Navio de guerra russo escoltado pela marinha britânica para fora de águas territoriais

Nick Savchenko / Wikimedia

O contratorpedeiro Smetlivy, da Marinha de Guerra da Rússia

O ministro da Defesa britânico, Gavin Williamson, avisou que não irá “hesitar na defesa das águas nem tolerar qualquer forma de agressão”.

A Marinha britânica foi chamada a escoltar um navio russo através do Mar do Norte, perto da área marítima do Reino Unido, na segunda-feira. Segundo o Observador, o navio Gorshkov foi “monitorizado em águas de interesse nacional”.

O comunicado da Marinha salienta ainda o “aumento de unidades marítimas russas a transitar em águas britânicas” e relembrou a mais recente ameaça russa à segurança e economia mundiais, com o alerta dado chefe pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas do Reino Unido, Stuart Peach, que teme que a Rússia corte os cabos submarinos por onde passam 97% das comunicações mundiais.

O Ministério da Defesa indicou ainda que outro navio britânico foi destacado para escoltar um outro navio russo pelo Mar do Norte e pelo Canal Britânico na véspera de Natal. Posteriormente, um helicóptero foi também destacado para monitorizar dois outros navios russos.

Estas ligações submarinas conectam países e continentes e, se cortadas, afetam a economia “imediatamente e potencialmente catastroficamente”, avisa o comunicado da Marinha britânica.

Gavin Williamson garantiu que “não vai hesitar em defender as águas britânicas ou tolerar qualquer forma de agressão”, assim como o Reino Unido nunca vai estar “intimidado no que toca a proteger o país, as pessoas e os interesses nacionais”.

Desde janeiro de 2017 que as movimentações russas no Mar do Norte se tornaram habituais, com as relações entre os dois países a “aquecer”.

Boris Johnson, o secretário de Estado para os Assuntos Externos britânicos, esteve em Moscovo na passada semana e garantiu que o Reino Unido vai responder a qualquer ataque informático russo.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Ui, que medo vêm aí os russos!!!!!!!Se for um barco russo a passear pelo atlantico é provocação, se for um barco americano ou outro qualquer país ocidental a andar perto das fronteiras russas, já nao é provocação é turismo, certo???? Santa hipocrisia. Mas afinal os russos violaram qualquer lei internacional??? Não, pois não??? Deixem-se de brincadeiras, nao devemos ter medo dos russos, devemos ter medos é dos outros, daqueles que iniciam guerras e cometem crimes como os do iraque, da libia e na siria.

    • Nos últimos meses tem havido com frequência noticias de caças, bombardeiros e navios russos a passear por espaço territorial de outros países – incluindo Portugal. Consegue referir uma só notícia de um avião ou navio americano a passear por espaço russo?

      Quanto aos Iraques e afins. Parece que os americanos não se fazem de rogados quando são chamados a intervir em um qualquer conflito no mundo. Mas consegue recordar-nos por favor qual foi o único país do Mundo, no século XXI, que ANEXOU (repito, e literalmente, ANEXOU) uma região inteira que PERTENCE a outro país?

      Mas quem é que está a brincar, afinal?

      • Completamente de acordo. Infelizmente, há muita gente na Europa que parece querer esquecer-se que deve a liberdade, a democracia e o desenvolvimento económico das últimas décadas, aos EUA. Não fora a intervenção Americana na WW2 e durante a guerra fria, e hoje ou estávamos sob o domínio nazi ou soviético.

  2. realmente, não é que se goste mais dos americanos ingleses ou etc, mas prefiro eles do que os russos, prefiro o Donald Trump do que o Putin, sabem porquê.. porque daqui a 3 anos em democraçia americana ou europeia, será escolhido outro presidente, e na Russia não, pois é um ditador, que já está a trabalhar para que não haja opositores , mandando acidos para cima dos opositores ou matá-los, pensem nisso

  3. Claro que há sempre pessoas com pensamentos diferentes, uns defendem a tal russalhada, outros defendem a americanalha, enfim, gostos. Eu prefiro defender objectivos e ideias e condenar actos criminosos e terroristas sejam quem forem os autores. Mas há quem apoie os actos criminosos de paises que invadem, ocupam e destroem paises como o iraque, e ainda nao contentes fazem igual logo a seguir na libia, para depois saltarem para a siria, nao me parece que tenha sido a russalhada a fazer isto. Estas centenas de milhares de mortos no mediterraneo, só são possiveis devido aos actos criminosos dos eua na guerra do iraque. Estivesse saddam no poder nao teria havido esta mortandade.

  4. Falam smp dos EUA mas esquecem-se q a Europa anda smp de mãos dadas aos Americanos. A Russia, como os EUA e como a Europa, também não tem as mão limpas e já provaram que são um perigo à segurança na Europa, anexando parte de territorio deum membro da UE.. Mas vá, continuem a defende-los e a criticar os Americanos…

RESPONDER

Europeias: maior votação em 20 anos. PPE e socialistas juntos sem maioria

A taxa de participação nas eleições europeias, realizadas entre quinta-feira e hoje nos 28  Estados-membros da União Europeia, fixou-se nos 50,5%, a mais elevada dos últimos 20 anos e oito pontos acima do anterior sufrágio. Segundo …

Os anéis de Saturno estão a desaparecer (e a culpa é nossa)

Recentemente, um grupo de cientistas alertou que os anéis de Saturno podem vir a desaparecer devido às futuras explorações humanas.  Exploradores de asteróides e bilionários da tecnologia poderão roubar pedras preciosas do Espaço num futuro próximo, …

Forte tempestade faz reaparecer floresta pré-histórica no Reino Unido

A tempestade Hannah, que levou fortes marés e ventos ao Reino Unido, voltou a trazer à luz restos de árvores de uma floresta pré-histórica com cerca de 4.500 anos. Os vestígios estiveram escondidos durante anos …

PS vence Europeias. BE e PAN sorriem, CDS à espera de confirmar resultado catastrófico

As primeiras projeções aos resultados eleitorais geraram palmas e um ambiente efusivo por parte dos militantes do PS. O CDS é um dos grandes derrotados da noite e o PAN a surpresa. As eleições para …

Conan Osiris vence prémio de mais mal vestido em palco

Não é o prémio que Portugal esperava, mas é um prémio. Conan Osiris venceu o Barbara Dex Award, atribuído ao participante do Festival Eurovisão da Canção que veste a pior indumentária em palco. Conan Osiris é …

O exoesqueleto desta aranha parece o capacete de um minúsculo extraterrestre

No mundo animal, o acasalamento pode ser uma verdadeira batalha. As aranhas-pavão, por exemplo, deixam os seus capacetes para trás (literalmente).  Na hora do acasalamento, o macho da aranha-pavão (Maratus velutinus) deixa o seu exoesqueleto para …

Se chover durante a estadia, esta ilha italiana reembolsa os turistas

Há uma ilha italiana que reembolsa os turistas em aso de chuva. A iniciativa desafia as unidades hoteleiras a reembolsarem os clientes se chover mais de duras horas durante o dia. Se é daquelas pessoas que …

Prada deixa de usar peles a partir de fevereiro de 2020

A marca italiana dirigida por Miuccia Prada anunciou o fim da utilização de peles de animais a partir do próximo ano. A coleção apresentada em fevereiro de 2020, correspondente ao outono-inverno 2020/21, será a primeira …

Líderes falam em abstenção e apelam ao voto. Está "um dia maravilhoso para votar"

Cerca de 10,7 milhões de eleitores vão eleger os 21 deputados ao Parlamento Europeu. À boca das urnas, foram vários os líderes políticos que exerceram o seu direito de voto apelando à participação dos portugueses. A …

Se o mundo vivesse como os portugueses os recursos naturais acabavam hoje

Os recursos naturais da Terra chegavam este domingo ao fim se todas as pessoas do planeta consumissem como os portugueses. Na União Europeia, a Estónia e a Dinamarca já esgotaram os recursos em março passado.  Os …