Navio de guerra russo escoltado pela marinha britânica para fora de águas territoriais

Nick Savchenko / Wikimedia

O contratorpedeiro Smetlivy, da Marinha de Guerra da Rússia

O ministro da Defesa britânico, Gavin Williamson, avisou que não irá “hesitar na defesa das águas nem tolerar qualquer forma de agressão”.

A Marinha britânica foi chamada a escoltar um navio russo através do Mar do Norte, perto da área marítima do Reino Unido, na segunda-feira. Segundo o Observador, o navio Gorshkov foi “monitorizado em águas de interesse nacional”.

O comunicado da Marinha salienta ainda o “aumento de unidades marítimas russas a transitar em águas britânicas” e relembrou a mais recente ameaça russa à segurança e economia mundiais, com o alerta dado chefe pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, que teme que a Rússia corte os cabos submarinos por onde passam 97% das comunicações mundiais.

O Ministério da Defesa indicou ainda que outro navio britânico foi destacado para escoltar um outro navio russo pelo Mar do Norte e pelo Canal Britânico na véspera de Natal. Posteriormente, um helicóptero foi também destacado para monitorizar dois outros navios russos.

Estas ligações submarinas conectam países e continentes e, se cortadas, afetam a economia “imediatamente e potencialmente catastroficamente”, avisa o comunicado da Marinha britânica.

Gavin Williamson garantiu que “não vai hesitar em defender as águas britânicas ou tolerar qualquer forma de agressão”, assim como o Reino Unido nunca vai estar “intimidado no que toca a proteger o país, as pessoas e os interesses nacionais”.

Desde janeiro de 2017 que as movimentações russas no Mar do Norte se tornaram habituais, com as relações entre os dois países a “aquecer”.

Boris Johnson, o secretário de Estado para os Assuntos Externos britânicos, esteve em Moscovo na passada semana e garantiu que o Reino Unido vai responder a qualquer ataque informático russo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ui, que medo vêm aí os russos!!!!!!!Se for um barco russo a passear pelo atlantico é provocação, se for um barco americano ou outro qualquer país ocidental a andar perto das fronteiras russas, já nao é provocação é turismo, certo???? Santa hipocrisia. Mas afinal os russos violaram qualquer lei internacional??? Não, pois não??? Deixem-se de brincadeiras, nao devemos ter medo dos russos, devemos ter medos é dos outros, daqueles que iniciam guerras e cometem crimes como os do iraque, da libia e na siria.

    • Nos últimos meses tem havido com frequência noticias de caças, bombardeiros e navios russos a passear por espaço territorial de outros países – incluindo Portugal. Consegue referir uma só notícia de um avião ou navio americano a passear por espaço russo?

      Quanto aos Iraques e afins. Parece que os americanos não se fazem de rogados quando são chamados a intervir em um qualquer conflito no mundo. Mas consegue recordar-nos por favor qual foi o único país do Mundo, no século XXI, que ANEXOU (repito, e literalmente, ANEXOU) uma região inteira que PERTENCE a outro país?

      Mas quem é que está a brincar, afinal?

      • Completamente de acordo. Infelizmente, há muita gente na Europa que parece querer esquecer-se que deve a liberdade, a democracia e o desenvolvimento económico das últimas décadas, aos EUA. Não fora a intervenção Americana na WW2 e durante a guerra fria, e hoje ou estávamos sob o domínio nazi ou soviético.

  2. realmente, não é que se goste mais dos americanos ingleses ou etc, mas prefiro eles do que os russos, prefiro o Donald Trump do que o Putin, sabem porquê.. porque daqui a 3 anos em democraçia americana ou europeia, será escolhido outro presidente, e na Russia não, pois é um ditador, que já está a trabalhar para que não haja opositores , mandando acidos para cima dos opositores ou matá-los, pensem nisso

  3. Claro que há sempre pessoas com pensamentos diferentes, uns defendem a tal russalhada, outros defendem a americanalha, enfim, gostos. Eu prefiro defender objectivos e ideias e condenar actos criminosos e terroristas sejam quem forem os autores. Mas há quem apoie os actos criminosos de paises que invadem, ocupam e destroem paises como o iraque, e ainda nao contentes fazem igual logo a seguir na libia, para depois saltarem para a siria, nao me parece que tenha sido a russalhada a fazer isto. Estas centenas de milhares de mortos no mediterraneo, só são possiveis devido aos actos criminosos dos eua na guerra do iraque. Estivesse saddam no poder nao teria havido esta mortandade.

  4. Falam smp dos EUA mas esquecem-se q a Europa anda smp de mãos dadas aos Americanos. A Russia, como os EUA e como a Europa, também não tem as mão limpas e já provaram que são um perigo à segurança na Europa, anexando parte de territorio deum membro da UE.. Mas vá, continuem a defende-los e a criticar os Americanos…

RESPONDER

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …

Apalpar fruta passou à história. Cientistas criam novo método para saber quando está madura

Uma equipa de investigadores desenvolveu um método para saber se uma fruta está madura sem a apalpar. Para já, os testes foram realizados em mangas, mas os cientistas esperam alargá-lo a outras frutas. Apalpar fruta para …

Governo espera reabrir turismo em maio

A secretária de Estado do Turismo revelou à BBC que Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio. Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio …

Final entre Benfica e Braga não será no Jamor, mas em Coimbra

A Taça de Portugal vai realizar-se no Estádio Cidade de Coimbra, que também recebe as finais da Taça de Portugal feminina e do Campeonato de Portugal.  O Estádio Cidade de Coimbra vai receber a final da …

Chocos passaram num teste cognitivo desenvolvido para crianças

No ano passado, os chocos já tinham passado no teste do marshmallow, mas agora uma equipa de cientistas decidiu fazer uma nova experiência. Segundo o site Science Alert, o teste do marshmallow consiste em colocar uma criança numa …

Estranhos terramotos revelam vulcões ocultos debaixo do deserto do Utah

Duas estranhas sequências de terramotos, em setembro de 2018 e abril de 2019, chamaram a atenção dos cientistas para o deserto de Black Rock, no estado norte-americano do Utah. As sequências de sismos, que incluíram os …

Chovem eletrões. Descoberto furacão de plasma espacial acima do Polo Norte

Uma equipa de cientistas, liderados pela Universidade Shandong, na China, identificou um furacão espacial acima do Polo Norte. Os investigadores usaram dados de satélite para identificar o furacão espacial acima do Polo Norte e revelaram que não …

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …