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Navio de carga com 4.000 Hyundais preso na costa da Geórgia “fatiado” com uma corrente de aço

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Em setembro de 2019, o cargueiro MV Golden Ray naufragou na costa da Geórgia, nos Estados Unidos, após zarpar de Brunswick com mais de 4.000 carros da Hyundai a bordo. Todos os tripulantes foram resgatados com vida numa longa e cara operação de resgate que forçou a perfuração de um buraco no casco do navio.

Desde então, o navio, com 200 metros de comprimento e mais de 71 mil toneladas de arqueação bruta, ficou empoleirado no leito marinho, semi-afundado de lado, enquanto os especialistas de salvamento marítimo procuravam um plano para resgatá-lo juntamente com o seu conteúdo.

Agora, mais de um ano após o incidente, começaram os trabalhos de remoção do cargueiro MV Golden Ray, que, incapaz de se recuperar totalmente, será necessariamente cortado em oito secções.

Na semana passada, o primeiro corte realizado com sucesso não foi fácil e exigiu uma máquina gigantesca, de acordo com o The Brunswick News.

Para o processo, foi necessário a participação da Versabar VB-10000, uma lancha composta por duas plataformas flutuantes e um enorme guindaste, frequentemente usado para reparar plataformas de petróleo offshore.

Sob o guindaste foi colocada uma corrente de aço de enormes proporções, movida por dois grandes motores.  Com movimentos de vaivém, para a frente e para trás, a corrente servia como serra, moendo metal para obter uma secção separada completa, de acordo com o Gizmodo.

A proa do navio foi a primeira parte a ser separada num processo que exigiu três semanas de esforço. A gigantesca peça obtida foi levantada com o auxílio do Versabar e estima-se que pesasse cerca de 60 mil toneladas, incluindo os sedimentos acumulados, a água e os restos de veículos que se encontravam no seu interior. Foi colocado na barcaça Julie B, que irá transportar todos os resíduos para um centro de reciclagem no Louisiana.

Antes de descartar o Golden Ray, pertencente à empresa Hyundai Glovis Co. – subsidiária de logística do Hyundai Motor Group – o que restar dos carros será retirado e as peças poderão ser reaproveitadas.

ZAP //

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3 Comments

  1. Uma situação “idêntica” aconteceu com um cargueiro que transportava toyotas penso que na década de 70 ou 80 aqui na Europa. Corrijam-me os especialistas.

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