Navigator aplica sobretaxa de energia de 105 euros

Fábrica de celulose AMS, do grupo The Navigator Company.

Taxa extra de 105 euros por tonelada em todos os produtos. Energia está mais cara, justifica a papeleira.

A The Navigator Company informou nesta segunda-feira que vai aplicar uma sobretaxa de energia de 105 euros por tonelada em todos os produtos de UWF – papel de impressão e escrita.

A medida será concretizada a partir do dia 1 de Abril, por tempo indeterminado. Vai aplicar-se à Europa, ao Médio-Oriente e a África; e esta sobretaxa será ajustada quando o contexto assim o exigir.

O motivo é a guerra na Ucrânia, que originou um aumento de custos relacionados com a energia: “Desde o início do conflito russo-ucraniano, que agravou severamente a já instável e imprevisível dinâmica macroeconómica, a Navigator tem registado um aumento mais acentuado dos custos relacionados com a energia“.

“A situação geopolítica actual originou um aumento rápido nos preços da energia, com expectativas de surgirem novos aumentos. Além do impacto directo dos preços da energia na estrutura da Navigator, a empresa está também a ser severamente afectada pelo impacto indirecto nos custos de vários produtos químicos e na logística. (…) A nossa rentabilidade está a ser significativamente afectada“, acrescenta a papeleira, em comunicado.

A produtora de papel, que exporta para 130 países, anunciou também uma sobretaxa de 109 euros por tonelada no mercado dos Estados Unidos da América, na mesma data e igualmente por tempo indeterminado.

Esta decisão surge poucos dias depois de a The Navigator Company ter suspendido a comercialização de produtos na Rússia e na Bielorrússia, igualmente por causa do conflito na Ucrânia.

Poucos dias antes do início da guerra, os analistas do CaixaBank previram que maior produtora de celulose branqueada de eucalipto do mundo poderia ter lucros históricos, devido ao impulso do preço do papel: um pico de 1.000 euros por tonelada já em Março, relatou o Jornal de Negócios.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.