Navio encalhado no Suez pode travar comércio durante várias semanas

Khaled Elfiqi / EPA

Canal de Suez, no Egito, bloqueado por navio de carga

Um porta-contentores encalhado interrompeu a circulação pelo Canal do Suez há três dias, ‘arrastou’ o preço do petróleo e lançou a incerteza, já que os trabalho para libertar o navio, ainda que ininterruptos, podem demorar várias semanas.

O Canal do Suez, no Egito, uma via de circulação fundamental para levar o petróleo para o Médio Oriente, está interrompida desde a noite de terça-feira. A razão: um porta-contentores com cerca de 400 metros de comprimento, quase 60 metros de largura e 219.000 toneladas está a interromper a travessia, depois de ser desviado da rota habitual por ventos fortes.

Ao DN, o Banco Carregosa explica que “muito provavelmente teremos impactos desta restrição, mas perspetiva-se que sejam transitórios com os atuais níveis de inventários e stocks a poderem mitigar o impacto de atrasos nas encomendas“.



O banco realçou ainda que o incidente fez com que o valor dos fretes aumentasse, numa altura em que “já se tinha elevado para máximos de quase dez anos”.

Filipe Garcia, economista da IMF – Informação de Mercados Financeiros, considera que o aumento do preço do petróleo “foi muito momentâneo” e que, por isso, “não parece haver um receio de escassez no mercado”.

“É uma situação que não vai ter repercussões a médio prazo no preço do petróleo”, afirma, notando que o efeito é de “curto prazo no preço e já estará dissipado”. O especialista acredita que há stock suficiente para fazer frente ao congestionamento desta via de comércio.

Enquanto a situação não é retomada, as estimativas do Lloyd’s List apontam para um custo de 8,5 mil milhões de euros por dia de paragem.

As autoridades egípcias reabriram, entretanto, uma passagem antiga do canal para desviar algumas embarcações, dá conta a BBC, mas reabrir o via principal poderá levar semanas, apesar de as equipas que estão no local estarem a trabalhar incansavelmente para desencalhar o MV Ever Given.

Rebocadores e retroescavadores estão a trabalhar em contrarrelógio para desbloquear a via marítima que liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho e que é o ‘caminho’ marítimo mais curto entre a Europa e a Ásia e por onde passa cerca de 12% do comercia global.

Contudo, nem com ao ‘auxílio’ da maré alta parece ser possível mover este colosso do transporte de mercadorias.

O MV Ever Given, registado no Panamá, saiu da China e deveria atracar em Roterdão, nos Países Baixos.

A Autoridade Egípcia do Canal do Suez anunciou que pelo menos 150 navios já sofreram com esta interrupção.

Durante a manhã de hoje havia “13 navios da rota norte [provenientes do Mediterrâneo] parados em áreas de esperar”, explicitou o porta-voz desta autoridade, George Safawat.

Daniel Costa, ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …