José Veiga fica em prisão preventiva

(dr)

-

O empresário, detido desde quarta-feira passada por suspeitas de vários crimes de natureza fiscal, vai ficar em prisão preventiva.

Segundo o jornal Público, José Veiga, que está detido desde quarta-feira passada, vai ficar a aguardar o desenrolar da investigação em prisão preventiva.

Em causa estão várias suspeitas de crimes de natureza fiscal, entre elas corrupção no comércio internacional, branqueamento de capitais e tráfico de influências.

Por outro lado, o seu sócio Paulo Santana Lopes, irmão do ex-primeiro-ministro e que também foi detido no mesmo dia, vai ficar em prisão domiciliária, de acordo com informações apuradas pela TVI.

Segundo o jornal, que cita a SIC, o irmão de Santana Lopes vai continuar preso na sua residência até pagar uma caução, cujo valor exato ainda não é conhecido.

A advogada com ligações aos dois empresários, e que também foi ouvida pelo juiz Carlos Alexandre, foi libertada.

Desde quinta-feira que os três foram detidos no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, para serem interrogados no âmbito da investigação “Rota do Atlântico”.

As autoridades fizeram várias buscas, tendo até encontrado notas no valor de oito milhões de euros numa das casas do ex-empresário de jogadores de futebol.

Além disso, congelaram ainda uma transferência no valor de 11 milhões, que seria o sinal usado pelo empresário para garantir a compra do Banco Internacional de Cabo Verde, que ainda é propriedade do Novo Banco.

Segundo o Público, além dos três detidos, foram ainda constituídos mais oito arguidos que estão sujeitos ao termo de identidade e residência.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Caso de nova variante é de uma pessoa sul-africana residente em Lisboa

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul detetado ontem em Portugal é de uma pessoa sul-africana, residente em Lisboa, anunciaram as autoridades de saúde “O caso reporta-se a uma pessoa …

Na Rússia, dezenas de pessoas foram presas durante manifestações de apoio a Navalny

Dezenas de pessoas foram presas hoje durante manifestações organizadas na Rússia para exigir a libertação do opositor Alexei Navalny, que está em prisão preventiva, apesar das múltiplas ameaças das autoridades contra os protestos. De Moscovo a …

Arqueólogos egípcios encontram cópia de capítulo do "Livro dos Mortos"

Arqueólogos egípcios encontraram, em Sacara, uma cópia do Capítulo 17 do "Livro dos Mortos" numa zona de túmulos próximos da pirâmide do faraó Teti. De acordo com o site Live Science, que cita um comunicado do …

Senado avalia processo de destituição de Trump na semana de 8 de fevereiro

O Senado norte-americano irá ouvir na semana de 8 de fevereiro os argumentos iniciais do processo de destituição de Donald Trump por incitamento dos recentes motins do Capitólio, anunciou o senador democrata Chuck Schumer. "Todos queremos …

Portugal é o país do mundo com mais mortes. Vacinas da AstraZeneca vão chegar com atraso

Pela primeira vez, desde o início da pandemia da covid-19, Portugal é o país com maior número de vítimas mortais e mais casos de infeção por milhão de habitantes em todo o mundo. Más notícias, …

Fóssil de dinossauro dá novas pistas sobre como estes animais acasalavam

É verdade que já sabemos muitas coisas sobre dinossauros – como eram, o que comiam e a causa da sua extinção. Mas nenhum fóssil nos permitiu ainda perceber coisas tão simples como, por exemplo, em que …

Itália bloqueia TikTok após morte de menina de 10 anos em desafio na rede social

A rede social TikTok foi hoje bloqueada temporariamente em Itália, para utilizadores cuja idade não está confirmada, na sequência da morte de uma menina de 10 anos que participava num desafio naquela plataforma. A Autoridade para …

Infetados ocupam mais de metade das camas das UCI. Hospital de campanha de Lisboa recebe primeiros doentes

Os dados são do boletim divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde, mas reportam-se às 24 horas anteriores, nos cuidados intensivos estavam internados 715 doentes com covid. O hospital de campanha de Lisboa está pronto …

Circular entre concelhos, só para ir votar. A partir de hoje deixa de haver missas

As medidas decretadas pelo Governo para travar o avanço da pandemia em Portugal têm novas diretrizes. Num fim de semana de eleições presidenciais existem exceções para ir votar. Desde as 20h de ontem, e até às …

Nova terapia genética tratou mieloma múltiplo em ratos

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova terapia genética que conseguiu tratar o mieloma múltiplo em ratos. Após duas semanas, os ratos já mostravam melhorias. O mieloma múltiplo é um cancro com origem nos plasmócitos da …