Neandertais e Homo sapiens cruzaram-se numa montanha (em vários sentidos)

Kevin Webb / NHM Image Resources / The Natural History Museum, London

Reconstituição de um homo sapiens (esq) e neandertal (dir)

Uma equipa de arqueólogos identificou uma provável região de cruzamento entre Neandertais e o Homo sapiens durante o Pleistoceno Tardio. 

Diversos estudos mostraram já anteriormente que houve cruzamentos entre as populações de Neandertal e Homo sapiens — tendo mesmo sido encontrado ADN Neandertal no genoma de humanos modernos.

Um novo estudo usou agora modelação de nichos ecológicos e um sistema de informação geográfica para identificar as localizações dos Neandertais e dos Homo Sapiens que viviam em partes do sudeste da Europa e do sudoeste da Ásia.

No estudo, publicado na semana passada no Scientific Reports, os investigadores conseguiram identificar as regiões com maior probabilidade de interação e, consequentemente, de cruzamento entre as duas espécies de humanos durante o Pleistoceno Tardio.

Depois de estudar a distribuição geográfica do Neandertal e do Homo sapiens durante esse período, os investigadores concluíram que tinha havido cruzamento entre as duas espécies, e reduziram a lista de possíveis locais a apenas uma região — as Montanhas Zagros, no Planalto Persa, cadeia montanhosa que se estende do Irão ao norte do Iraque e ao sudeste da Turquia.

Guran, S.H. et al. / Scientific Reports

A biodiversidade, topologia variada e clima quente do local teriam permitido um bom nível de vida para os sues habitantes.

Além disso, a região deve ter estado no caminho do Homo sapiens quando este migrou para fora de África, por volta da altura em que os Neandertais ainda lá viviam, o que tornaria possível encontro entre as duas populações.

O local é considerado um tesouro de esqueletos de Neandertais e Homo sapiens, sendo a região onde foi encontrado o “enterro de flores” Neandertal e onde se descobriu um dos principais caminhos que o Homo sapiens percorreu quando começou a sair de África.

A equipa de investigação sugere que seria muito surpreendente se os dois grupos não se tivessem encontrado — pelo que parece assim altamente provável que se tenham cruzado, conta o Phys.org.

É de recordar que a relação entre neandertais e humanos modernos foi profundamente íntima, com trocas genéticas significativas. Tal intimidade influenciou a evolução de ambos os grupos, mas pode ter resultado na extinção dos neandertais.

Soraia Ferreira, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.