Negócio de Veiga em Cabo Verde coloca Banco de Portugal e Novo Banco em cheque

(dr)

-

Os responsáveis do Banco de Portugal e do Novo Banco estão sob suspeita no âmbito do negócio de José Veiga para a compra de um banco em Cabo Verde. Um processo que só foi travado depois da sua detenção, apesar de o BdP ter considerado que ele não tinha idoneidade para liderar uma instituição financeira.

A TSF apurou que o caso está a gerar “grande desconforto” nas duas instituições, isto porque a explicação para todo este imbróglio só pode resultar de uma “falha grave do Governador Carlos Costa” ou de “violação dos deveres de diligência por parte de Eduardo Stock da Cunha, presidente executivo do Novo Banco”.

José Veiga, detido no âmbito da operação Rota do Atlântico por suspeitas de crimes de corrupção no comércio internacional, branqueamento de capitais, fraude fiscal e tráfico de influências, começou por tentar criar um Banco de raiz em Cabo Verde, mas viu essa intenção chumbada pelo Banco Central de Cabo Verde, a 20 de Novembro do ano passado.

Um chumbo que surgiu depois de um parecer do BdP que não via em Veiga idoneidade para ser dono de uma instituição bancária.

Apesar disso, a 31 de Dezembro, José Veiga terá assinado um contrato com o Novo Banco para a aquisição do Banco Internacional de Cabo Verde por 14 milhões de euros, reporta a TSF.

Negócio este que só foi travado pelo BdP a 17 de Fevereiro passado, após Veiga ter sido detido, com a instituição supervisora a argumentar a decisão com as alegações do Ministério Público de que a empresa do ex-dirigente do Benfica (Norwich Group) não tem licença para actuar no sector financeiro e de que é um mero escritório virtual, sem qualquer alusão ao parecer que tinha emitido antes sobre a falta de idoneidade do empresário.

Um quadro notado pela TSF que se afigura, no mínimo, suspeito e que pode revelar “falha grave” do BdP, conforme salientam fontes contactadas pela rádio.

Ou, por outro lado, indiciar “violação grave do dever de diligência em relação ao comprador” por parte da direcção de Stock da Cunha, segundo nota a TSF. Caso em que deveria ser aberto um processo e, em última instância, levar ao afastamento da actual administração do Novo Banco.

Stock da Cunha deverá ser confrontado com estes dados no Parlamento, quando for ouvido no âmbito dos despedimentos no Novo Banco. A audição ainda não tem data marcada.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pelo menos serviu p/ prender o dito cujo vigarista. ladrão, corrupto. Que andava por Africa a continuar a fazer das suas e ninguém lhe deitava a mão. Espero que se faça JUSTIÇA.

RESPONDER

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …

Noruega abandona definitivamente vacina da AstraZeneca

A Noruega não pretende retomar o uso da vacina da AstraZeneca no seu processo de vacinação, devido a preocupações relacionadas com casos raros de coágulos. A Noruega vai retirar de forma definitiva a vacina desenvolvida …

Padres alemães desafiam doutrina do Vaticano e abençoam uniões entre pessoas do mesmo sexo

Liebe Gewinnt (o amor vence) é o nome de um grupo de cerca de 100 padres alemães que está a abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo. Segundo a Euronews, a posição da Congregação para a …

Festa sportinguista, Odemira e Novo Banco. Costa encostado às cordas segura o "excelente ministro" Cabrita

Já não acontecia desde 17 de março. Esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, esteve na Assembleia da República para quatro horas de debate político. Esta quarta-feira, no Parlamento, a oposição teve quatro horas para ajustar contas …