Navio de guerra russo escoltado pela marinha britânica para fora de águas territoriais

Nick Savchenko / Wikimedia

O contratorpedeiro Smetlivy, da Marinha de Guerra da Rússia

O ministro da Defesa britânico, Gavin Williamson, avisou que não irá “hesitar na defesa das águas nem tolerar qualquer forma de agressão”.

A Marinha britânica foi chamada a escoltar um navio russo através do Mar do Norte, perto da área marítima do Reino Unido, na segunda-feira. Segundo o Observador, o navio Gorshkov foi “monitorizado em águas de interesse nacional”.

O comunicado da Marinha salienta ainda o “aumento de unidades marítimas russas a transitar em águas britânicas” e relembrou a mais recente ameaça russa à segurança e economia mundiais, com o alerta dado chefe pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, que teme que a Rússia corte os cabos submarinos por onde passam 97% das comunicações mundiais.

O Ministério da Defesa indicou ainda que outro navio britânico foi destacado para escoltar um outro navio russo pelo Mar do Norte e pelo Canal Britânico na véspera de Natal. Posteriormente, um helicóptero foi também destacado para monitorizar dois outros navios russos.

Estas ligações submarinas conectam países e continentes e, se cortadas, afetam a economia “imediatamente e potencialmente catastroficamente”, avisa o comunicado da Marinha britânica.

Gavin Williamson garantiu que “não vai hesitar em defender as águas britânicas ou tolerar qualquer forma de agressão”, assim como o Reino Unido nunca vai estar “intimidado no que toca a proteger o país, as pessoas e os interesses nacionais”.

Desde janeiro de 2017 que as movimentações russas no Mar do Norte se tornaram habituais, com as relações entre os dois países a “aquecer”.

Boris Johnson, o secretário de Estado para os Assuntos Externos britânicos, esteve em Moscovo na passada semana e garantiu que o Reino Unido vai responder a qualquer ataque informático russo.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ui, que medo vêm aí os russos!!!!!!!Se for um barco russo a passear pelo atlantico é provocação, se for um barco americano ou outro qualquer país ocidental a andar perto das fronteiras russas, já nao é provocação é turismo, certo???? Santa hipocrisia. Mas afinal os russos violaram qualquer lei internacional??? Não, pois não??? Deixem-se de brincadeiras, nao devemos ter medo dos russos, devemos ter medos é dos outros, daqueles que iniciam guerras e cometem crimes como os do iraque, da libia e na siria.

    • Nos últimos meses tem havido com frequência noticias de caças, bombardeiros e navios russos a passear por espaço territorial de outros países – incluindo Portugal. Consegue referir uma só notícia de um avião ou navio americano a passear por espaço russo?

      Quanto aos Iraques e afins. Parece que os americanos não se fazem de rogados quando são chamados a intervir em um qualquer conflito no mundo. Mas consegue recordar-nos por favor qual foi o único país do Mundo, no século XXI, que ANEXOU (repito, e literalmente, ANEXOU) uma região inteira que PERTENCE a outro país?

      Mas quem é que está a brincar, afinal?

      • Completamente de acordo. Infelizmente, há muita gente na Europa que parece querer esquecer-se que deve a liberdade, a democracia e o desenvolvimento económico das últimas décadas, aos EUA. Não fora a intervenção Americana na WW2 e durante a guerra fria, e hoje ou estávamos sob o domínio nazi ou soviético.

  2. realmente, não é que se goste mais dos americanos ingleses ou etc, mas prefiro eles do que os russos, prefiro o Donald Trump do que o Putin, sabem porquê.. porque daqui a 3 anos em democraçia americana ou europeia, será escolhido outro presidente, e na Russia não, pois é um ditador, que já está a trabalhar para que não haja opositores , mandando acidos para cima dos opositores ou matá-los, pensem nisso

  3. Claro que há sempre pessoas com pensamentos diferentes, uns defendem a tal russalhada, outros defendem a americanalha, enfim, gostos. Eu prefiro defender objectivos e ideias e condenar actos criminosos e terroristas sejam quem forem os autores. Mas há quem apoie os actos criminosos de paises que invadem, ocupam e destroem paises como o iraque, e ainda nao contentes fazem igual logo a seguir na libia, para depois saltarem para a siria, nao me parece que tenha sido a russalhada a fazer isto. Estas centenas de milhares de mortos no mediterraneo, só são possiveis devido aos actos criminosos dos eua na guerra do iraque. Estivesse saddam no poder nao teria havido esta mortandade.

  4. Falam smp dos EUA mas esquecem-se q a Europa anda smp de mãos dadas aos Americanos. A Russia, como os EUA e como a Europa, também não tem as mão limpas e já provaram que são um perigo à segurança na Europa, anexando parte de territorio deum membro da UE.. Mas vá, continuem a defende-los e a criticar os Americanos…

RESPONDER

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …