Negócio de Veiga em Cabo Verde coloca Banco de Portugal e Novo Banco em cheque

(dr)

-

Os responsáveis do Banco de Portugal e do Novo Banco estão sob suspeita no âmbito do negócio de José Veiga para a compra de um banco em Cabo Verde. Um processo que só foi travado depois da sua detenção, apesar de o BdP ter considerado que ele não tinha idoneidade para liderar uma instituição financeira.

A TSF apurou que o caso está a gerar “grande desconforto” nas duas instituições, isto porque a explicação para todo este imbróglio só pode resultar de uma “falha grave do Governador Carlos Costa” ou de “violação dos deveres de diligência por parte de Eduardo Stock da Cunha, presidente executivo do Novo Banco”.

José Veiga, detido no âmbito da operação Rota do Atlântico por suspeitas de crimes de corrupção no comércio internacional, branqueamento de capitais, fraude fiscal e tráfico de influências, começou por tentar criar um Banco de raiz em Cabo Verde, mas viu essa intenção chumbada pelo Banco Central de Cabo Verde, a 20 de Novembro do ano passado.

Um chumbo que surgiu depois de um parecer do BdP que não via em Veiga idoneidade para ser dono de uma instituição bancária.

Apesar disso, a 31 de Dezembro, José Veiga terá assinado um contrato com o Novo Banco para a aquisição do Banco Internacional de Cabo Verde por 14 milhões de euros, reporta a TSF.

Negócio este que só foi travado pelo BdP a 17 de Fevereiro passado, após Veiga ter sido detido, com a instituição supervisora a argumentar a decisão com as alegações do Ministério Público de que a empresa do ex-dirigente do Benfica (Norwich Group) não tem licença para actuar no sector financeiro e de que é um mero escritório virtual, sem qualquer alusão ao parecer que tinha emitido antes sobre a falta de idoneidade do empresário.

Um quadro notado pela TSF que se afigura, no mínimo, suspeito e que pode revelar “falha grave” do BdP, conforme salientam fontes contactadas pela rádio.

Ou, por outro lado, indiciar “violação grave do dever de diligência em relação ao comprador” por parte da direcção de Stock da Cunha, segundo nota a TSF. Caso em que deveria ser aberto um processo e, em última instância, levar ao afastamento da actual administração do Novo Banco.

Stock da Cunha deverá ser confrontado com estes dados no Parlamento, quando for ouvido no âmbito dos despedimentos no Novo Banco. A audição ainda não tem data marcada.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pelo menos serviu p/ prender o dito cujo vigarista. ladrão, corrupto. Que andava por Africa a continuar a fazer das suas e ninguém lhe deitava a mão. Espero que se faça JUSTIÇA.

RESPONDER

Agência europeia de aviação prepara-se para autorizar regresso do Boeing 737 MAX

A Agência Europeia para Segurança da Aviação (EASA) manifestou hoje intenção de aprovar o regresso da aeronave Boeing 737 MAX aos céus da União Europeia (UE), mas apenas se forem cumpridos requisitos técnicos e de …

Xi Jinping dá os parabéns a Joe Biden pela vitória nas eleições

O Presidente chinês deu os parabéns pela vitória ao Presidente eleito dos Estados Unidos, esta quarta-feira, expressando esperança num espírito de cooperação entre os dois países, para que todos fiquem a ganhar. A China foi uma …

Cristiano Ronaldo é o único português nomeado para os prémios "The Best"

O avançado da Juventus é o único português nomeado para os prémios "The Best", inserido na lista de 11 candidatos na categoria de melhor futebolista de 2020, divulgada hoje pela FIFA. Cristiano Ronaldo reparte a nomeação …

Máscaras descartáveis são de plástico e ameaçam flagelo ambiental. Governo lança campanha de sensibilização

Em plena Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lançou a campanha “Não Deixes Cair a Máscara”. Por mês, são usadas no país 150 milhões de máscaras. De acordo …

Football Leaks. Julgamento suspenso por 14 dias devido a caso de covid-19

O julgamento do processo Football Leaks foi suspenso por 14 dias, esta quarta-feira, devido à confirmação de um teste com resultado positivo ao novo coronavírus de um familiar de um dos juízes do coletivo. Cerca de …

Morreu El Pibe, Diego Armando Maradona

O antigo internacional argentino Diego Armando Maradona morreu esta quarta-feira aos 60 anos de idade. Foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória, avança a imprensa argentina. O estado de saúde do ex-futebolista estava debilitado e, segundo relatos do …

Empresas deixam de estar obrigadas a pôr o código QR nas faturas

A obrigatoriedade de as empresas incorporarem nas faturas o código QR e o código único de documento “traria custos adicionais para as micro pequenas e médias empresas, particularmente na adaptação de sistemas informáticos”. A obrigatoriedade de as …

Bolieiro cita Sá Carneiro e reconhece "exigente missão"

O novo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, tomou esta terça-feira posse na Assembleia Legislativa Regional e, citando Sá Carneiro, reconheceu a "exigente missão" que tem pela frente. "Medimos os desafios a enfrentar e …

Escócia é o primeiro país a tornar os produtos menstruais gratuitos

Os produtos de higiene íntima feminina vão passar a ser gratuitos na Escócia. A primeira medida do género em todo o mundo entrará em vigor em janeiro e tem o objetivo de combater a “pobreza …

Fenprof diz que a falta de docentes em algumas escolas se resolvia com oferta de horários completos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que milhares de alunos continuem sem ter todas as aulas por falta de docentes, um problema que acredita que se resolvia com medidas como completar os horários vagos …