/

Navio e cemitério egípcios encontrados em cidade submersa há mais de 1.000 anos

(dr)

Uma equipa de arqueólogos descobriu os destroços de um antigo navio egípcio que naufragou após ser atingido por blocos gigantes do famoso templo de Amon. Também foi encontrado um cemitério.

O naufrágio ocorreu há cerca de 2.200 anos e foi agora descoberto no mar Mediterrâneo, em Thonis-Heracleion, uma cidade que se encontra submersa.

O navio tinha 25 metros de comprimento e uma quilha plana, uma característica frequentemente encontrada entre os antigos navios que navegavam no Rio Nilo.

“Afundou depois de ser atingido por enormes blocos do famoso templo de Amon, que foi totalmente destruído durante um evento cataclísmico no século II a.C”, referiu a equipa de arqueólogos num comunicado divulgado pelo Instituto Europeu de Arqueologia Subaquática.

De acordo com um comunicado do Ministério de Turismo e Antiguidades egípcio, o “evento cataclísmico” provavelmente foi um terramoto.

Encontrar um navio correspondente a este período da história é “extremamente raro”, referiu Franck Goddio, presidente do Instituto Europeu de Arqueologia Subaquática, num comunicado do instituto.

Após ser descoberto, o navio foi reconstruido com uma técnica de encaixe, em que pedaços de madeira com saliências são colocados em pedaços de madeira com orifícios. O resultado é um navio feito de secções de madeira que se encaixam como um quebra-cabeças.

Relativamente ao navio, os arqueólogos não conseguiram perceber qual seria a carga que este transportava quando naufragou.

No entanto, as descobertas não ficaram por aqui. No local da cidade submersa, os arqueólogos também descobriram um cemitério que estava em uso há 2.400 anos. A equipa encontrou cerâmicas elaboradamente decoradas, incluindo uma peça que parece ter imagens de ondas pintadas, indicam os especialistas.

Os arqueólogos também encontraram um amuleto de ouro que representa Bes, um deus egípcio associado ao parto e à fertilidade. Segundo o Live Science, os antigos egípcios usavam imagens do deus para proteger crianças e mulheres que estavam a dar à luz.

A antiga cidade onde as descobertas foram feitas era conhecida como Thonis entre os habitantes egípcios e como Heracleion entre os habitantes gregos, como tal, os arqueólogos modernos denominaram a cidade Thonis-Heracleion.

Porém, uma série de terramotos resultou na queda gradual da cidade no mar, sendo que esta acabou por ficar completamente submersa há cerca de 1.000 anos.

A cidade foi redescoberta por arqueólogos em 1999. Desde essa altura, os especialistas têm estudado os destroços e restos mortais que vão sendo encontrados.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.