/

Mergulhadores encontram templos e tesouros numa cidade egípcia afundada

Christoph Gerigk / Hilti Foundation / Egypt Ministry of Antiquities

Mergulhadores que nadaram em Thonis-Heracleion, uma antiga cidade egípcia localizada a 32 quilómetros de Alexandria que se encontra submersa, e encontraram os restos de um templo, jóias, moedas e uma parte de um barco cerimonial.

Heracleion – batizada em homenagem ao lendário Hércules, que os antigos acreditavam que visitou a cidade – era uma metrópole movimentada Quando foi construída por volta do século VIII a.C., ficava na margem do rio Nilo, próxima do mar Mediterrâneo. Cleópatra foi coroada num dos seus templos. Mas, há 1.500 anos, inundou e agora está afundada por baixo de 45 metros de água.

Descoberta em 2000, Heracleion revelou lentamente os seus antigos segredos. Durante a mais recente escavação de dois meses, arqueólogos ficaram encantados ao encontrar os restos de um grande templo, incluindo as suas colunas de pedra, e os restos de um pequeno templo grego, enterrado sob um metro de sedimentos no fundo do mar.

A equipe de escavação de arqueólogos egípcios e europeus foi liderada por Franck Goddio, o arqueólogo subaquático que descobriu o Heracleion há 19 anos. A equipa usou uma ferramenta que transmite imagens de artefactos que repousam no fundo do mar ou que estão enterrados debaixo dos sedimentos.

A ferramenta revelou parte de um barco. Durante escavações anteriores, arqueólogos encontraram 75 barcos, embora nem todos estivessem completos. Esta nova descoberta foi a parte que faltava do barco 61, que terá sido usado para fins cerimoniais, de acordo com um comunicado emitido pelo Ministério de Antiguidades do Egito.

Não era um pequeno barco. Quando os arqueólogos montaram o barco 61, mediram 13 metros de comprimento e cinco metros de largura. Estava enterrado abaixo de um e três metros de sedimentos.

O navio continha minúsculos tesouros – moedas de bronze e ouro, além de jóias. As moedas de bronze descobertas datavam da época do rei Ptolomeu II, que governou de 283 a 246 a.C. A equipa também descobriu cerâmicas datadas do terceiro e quarto séculos a.C.

A equipa também analisou o local subaquático de Canopus, que, como Heracleion, está localizado no Golfo de Abu Qir, em Alexandria. Em Canopus, os arqueólogos encontraram um antigo complexo de edifícios que estendeu a pegada da cidade para sul a cerca de um quilómetro.

Canopus também possuía outros tesouros. Os arqueólogos encontraram um antigo porto, moedas dos períodos ptolomaico e bizantino, anéis e brincos dos tempos ptolomaicos. Todos estes artefactos indicam que Canopus era uma cidade movimentada do século IV a.C. para a era islâmica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.