Nem a DGS nem a Segurança Social sabem o número real de infetados em lares

O Governo tem vindo a dizer que os lares de idosos são uma “prioridade total” em plena pandemia, mas não conhece o problema em detalhe. A DGS conta que sejam mais de 4.700 infetados, mas não tem número real, já a Segurança Social aponta para 3.200 casos e remete para a DGS.

Nos últimos meses, a pandemia tem vindo a causar muitas vítimas por todo o mundo, mas as há uma classe que tem sido mais sacrificada: os idosos. Nas últimas semanas o Governo admitiu usar uma estratégia para estar mais atento às necessidades dos lares, ainda assim existem algumas falhas. A Segurança Social e a Direção-Geral da Saúde (DGS) não sabem ao certo quantos utentes já foram infetados em lares de idosos desde o início da pandemia.

Questionada pelo Observador, a autoridade de saúde respondeu que, no que respeita às estruturas residenciais para idosos (ERPI), só dispõe de “dados acumulados relativamente aos óbitos” – que até ao passado dia 20 tinham sido 774  – e sobre o número de infetados atualmente.

Num e-mail enviado pela DGS ao Observador, a fonte afirma que que existem “662 utentes e 335 profissionais infetados, e 74 ERPI com registo de casos positivos. No final de abril, havia 2512 utentes e 1197 funcionários infetados em 365 lares, o que significa que atualmente há uma redução de 73% no números de casos”. Apresentando assim dados antigos, e que não permitem tirar conclusões sobre a situação atual.

Ao Observador, a fonte da DGS explicou ainda que a entidade com acesso a dados mais apurados sobre o assunto é o Instituto da Segurança Social, uma vez que a tutela das ERPI pertence ao ministério liderado por Ana Mendes Godinho. Contudo, e depois do Observador tentar ter acesso aos dados através desta instituição, o Instituto da Segurança Social voltou a passar a “batata quente” à saúde.

De acordo com a Segurança Social “a contabilização mais apurada de casos positivos em lares é feita pelas autoridades de saúde uma vez que são registados numa plataforma à qual só os médicos têm acesso”, pode ler-se no e-mail enviado ao Observador.

O facto de nem a DGS nem a Segurança Social estarem a par do número total de infetados em lares de idosos, pode levantar algumas dúvidas, como as colocadas recentemente pelo presidente da Assembleia da República.

“Não consigo perceber porque é que não se apreenderam lições da primeira fase e não se retiraram lições para a evolução da situação em julho e em agosto, nomeadamente”, afirmou Eduardo Ferro Rodrigues, no inicio deste mês. Perante estas declarações, Ana Mendes Godinho voltou a garantir que os lares de idosos têm sido “a prioridade total” do Governo.

Na mesma altura, Marta Temido referiu que “não podemos garantir que surtos não se repitam. O que podemos garantir é que aprenderemos com o que não correu tão bem”.

Em entrevista ao Observador, Rui Fiolhais, presidente do Instituto da Segurança Social, também recusou a ideia de que nada tenha sido alterado na gestão dos lares de idosos com estes casos e com o passar dos meses. “Nesta frente de batalha não há um antes nem um depois, há um presente constante”, garantindo que “as coisas não estão na mesma” e que a “capacidade de intervenção precoce cresceu, e muito, desde março”.

O presidente do ISS acrescentou ainda que “se a Segurança Social não estivesse como está, provavelmente o cenário que teríamos hoje seria um cenário comparável pela negativa com outros países onde a situação foi efetivamente particularmente complicada”.

À pergunta sobre quantos utentes já foram afetados pelo novo coronavírus desde março, Rui Fiolhais também não deu uma resposta assertiva.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Responsável pelo RGPD demitido por Medina trabalhava há 33 anos na Câmara de Lisboa

O encarregado de proteção de dados da Câmara Municipal de Lisboa, que o presidente Fernando Medina exonerou devido à polémica da partilha de dados de ativistas com a embaixada da Rússia, trabalhava na autarquia há …

Portugal quase a entrar na "zona vermelha de risco". Variante Delta prevalece em Lisboa e Vale do Tejo

A região de Lisboa está sobre pressão há algumas semanas, mas o resto do país também está prestes a entrar numa situação epidemiológica menos boa. A incidência nacional encontra-se próxima dos 120 casos por 100 …

Pandemia continua a "empurrar" reclusos para fora das grades. Já saíram 2850

As cadeias portuguesas continuam a soltar reclusos que ainda não cumpriram toda a pena, numa altura em que não existem praticamente casos de infecção por covid-19 no sistema prisional. O regime especial de perdão das penas, …

Condutor de carrinha atropela participantes em desfile LGBT (e faz um morto)

O condutor de uma carrinha atropelou pessoas que desfilavam numa marcha de "orgulho gay" em Wilton Manors, perto de Fort Lauderdale na Florida, causando pelo menos um morto e ferindo outra. As autoridades estão ainda a …

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …

Colapso de escola na Bélgica matou afinal quatro portugueses

As autoridades belgas confirmaram este domingo a morte de cinco pessoas, entre as quais quatro portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia. No balanço de sábado, as autoridades belgas registaram mais …

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …