Navio de guerra russo escoltado pela marinha britânica para fora de águas territoriais

Nick Savchenko / Wikimedia

O contratorpedeiro Smetlivy, da Marinha de Guerra da Rússia

O ministro da Defesa britânico, Gavin Williamson, avisou que não irá “hesitar na defesa das águas nem tolerar qualquer forma de agressão”.

A Marinha britânica foi chamada a escoltar um navio russo através do Mar do Norte, perto da área marítima do Reino Unido, na segunda-feira. Segundo o Observador, o navio Gorshkov foi “monitorizado em águas de interesse nacional”.

O comunicado da Marinha salienta ainda o “aumento de unidades marítimas russas a transitar em águas britânicas” e relembrou a mais recente ameaça russa à segurança e economia mundiais, com o alerta dado chefe pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, que teme que a Rússia corte os cabos submarinos por onde passam 97% das comunicações mundiais.

O Ministério da Defesa indicou ainda que outro navio britânico foi destacado para escoltar um outro navio russo pelo Mar do Norte e pelo Canal Britânico na véspera de Natal. Posteriormente, um helicóptero foi também destacado para monitorizar dois outros navios russos.

Estas ligações submarinas conectam países e continentes e, se cortadas, afetam a economia “imediatamente e potencialmente catastroficamente”, avisa o comunicado da Marinha britânica.

Gavin Williamson garantiu que “não vai hesitar em defender as águas britânicas ou tolerar qualquer forma de agressão”, assim como o Reino Unido nunca vai estar “intimidado no que toca a proteger o país, as pessoas e os interesses nacionais”.

Desde janeiro de 2017 que as movimentações russas no Mar do Norte se tornaram habituais, com as relações entre os dois países a “aquecer”.

Boris Johnson, o secretário de Estado para os Assuntos Externos britânicos, esteve em Moscovo na passada semana e garantiu que o Reino Unido vai responder a qualquer ataque informático russo.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ui, que medo vêm aí os russos!!!!!!!Se for um barco russo a passear pelo atlantico é provocação, se for um barco americano ou outro qualquer país ocidental a andar perto das fronteiras russas, já nao é provocação é turismo, certo???? Santa hipocrisia. Mas afinal os russos violaram qualquer lei internacional??? Não, pois não??? Deixem-se de brincadeiras, nao devemos ter medo dos russos, devemos ter medos é dos outros, daqueles que iniciam guerras e cometem crimes como os do iraque, da libia e na siria.

    • Nos últimos meses tem havido com frequência noticias de caças, bombardeiros e navios russos a passear por espaço territorial de outros países – incluindo Portugal. Consegue referir uma só notícia de um avião ou navio americano a passear por espaço russo?

      Quanto aos Iraques e afins. Parece que os americanos não se fazem de rogados quando são chamados a intervir em um qualquer conflito no mundo. Mas consegue recordar-nos por favor qual foi o único país do Mundo, no século XXI, que ANEXOU (repito, e literalmente, ANEXOU) uma região inteira que PERTENCE a outro país?

      Mas quem é que está a brincar, afinal?

      • Completamente de acordo. Infelizmente, há muita gente na Europa que parece querer esquecer-se que deve a liberdade, a democracia e o desenvolvimento económico das últimas décadas, aos EUA. Não fora a intervenção Americana na WW2 e durante a guerra fria, e hoje ou estávamos sob o domínio nazi ou soviético.

  2. realmente, não é que se goste mais dos americanos ingleses ou etc, mas prefiro eles do que os russos, prefiro o Donald Trump do que o Putin, sabem porquê.. porque daqui a 3 anos em democraçia americana ou europeia, será escolhido outro presidente, e na Russia não, pois é um ditador, que já está a trabalhar para que não haja opositores , mandando acidos para cima dos opositores ou matá-los, pensem nisso

  3. Claro que há sempre pessoas com pensamentos diferentes, uns defendem a tal russalhada, outros defendem a americanalha, enfim, gostos. Eu prefiro defender objectivos e ideias e condenar actos criminosos e terroristas sejam quem forem os autores. Mas há quem apoie os actos criminosos de paises que invadem, ocupam e destroem paises como o iraque, e ainda nao contentes fazem igual logo a seguir na libia, para depois saltarem para a siria, nao me parece que tenha sido a russalhada a fazer isto. Estas centenas de milhares de mortos no mediterraneo, só são possiveis devido aos actos criminosos dos eua na guerra do iraque. Estivesse saddam no poder nao teria havido esta mortandade.

  4. Falam smp dos EUA mas esquecem-se q a Europa anda smp de mãos dadas aos Americanos. A Russia, como os EUA e como a Europa, também não tem as mão limpas e já provaram que são um perigo à segurança na Europa, anexando parte de territorio deum membro da UE.. Mas vá, continuem a defende-los e a criticar os Americanos…

RESPONDER

Motorista que conduziu Marcelo entre Lisboa e Porto mandou um e-mail. Foi investigado como "ameaça ao Estado"

O Governo recebeu um email a avisar que a greve dos motoristas ia provocar o caos, fazendo parar muitos serviços - e lembrando que assim caiu um governo no Chile. O executivo receou que fosse uma …

Marinho e Pinto quer Pardal Henriques como deputado do Partido Democrático Republicano

Ainda que não tenha confirmado Pedro Pardal Henriques como um dos cabeça-de-lista do partido que fundou, Marinho e Pinto não poupou elogios ao advogado do Sindicato de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) . “Seria um …

TAP vai deixar de contar para o défice orçamental

A 15 dias das eleições legislativas, o défice orçamental de 2018 vai ser revisto em baixa. Em causa estão os prejuízos da TAP que deixam de influenciar as contas nacionais. A alteração será comunicada a duas …

Imigrantes desesperam com atrasos no SEF. Bloco questiona Governo

As marcações para atendimento no SEF estão suspensas até ao final deste ano e não existem datas disponíveis nem agenda definida para 2020, levando muitos imigrantes a ficar em risco de irregularidade. A espera para conseguir …

Rui Rio esteve de cócoras a confecionar tapetes em Viana do Castelo. Mas quer país governado “bem de pé”

O líder do PSD, Rui Rio, esteve “de cócoras” a confecionar tapetes floridos em Viana do Castelo, na noite de segunda-feira, assumindo que aquela posição é desaconselhada para governar o país. Duzentos metros ao lado, António …

Empresa está há 12 anos à espera que o Fisco lhe devolva 86 mil euros

Uma empresa do sector alimentar está há 12 anos à espera que o Fisco lhe devolva 86 mil euros de uma caução paga no âmbito de uma queixa que apresentou contra a Autoridade Tributária (AT). …

Há medicamentos esgotados há mais de um ano. Doentes estão sem alternativas

Há várias farmácias com os medicamentos esgotados, segundo os dados que a Associação Nacional de Farmácias (ANF). Os hipertensos são dos que mais preocupam. Quem sofre de hipertensão e é medicado com Adalat tem, há pelo …

Homem com gasolina e arma de brincar sequestrou autocarro no Rio de Janeiro. Acabou abatido

Um homem armado fez vários reféns num autocarro no Rio de Janeiro, no Brasil. Identificando-se como polícia militar, o sequestrador entrou no veículo com gasolina e com uma arma que se veio a revelar ser …

Governo de Hong Kong anuncia plataforma de diálogo. Ativistas desconfiam

O Governo de Hong Kong anunciou a criação de uma "plataforma de diálogo" com "pessoas de todas as áreas sociais", dois dias depois do protesto pacífico que terá juntado 1,7 milhões de pessoas. Em conferência de …

Altice rompe contrato com o Estado e já não vai enterrar cabos nas zonas de risco de incêndio

A Altice Portugal denunciou o protocolo assinado com a Infraestruturas de Portugal, em 2017, para o enterramento de cabos de telecomunicações nas zonas de elevado risco de incêndio, alegando falta de "condições necessárias" para cumprir …