Solidarizando-se com Maria do Rosário, a deputada disse que todas as mulheres se sentiram agredidas. “Nenhuma mulher ‘merece’ ser estuprada”, frisou.

O líder do PT, Vicentinho, leu em Plenário uma nota do partido considerando que Bolsonaro desrespeita a condição de deputado, e promete medidas judiciais e regimentais pela ofensa. “Deixa assim transparecer que lhe é admissível a ideia de assumir o papel de estuprador condicionando e o ‘merecimento’ da vítima, assim demonstrando a covardia que é tão típica dos estupradores“, disse.

Mais cedo, o deputado Pastor Marco Feliciano, do Partido Social Cristão, defendeu o colega, afirmando que Bolsonaro não ofendeu ou atacou Maria do Rosário.

“Eles estavam a chamar o deputado Bolsonaro de estuprador, e ele disse que mesmo que fosse não estupraria a deputada. É preciso restabelecer a verdade, ele não disse que era um estuprador”, disse.

ZAP / Agência Câmara Notícias / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …