Navio de guerra afundado no Tamisa com explosivos a bordo será desmantelado

tsbl2000 / Flickr

Navio SS Richard Montgomery, afundado no rio Tamisa, em Londres

A Marinha Real britânica foi chamada a intervir. O SS Richard Montgomery, afundado no rio Tamisa, em Londres, terá de ser desmantelado, dado que as cerca de 1.400 toneladas de explosivos a bordo podem causar danos irreparáveis, incluindo mortes.

A última avaliação à embarcação indicou que qualquer deterioração adicional do navio poderia “despoletar a explosão das munições”.

Segundo o Ministério da Defesa britânico, citado pelo Telegraph, se o SS Richard Montgomery explodisse lançaria uma coluna de detritos de quase 3.000 metros, produzindo uma onda de cinco metros de altura, sensivelmente.

Isto colocaria em perigo as instalações petrolíferas e de gás de Sheerness. Além disso, poderia causar “danos em massa e perda de vidas”, alertou a Marinha.

O navio da American Liberty, que transportava uma carga de munições durante a II Guerra Mundial, naufragou no estuário do Tamisa, perto de Sheerness, em agosto de 1944.

A embarcação encalhou ao largo da Great Nore, um local onde a água é demasiado rasa. Quando a maré baixou o SS Richard Montgomery ficou preso na areia.

Permanecem a bordo, mais precisamente nos porões da proa, cerca de 1.400 toneladas de explosivos.

O mais recente inquérito do Departamento de Transportes do Reino Unido constatou que os três mastros do navio se encontram em mau estado e estão a deteriorar-se. Se todos, ou apenas um, se desmoronarem, os engenhos explosivos poderão detonar.

Os especialistas da Marinha foram então encarregados de remover os mastros em segurança, numa operação que arranca em junho de 2022, com uma duração prevista de dois meses.

Um porta-voz da Agência Marítima e da Guarda Costeira já disse, no entanto, que o risco de uma “grande explosão” é “remoto”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.