Navio e cemitério egípcios encontrados em cidade submersa há mais de 1.000 anos

(dr)

Uma equipa de arqueólogos descobriu os destroços de um antigo navio egípcio que naufragou após ser atingido por blocos gigantes do famoso templo de Amon. Também foi encontrado um cemitério.

O naufrágio ocorreu há cerca de 2.200 anos e foi agora descoberto no mar Mediterrâneo, em Thonis-Heracleion, uma cidade que se encontra submersa.

O navio tinha 25 metros de comprimento e uma quilha plana, uma característica frequentemente encontrada entre os antigos navios que navegavam no Rio Nilo.

“Afundou depois de ser atingido por enormes blocos do famoso templo de Amon, que foi totalmente destruído durante um evento cataclísmico no século II a.C”, referiu a equipa de arqueólogos num comunicado divulgado pelo Instituto Europeu de Arqueologia Subaquática.

De acordo com um comunicado do Ministério de Turismo e Antiguidades egípcio, o “evento cataclísmico” provavelmente foi um terramoto.

Encontrar um navio correspondente a este período da história é “extremamente raro”, referiu Franck Goddio, presidente do Instituto Europeu de Arqueologia Subaquática, num comunicado do instituto.

Após ser descoberto, o navio foi reconstruido com uma técnica de encaixe, em que pedaços de madeira com saliências são colocados em pedaços de madeira com orifícios. O resultado é um navio feito de secções de madeira que se encaixam como um quebra-cabeças.

Relativamente ao navio, os arqueólogos não conseguiram perceber qual seria a carga que este transportava quando naufragou.

No entanto, as descobertas não ficaram por aqui. No local da cidade submersa, os arqueólogos também descobriram um cemitério que estava em uso há 2.400 anos. A equipa encontrou cerâmicas elaboradamente decoradas, incluindo uma peça que parece ter imagens de ondas pintadas, indicam os especialistas.

Os arqueólogos também encontraram um amuleto de ouro que representa Bes, um deus egípcio associado ao parto e à fertilidade. Segundo o Live Science, os antigos egípcios usavam imagens do deus para proteger crianças e mulheres que estavam a dar à luz.

A antiga cidade onde as descobertas foram feitas era conhecida como Thonis entre os habitantes egípcios e como Heracleion entre os habitantes gregos, como tal, os arqueólogos modernos denominaram a cidade Thonis-Heracleion.

Porém, uma série de terramotos resultou na queda gradual da cidade no mar, sendo que esta acabou por ficar completamente submersa há cerca de 1.000 anos.

A cidade foi redescoberta por arqueólogos em 1999. Desde essa altura, os especialistas têm estudado os destroços e restos mortais que vão sendo encontrados.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …

Santos Silva quer preços da eletricidade na agenda da UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tem de colocar em agenda o problema do aumento dos preços da eletricidade no continente, alertando que a reação …

Já há uma calculadora que prevê o risco de se ser infetado com covid-19 (em diversos cenários)

Já existe uma ferramenta online que calcula o risco de se ser infetado com covid-19. Chama-se microCOVID, baseia-se em dados recentes, analisa diferentes cenários e foi desenvolvida por um grupo de amigos. Numa altura em que …

Alargamento de teletrabalho não deve abranger empresas de menor dimensão

O Governo defendeu esta sexta-feira, na Concertação Social, que "as empresas de menor dimensão" devem ficar excluídas da medida que prevê o alargamento do teletrabalho a pais com filhos menores de oito anos, sempre que …

Costa acusa oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR

O secretário-geral do PS, António Costa, acusou esta sexta-feira a oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR, nem a “missão patriótica” que consiste em pô-lo “em marcha para o bem …