/

Negrão “indignado” com condições da ala pediátrica do São João

1

Manuel de Almeida / Lusa

O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão

Depois de ter visitado a ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto, o líder parlamentar do PSD disse ter ficado “indignado”, admitindo estar cético quanto à promessa do Governo de que as obras arrancarão no final do ano ou início do próximo.

Na manhã desta quinta-feira, Fernando Negrão, líder parlamentar do PSD, visitou a ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto, e disse ter ficado “pessoalmente indignado” com o que viu. O líder parlamentar dos sociais democratas não compreende como é que crianças são tratadas em contentores.

As crianças desta ala “são objeto de tratamento por doenças oncológicas em péssimas condições”, afirmou, sublinhando que esta situação se arrasta há mais de nove anos.

Questionado pelos jornalistas sobre a última data apontada pelo Governo para o arranque das obras – entre final deste ano e início de 2020 -, Negrão confessou “algum ceticismo“.

“Tenho visto várias datas anunciadas e todas elas ultrapassadas. Faremos votos por isso e não deixaremos de estar atentos e dizer, sempre que for necessário, que estas datas têm de ser cumpridas e basta de adiamentos porque estas crianças não podem esperar mais”, defendeu.

O líder da bancada do PSD considerou ainda que foi por pressão dos sociais-democratas que o Governo desistiu da ideia de abrir um concurso internacional – “uma solução que levaria anos” – e “aderiu ao ajuste direto” para a realização das obras.

Questionado se parte da responsabilidade não pode ser atribuída ao anterior executivo PSD/CDS-PP, Negrão recordou que essa governação esteve limitada pelas imposições do programa de ajustamento. “Este Governo já está no exercício de funções há quatro anos, a grande responsabilidade é deste Governo, que não governa sob nenhuma tutela, seja da troika seja do que for”, apontou.

Negrão lamentou ainda que na ala pediátrica do São João faltem “há anos” dois profissionais que permitiriam abrir mais três camas e “tratar mais três crianças”. “Essas duas pessoas viriam ganhar à volta do ordenado mínimo e há anos que se tenta e não se consegue pô-las a trabalhar aqui”, lamentou

A 22 de fevereiro, Marta Temido afirmou que as obras da nova ala pediátrica do hospital de São João começam no final deste ano ou início do próximo. Além disso, a ministra da Saúde estimou que as crianças com doenças oncológicas sejam realojadas para uma área do edifico principal do São João a partir de abril ou maio, até à conclusão da obra.

Sobre a notícia de que a Galiza está a tentar contratar médicos de família e pediatras portugueses, duplicando-lhes o salário, Negrão classificou a falta de profissionais como “um dos grandes problemas” do Serviço Nacional de Saúde, seja de médicos, auxiliares ou enfermeiros.

“As soluções têm de ser encontradas num quadro de remuneração dos profissionais de saúde diferente do que existe, o SNS não pode ter uma sangria como tem tido.”

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Este palerma acordou agora!!
    Os contentores estão lá há 9 anos e este político rafeiro só agora é que está preocupado… coitado, nem para político tem jeito…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.