Navio de guerra russo escoltado pela marinha britânica para fora de águas territoriais

Nick Savchenko / Wikimedia

O contratorpedeiro Smetlivy, da Marinha de Guerra da Rússia

O ministro da Defesa britânico, Gavin Williamson, avisou que não irá “hesitar na defesa das águas nem tolerar qualquer forma de agressão”.

A Marinha britânica foi chamada a escoltar um navio russo através do Mar do Norte, perto da área marítima do Reino Unido, na segunda-feira. Segundo o Observador, o navio Gorshkov foi “monitorizado em águas de interesse nacional”.

O comunicado da Marinha salienta ainda o “aumento de unidades marítimas russas a transitar em águas britânicas” e relembrou a mais recente ameaça russa à segurança e economia mundiais, com o alerta dado chefe pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, que teme que a Rússia corte os cabos submarinos por onde passam 97% das comunicações mundiais.

O Ministério da Defesa indicou ainda que outro navio britânico foi destacado para escoltar um outro navio russo pelo Mar do Norte e pelo Canal Britânico na véspera de Natal. Posteriormente, um helicóptero foi também destacado para monitorizar dois outros navios russos.

Estas ligações submarinas conectam países e continentes e, se cortadas, afetam a economia “imediatamente e potencialmente catastroficamente”, avisa o comunicado da Marinha britânica.

Gavin Williamson garantiu que “não vai hesitar em defender as águas britânicas ou tolerar qualquer forma de agressão”, assim como o Reino Unido nunca vai estar “intimidado no que toca a proteger o país, as pessoas e os interesses nacionais”.

Desde janeiro de 2017 que as movimentações russas no Mar do Norte se tornaram habituais, com as relações entre os dois países a “aquecer”.

Boris Johnson, o secretário de Estado para os Assuntos Externos britânicos, esteve em Moscovo na passada semana e garantiu que o Reino Unido vai responder a qualquer ataque informático russo.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ui, que medo vêm aí os russos!!!!!!!Se for um barco russo a passear pelo atlantico é provocação, se for um barco americano ou outro qualquer país ocidental a andar perto das fronteiras russas, já nao é provocação é turismo, certo???? Santa hipocrisia. Mas afinal os russos violaram qualquer lei internacional??? Não, pois não??? Deixem-se de brincadeiras, nao devemos ter medo dos russos, devemos ter medos é dos outros, daqueles que iniciam guerras e cometem crimes como os do iraque, da libia e na siria.

    • Nos últimos meses tem havido com frequência noticias de caças, bombardeiros e navios russos a passear por espaço territorial de outros países – incluindo Portugal. Consegue referir uma só notícia de um avião ou navio americano a passear por espaço russo?

      Quanto aos Iraques e afins. Parece que os americanos não se fazem de rogados quando são chamados a intervir em um qualquer conflito no mundo. Mas consegue recordar-nos por favor qual foi o único país do Mundo, no século XXI, que ANEXOU (repito, e literalmente, ANEXOU) uma região inteira que PERTENCE a outro país?

      Mas quem é que está a brincar, afinal?

      • Completamente de acordo. Infelizmente, há muita gente na Europa que parece querer esquecer-se que deve a liberdade, a democracia e o desenvolvimento económico das últimas décadas, aos EUA. Não fora a intervenção Americana na WW2 e durante a guerra fria, e hoje ou estávamos sob o domínio nazi ou soviético.

  2. realmente, não é que se goste mais dos americanos ingleses ou etc, mas prefiro eles do que os russos, prefiro o Donald Trump do que o Putin, sabem porquê.. porque daqui a 3 anos em democraçia americana ou europeia, será escolhido outro presidente, e na Russia não, pois é um ditador, que já está a trabalhar para que não haja opositores , mandando acidos para cima dos opositores ou matá-los, pensem nisso

  3. Claro que há sempre pessoas com pensamentos diferentes, uns defendem a tal russalhada, outros defendem a americanalha, enfim, gostos. Eu prefiro defender objectivos e ideias e condenar actos criminosos e terroristas sejam quem forem os autores. Mas há quem apoie os actos criminosos de paises que invadem, ocupam e destroem paises como o iraque, e ainda nao contentes fazem igual logo a seguir na libia, para depois saltarem para a siria, nao me parece que tenha sido a russalhada a fazer isto. Estas centenas de milhares de mortos no mediterraneo, só são possiveis devido aos actos criminosos dos eua na guerra do iraque. Estivesse saddam no poder nao teria havido esta mortandade.

  4. Falam smp dos EUA mas esquecem-se q a Europa anda smp de mãos dadas aos Americanos. A Russia, como os EUA e como a Europa, também não tem as mão limpas e já provaram que são um perigo à segurança na Europa, anexando parte de territorio deum membro da UE.. Mas vá, continuem a defende-los e a criticar os Americanos…

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …