Mergulhadores encontram templos e tesouros numa cidade egípcia afundada

Christoph Gerigk / Hilti Foundation / Egypt Ministry of Antiquities

Mergulhadores que nadaram em Thonis-Heracleion, uma antiga cidade egípcia localizada a 32 quilómetros de Alexandria que se encontra submersa, e encontraram os restos de um templo, jóias, moedas e uma parte de um barco cerimonial.

Heracleion – batizada em homenagem ao lendário Hércules, que os antigos acreditavam que visitou a cidade – era uma metrópole movimentada Quando foi construída por volta do século VIII a.C., ficava na margem do rio Nilo, próxima do mar Mediterrâneo. Cleópatra foi coroada num dos seus templos. Mas, há 1.500 anos, inundou e agora está afundada por baixo de 45 metros de água.

Descoberta em 2000, Heracleion revelou lentamente os seus antigos segredos. Durante a mais recente escavação de dois meses, arqueólogos ficaram encantados ao encontrar os restos de um grande templo, incluindo as suas colunas de pedra, e os restos de um pequeno templo grego, enterrado sob um metro de sedimentos no fundo do mar.

A equipe de escavação de arqueólogos egípcios e europeus foi liderada por Franck Goddio, o arqueólogo subaquático que descobriu o Heracleion há 19 anos. A equipa usou uma ferramenta que transmite imagens de artefactos que repousam no fundo do mar ou que estão enterrados debaixo dos sedimentos.

A ferramenta revelou parte de um barco. Durante escavações anteriores, arqueólogos encontraram 75 barcos, embora nem todos estivessem completos. Esta nova descoberta foi a parte que faltava do barco 61, que terá sido usado para fins cerimoniais, de acordo com um comunicado emitido pelo Ministério de Antiguidades do Egito.

Não era um pequeno barco. Quando os arqueólogos montaram o barco 61, mediram 13 metros de comprimento e cinco metros de largura. Estava enterrado abaixo de um e três metros de sedimentos.

O navio continha minúsculos tesouros – moedas de bronze e ouro, além de jóias. As moedas de bronze descobertas datavam da época do rei Ptolomeu II, que governou de 283 a 246 a.C. A equipa também descobriu cerâmicas datadas do terceiro e quarto séculos a.C.

A equipa também analisou o local subaquático de Canopus, que, como Heracleion, está localizado no Golfo de Abu Qir, em Alexandria. Em Canopus, os arqueólogos encontraram um antigo complexo de edifícios que estendeu a pegada da cidade para sul a cerca de um quilómetro.

Canopus também possuía outros tesouros. Os arqueólogos encontraram um antigo porto, moedas dos períodos ptolomaico e bizantino, anéis e brincos dos tempos ptolomaicos. Todos estes artefactos indicam que Canopus era uma cidade movimentada do século IV a.C. para a era islâmica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal. Normalmente, a …

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …

FinCEN Files. Isabel dos Santos e marido envolvidos em investigação aos maiores bancos mundiais

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estão entre os clientes confidenciais de bancos que foram reportados às autoridades norte-americanas, segundo uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). A empresária angolana Isabel dos Santos …

Alojamento local, hotéis e pousadas. Governo anuncia mais 4.500 camas para universitários

Acordos com hotéis e alojamentos locais vão reforçar a oferta de alojamento estudantil depois de uma perda de 15% dos lugares em residências. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar “mais 4.500 …

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …